O Melhor Tênis para seu Tipo de Pisada

Escrito por

 

Conhecer as necessidades dos pés pode evitar lesões nos joelhos e dores na coluna.

A baropodometria é um exame pouco conhecido – embora seja muito importante para a manutenção da saúde e bem-estar do corpo.

O teste analisa detalhadamente o tipo de pé e sua pisada, além de identificar problemas com a postura. Ele é imprescindível antes de iniciar a prática de atividades físicas como a caminhada ou a corrida.

Sem o devido cuidado, o impacto contínuo dos exercícios pode provocar lesões nos pés e nas pernas, inflamação do calcanhar e dores nos joelhos ou na coluna.

A supervisão médica é fundamental durante todas as etapas dos exercícios; visitar um especialista periodicamente é mais do que uma obrigação e deve ser levado a sério.

Visando solucionar este problema, as empresas de artigos esportivos têm fabricado calçados que se adaptam às mais diversas necessidades.

Vale a pena dar uma pesquisada nas lojas físicas e em sites especializados, como este, antes de comprar um novo tênis.

Tipos de Pisada

As características físicas de cada pessoa – como os pés, joelhos e articulações – determinam o tipo de pisada, que foram classificadas em três grupos pelos especialistas. São elas:

Pisada Pronada

caminhadaTambém conhecida como “pisada para dentro”, o tipo é caracterizado pelo toque da parte externa do calcanhar no solo, seguido da rotação excessiva para a parte de dentro.

É importante escolher um tênis que possua um sistema de amortecimento capaz de tornar a pisada mais leve.

Existem diversos modelos que corrigem os três graus de pronação (leve, médio e grave), portanto, um conhecimento minucioso das necessidades do corpo facilita a escolha do calçado.

Pisada Supinada

Assim como a pisada pronada, a supinada também encosta primeiramente o calcanhar no chão, mas a diferença é que ela se mantém assim e há um impulso no dedo mínimo.

Além de um bom amortecedor para absorver os impactos, o tênis deve oferecer estabilidade, já que este tipo de pisada tende a deixar o corpo desequilibrado. A falta de atenção a este detalhe pode ocasionar lesões na coluna e nos ombros.

Pisada Neutra

Considerada ideal, a pisada neutra acontece quando há o toque da parte externa do calcanhar no solo e uma leve rotação do pé para dentro.

Como não há a necessidade de nenhuma correção, a única preocupação é com a dor no solado do pé, mas um amortecimento leve é o que basta para uma atividade física segura.

Tipos de Pés

pésA ortopedia também classifica os pés de três maneiras. São elas:

  • Pé normal: os pés normais são os mais comuns e geralmente apresentam a pisada neutra. Há uma distribuição adequada do peso por todos os pontos;
  • Pé cavo: devido ao arco bem acentuado e curvo, o pé cavo pode ser considerado o oposto do plano. A planta do pé mal toca o solo e é mais provável que a pessoa apresente uma pisada supinada;
  • Pé plano: popularmente conhecido como “chato”, o pé plano possui o formato reto e toca por inteiro o chão. Apresenta uma maior tendência para a pronação.