Gorduras boas e não tão boas!

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Gorduras também são amigas do peito!

Para que servem as gorduras:

As gorduras são consideradas as mais temíveis entre os engordativos, por uma boa parte da população.
Na realidade isto não é uma lenda levando em consideração que 1 grama da mal falada fornece 9 calorias.

Mas tudo isso mudou há pouco tempo, quando se descobriu que a gordura não é uma simples gordura, e sim uma glândula, que secreta vários tipos de hormônios e entre eles uma muito importante, a leptina que ajuda na queima dessa mesma gordura.

Qual a função da gordura?

A principal função é de fornecer energia ao corpo como forma de combustível.
É uma reserva prontamente à disposição.

A gordura também funciona como isolante térmico para proteger do frio, além de proteger os órgãos vitais (coração, fígado, rins, etc.) de qualquer trauma.

Ajuda ainda no transporte das vitaminas A, D, E, K. Quando há uma redução da gordura a absorção dessas vitaminas fica prejudicada, levando a um quadro de hipovitaminose (falta de vitamina).

Temos dois tipos de gorduras:

Gorduras Saturadas

São gorduras que expostas a temperatura ambiente são sólidas, tipo toucinho, manteiga, etc.

Estas são prejudiciais à saúde.

Lembrando que as gorduras saturadas são, em sua maioria, de origem animal.

Elas são as que causam as placas de ateroma como vimos posteriormente no outro artigo sobre colesterol.

alimentos ricos em gordura saturada

Carnes gordas como linguiças contêm gordura saturada

Alimentos que contêm gorduras saturadas:

Carnes gordas

Leite e laticínios

Gordura de coco (apesar de ser considera uma gordura saturada,pois fica sólida em temperatura ambiente, é uma das melhores gorduras, ajudando no emagrecimento.)

Gorduras Insaturadas

São gorduras que expostas à temperatura ambiente são líquidas, tipo azeites ou óleos vegetais.

São as mais saudáveis, desde que consumida na quantidade certa não irá prejudicar a saúde.

As gorduras insaturadas são de origem vegetal, então você nunca vai encontrar colesterol nesse tipo de gordura.
São as gorduras boas.
Dentro das gorduras insaturadas encontramos as poliinsaturadas e as monoinsaturadas.

Alimentos que contêm gorduras monoinsaturadas:

Ajudam a reduzir o colesterol ruim (Colesterol LDL):

gorduras saudáveis

  • abacate
  • óleo de canola
  • azeite de oliva
  • óleo de girassol;
  • óleo de gergelim;
  • óleo de amendoim

Alimentos que contêm gorduras poli-insaturadas:

Reduz tanto o mau colesterol o colesterol LDL quanto o “bom” colesterol (HDL).

gordura poliinsaturada

Nozes e sementes são ricos em gorduras poliinsaturadas

 

  • peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
  • soja
  • óleo de peixe
  • grãos
  • frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)

Gorduras Trans: o vilão da história

Trans como é conhecida na intimidade da população são encontradas em produtos industrializados.

A mal famigerada é usada pela indústria para:
Aumentar a vida de prateleira do produto
Dar a crocancia ao alimento.

Estudos mostram que o consumo dessa gordura aumenta o risco de doenças coronarianas.

Alimentos que contêm gorduras trans:

batatas fritas

Comidas industrializadas não são saudáveis.

 

  • Batata frita e salgadinhos em geral
  • Bolachas recheadas e bolos
  • Sorvetes

Na próxima página: dicas para viver bem com as gorduras