Acelerar o metabolismo é uma maneira saudável para perder peso sem passar fome – aos poucos e com consistência. Confira nossas dicas para emagrecer turbinando o próprio organismo.[clear]
Para um plano alimentar de sucesso basta aumentar a velocidade do metabolismo. Para isso não precisa contar calorias: é só preservar os músculos – quanto mais músculos, menos gordura.
[h2 type=”2″ width=””]O Que É Metabolismo?[/h2]
Metabolismo é a taxa de queima de calorias do corpo ao longo de 24 horas, independente se você faz atividade física ou não. O seu corpo utiliza energia todo o tempo. Mesmo dormindo você gasta energia.
Por isso se você é do tipo que pula refeições, está bem longe de acelerar o seu metabolismo. Com pouca comida o organismo começa a ficar mais lento, para economizar energia.
[h2 type=”2″ width=””]Metabolismo: Escolha os Alimentos Certos[/h2]
Os grãos integrais são as melhores opções de carboidratos. São combustíveis para o músculo e fornecem energia para dar ânimo. Porém, se a pessoa for inativa, pode ganhar peso.
Aposte sempre nos alimentos de índice glicêmico baixo. Eles diminuem a fome por mais tempo, mantendo os níveis de insulina estáveis e a glicose, normal.
Arroz integral, macarrão integral, verduras, frutas e legumes são nutrientes que são digeridos lentamente. Por isso causam saciedade e aceleram o metabolismo. São pobres em gordura e riquíssimos e fibras.
Frutas secas também aceleram o metabolismo. Além de ser fonte de uma grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Inclua nas refeições em geral, no iogurte ou no leite.
Beber em média oito copos de água gelada por dia queima em torno de 200 calorias. O organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC. E isso faz o seu metabolismo trabalhar mais para manter a temperatura do corpo.
[h2 type=”2″ width=””]Aposte nas Comidas “Quentes”[/h2]
Pimenta caiena (pimenta vermelha) acelera em 20% o metabolismo. Também aumenta a circulação e a temperatura do corpo, é um ótimo cicatrizante, melhora a digestão. E de quebra ajuda a retirar as placas de ateroma (gorduras do mal) das artérias.
O gengibre é uma alternativa para acelerar o metabolismo em 20%. Pode se ralado na salada, dando um sabor todo especial, na forma de chá ou liquidificado no suco. Experimente.
Já o chá verde é um diurético potente, acelera o trânsito intestinal, diminui a compulsão por carboidratos e aumenta o metabolismo em até 4%, ajudando a se livrar de gorduras.
[h2 type=”2″ width=””]Metabolismo Acelerado com Proteínas[/h2]
Prefira as proteínas magras como carnes de cortes magros (patinho, coxão duro e mole, rosbife). Ainda peixe, peito de frango, leite desnatado, iogurte desnatado, ricota, queijo cottage, ovo cozido ou pochê, soja e derivados.
Elas consomem mais calorias e diminuem a velocidade de digestão das proteínas. O que ajuda no fortalecimento dos músculos.
O ômega 3 queima calorias, é um antiinflamatório potente e diminui colesterol. Alguns estudos apontaram uma melhora em quadros depressivos.
Ele é encontrado no óleo de prímula, peixes (como salmão e sardinha de águas profundas) e na semente de linhaça.
[h2 type=”2″ width=””]Evite Alimentos que Desaceleram o Metabolismo[/h2]
Evite, sempre que possível, os carboidratos refinados como arroz branco, doces, açúcar, biscoitos recheados, bolos prontos, etc. Por serem refinados diminuem o metabolismo. Sem contar que tem um alto índice glicêmico e fazem o cérebro sentir fome em pouco tempo.
Para piorar a situação, acabam liberando muita insulina. Isso aumenta o armazenamento de gordura na região do estômago.
Já as gorduras são essenciais para o funcionamento do metabolismo e são classificadas em gorduras do bem e do mal:
- Gorduras do bem: ajudam a fazer a faxina nas artérias, evitando assim o acúmulo de gorduras. Fontes: castanha-do-Brasil, caju, amêndoa, amendoim, nozes, avelã, pinhão, pistache, azeite de oliva extra-virgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.
- Gorduras do mal: formam as placas de ateroma e entopem as veias e artérias. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, lingüiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.[space]
Mas atenção: caso coma apenas salada de folhas e legumes, o metabolismo fica mais lento. Alimentos de baixas calorias não fornecem energia e o organismo tende a “economizar” na queima.
Em duas horas ou menos estará com fome novamente. Se você juntar à sua salada um carboidrato integral, uma carne magra e uma gordura do bem, seu metabolismo irá trabalhar de vento em popa.
[h2 type=”2″ width=””]Preste Atenção às Quantidades e ao Tempo[/h2]
Fracione a dieta em aproximadamente seis vezes ao dia – mas em pequenas quantidades. Café da manhã, lanchinho da manhã, almoço, lanchinho da tarde, jantar (comidas leves) e ceia.
O que acontece é que o organismo, recebendo alimentos a cada três horas, acelera o metabolismo. Portanto não precisa estocar calorias em forma de gordura para manter o corpo funcionando.
Depois de um tempo o próprio organismo se acostuma com a nova situação. Passa a se sentir satisfeito.
Sempre prestar atenção na quantidade ingerida e na qualidade dos alimentos. Os cereais, um punho fechado (arroz, macarrão); as carnes do tamanho da mão; e a carne vermelha do tamanho da palma da mão.
[h2 type=”2″ width=”]Otras Dicas para Acelerar o Metabolismo[/h2]
Implemente mudanças simples no estilo de vida. Caminhar dois pontos para pegar o ônibus, deixar o elevador de lado e subir alguns andares de escada, lavar o carro no final de semana podem ajudar.
A constante prática de atividade física ajuda a ativar em até 50% o metabolismo.
70% das funções do corpo acontecem com a presença da água. Ela ajuda no transporte de oxigênio para os músculos e corpo. Sem água a queima calorias diminui.
Se doces são um problema na sua vida, coma uma porção pequena na hora do almoço.
Faça seus pratos recheados de legumes e verduras. São de baixa caloria, e ricos em vitamina, minerais e fibras o que irá colocar o seu organismo na linha.