A Massa Corporal e o Plano Alimentar

Escrito por

Plano Alimentar

Este deverá ser sempre individualizado e adaptado às comorbilidades (hipertensão, dislipidemias, diabetes, etc.) que o indivíduo apresenta.

 

Atualmente, recomendam-se dietas não muito restritivas, com uma restrição calórica diária de cerca de 500-600 Kcal, que forneçam no mínimo 1200 ou 1500 quilocalorias por dia, para mulheres e homens respectivamente.

É muito importante que se mantenha o equilíbrio nutricional, respeitando as proporções energéticas propostas para os vários nutrientes:

Nutriente
% da
energia total diária
Proteínas
15%
Gorduras

20 a 30% (ácidos gordos saturados e

polinsaturados hidrogenados <10%)

Hidratos de carbono
>= 50%

 

Proporções energéticas dos vários nutrientes

A dieta aconselhada deve permitir um aporte calórico adequado à massa corporal, o fornecimento das doses diárias recomendadas de todos os nutrientes, bem como a ingestão de alimentos de todos grupos (lacticínios, carnes, peixes, ovos, farináceos, leguminosas, etc.), sempre com moderação e variedade.

Os açúcares e o álcool fornecem calorias extra mas poucos nutrientes essenciais, pelo que é conveniente restringir o seu consumo.
Convém promover o aumento do consumo de frutas, verduras, farináceos e leguminosas.
É imprescindível diminuir a ingestão de alimentos ricos em gorduras, como sejam fritos, folhados, molhos, produtos de pastelaria, lacticínios gordos, bolachas e biscoitos.

A gordura dos alimentos é o grande inimigo dum peso corporal saudável, pois fornece mais do dobro das calorias por grama dos outros nutrientes e é menos oxidada e mais facilmente armazenada, com menor dispêndio de energia.

São aqui apresentados três planos alimentares de diferentes conteúdos calóricos e que podem ser usados num tratamento para emagrecer.
Cada plano apresenta três opções. Deve-se começar o dia com uma delas e segui-la até ao fim.
Depois pode-se ir variando ao longo da semana.

Os pratos indicados e o modo de confecção servem apenas de exemplos.
De notar que este plano alimentar, como parte do tratamento para emagrecer, não exclui o acompanhamento que deve ser dado pelo seu médico e nutricionista (especialista habilitado para fazer um plano alimentar adaptado ao seu caso).

1200 Kcal        1500 Kcal       1900 Kcal

Cada plano apresenta três opções. Deve-se começar o dia com uma delas e segui-la até ao fim do mesmo.
Depois pode-se ir variando ao longo da semana.