Dieta Bem Sucedida: Dicas que Fazem a Diferença

Escrito por

Muitas pessoas se esforçam em suas dietas de emagrecimento. No entanto nem todas conseguem chegar ao peso pretendido. Conheça alguns conselhos que ajudam – e muito – a seguir seu regime e chegar ao seu objetivo.

Dieta Bem Sucedida: O Que Comer, Como e Quando

Ingerir de 8 copos de água por dia. Ou fazer uma pequena conta multiplicar 30 mL por quilo de peso. Exemplo: uma mulher de 65 kg x 30 mL de água = 1800 mL ao dia de água.

Fracionar a refeição de 5 a 6 vezes ao dia. Comer devagar em pequenas quantidades de comida e mastigar bem. Assim o cérebro recebe a mensagem de saciedade, o que leva em torno de 20 minutos para acontecer.

Caso você coma muito rápido, vai comer um volume muito maior até a mensagem chegar.

Ingerir 3 a 4 frutas ao dia, acompanhado de verduras e legumes. Aumentando assim a quantidade de fibras da sua alimentação. Isto ajuda no trânsito intestinal e no processo de varredura das artérias.

dieta bem sucedidaDeixe as frutas à mão. Irá estimular o hábito de ingeri-los e conseqüentemente terá uma vida mais saudável. Siga seu plano alimentar de forma correta, é essencial para manter o metabolismo a todo vapor.

Aposte em carnes de corte magros e em preparações cozidas, grelhadas ou assadas. Conheça os rótulos dos alimentos que você ingere. Assim fica mais fácil de controlar as calorias ingeridas.

Faça a troca de carboidratos simples (açúcares, farinhas refinadas) por carboidratos complexos (integrais) como macarrão integral, arroz integral, pães integrais.  Isso diminui a absorção de carboidratos e picos de insulina.

Prefira sempre as gorduras saudáveis como azeite, canola, milho, girassol em pequenas quantidades. Não podemos esquecer que mesmo sendo uma gordura “do bem”, ela é calórica. E deixe de lado as gorduras trans e saturadas, fique de olho no rotulo.

Caso sinta fome durante o dia, carregue cenoura, pepino, erva doce, talo de brócolis em corte de batata palito é nutritivo e engana a fome que bate à tarde.

Outras Dicas Importantes para a Dieta Bem Sucedida

Coma primeiro a salada: ela vai dar a sensação de saciedade, e com isso diminui a quantidade dos outros alimentos.

Não deixe de comer nos horários certos, pois quando você não come seu metabolismo desacelera. Com isso ele faz reserva de gorduras no tecido adiposo.

Use temperos naturais como salsa, coentro, alecrim e dispense os temperos industrializados. Eles são ricos em sódio os quais podem aumentar a pressão arterial e causar inchaço.

Muitas vezes a sensação de inchaço é normal quando se encontra acima do peso. Uma solução é o suco de abacaxi com pepino caipira com água e adoçante, não precisa coar ou de salsão com limão que são diuréticos naturais e ajudam a desinchar.

Após acabar o almoço, levante-se, fique longe da mesa para não correr o risco de repetir a refeição.

O Que Fazer Quando for Comer Fora de Casa

dieta bem sucedida

Quando estiver fora de casa, controle-se e faça trocas inteligentes. No lugar do álcool, prefira o suco de frutas natural e em caso de desespero opte por um refrigerante diet.

Engane a fome com bastante salada, que é rica em fibras e causam saciedade.

Sempre fique atenta aos encontros com amigos, família e até mesmo profissional. Tente sempre dar a sugestão do local, aonde irão se encontrar e constate que lá existe um buffet de saladas.

Prefira sempre restaurantes por quilo, que oferecem grande variedade de verduras, legumes e frutas. Isso ajuda no controle do plano alimentar.

Mas cuidado com toda a variedade de comida. Isso pode ser um perigo, então controle é tudo para uma dieta bem sucedida.

Faça Atividade Física

A prática de atividade física é essencial para que o seu objetivo seja alcançado. Vale a pena descer do ônibus dois pontos antes do destino, e ao invés de usar o elevador procure subir pelas escadas.

Saiba que todo exercício tem um gasto energético e isso pode ser conciliado de forma benéfica na sua vida. Faça caminhadas de 1 hora por dia, no mínimo de três a quatro vezes na semana.

Importantes Dicas Psicológicas para uma Dieta Bem Sucedida

Tenha em mente que emagrecer não acontece da noite para o dia. Tenha paciência para conseguir alcançar o objetivo, evite neuroses.

Seja realista nem sempre o peso que você deseja é o ideal para você, então leve em consideração a sua estrutura óssea. Não existem milagres e sim bom senso.

Tente envolver toda a família no processo, pois isso vai ajudar a manter os novos hábitos alimentares. Saiba diferenciar a fome de ataques de gula. Isso ao longo do tempo faz uma diferença muito grande, principalmente na auto-estima.

Siga o plano alimentar sempre, mesmos nos finais de semana. E caso pise na bola um dia, volte rapidamente para o seu objetivo com comidas e lanches leves no dia seguinte.

Caso esteja muito ansiosa, vale um truque para liberar endorfinas para o dia todo. Ingira 2 quadradinhos de chocolate amargo (com teor de 60% ou mais de cacau) no meio da manhã com uma fruta.

O cacau além de ter substâncias antioxidantes como o reverastrol e flavonoides também contêm vitamina B6 o que ajuda e acelera na liberação de serotonina.

Ao longo de 10 dias a vontade de comer doces será quase nula. E sua dieta bem sucedida vai seguir adiante.

O Que Não Fazer Durante sua Dieta

Nunca, jamais vá ao supermercado de estomago vazio. Pois isto estimula a comprar mais incluindo alimentos que muitas vezes não são nutritivos.

Evite assistir televisão enquanto está comendo, pois não conseguirá mensurar o quanto come. Não deixe em casa estoque de alimentos que não fazem parte do seu plano alimentar, pois isso é muito tentador.

Não leve as panelas para a mesa, pois isso pode fazer com que você aumente a quantidade a ser ingerida. Cuidado com as receitas que as amigas lhe passam, nem sempre são saudáveis, e muitas vezes têm um aporte calórico muito alto.

Deixe de lado as bebidas alcoólicas, além do que, o álcool fornece 7 calorias por uma grama. Deixe de lado os refrigerantes. São glicose pura e elevam a insulina causando depósitos de gordura na região do abdômen

Não ingerir líquidos com as refeições, pois isso prejudica o processo de digestão, demorando mais tempo para ser concluído. Não tome ou coma alimentos que contenha cafeína no período noturno, pois a mesma dificulta o sono propiciando ataques noturnos na geladeira.

Se estiver triste, não coma em excesso. Controle a vontade de comer principalmente os doces! O que é fato, eles liberam endorfinas. Entre elas a serotonina, que dá uma sensação de bem estar momentâneo.

Não se pese todos os dias. Faça uma planilha e se pese 1 x a cada 15 ou 20 dias.

Em algumas ocasiões vai se sentir pressionado a comer o que não está no seu plano alimentar, seja forte e implacável. Não aceite opiniões do tipo “só hoje não irá me fazer mal”.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: [ manoel petry ], fernand0, Lablascovegmenu