Conhecer as necessidades dos pés pode evitar lesões nos joelhos e dores na coluna.[clear]
A baropodometria é um exame pouco conhecido – embora seja muito importante para a manutenção da saúde e bem-estar do corpo.
O teste analisa detalhadamente o tipo de pé e sua pisada, além de identificar problemas com a postura. Ele é imprescindível antes de iniciar a prática de atividades físicas como a caminhada ou a corrida.
Sem o devido cuidado, o impacto contínuo dos exercícios pode provocar lesões nos pés e nas pernas, inflamação do calcanhar e dores nos joelhos ou na coluna.
A supervisão médica é fundamental durante todas as etapas dos exercícios; visitar um especialista periodicamente é mais do que uma obrigação e deve ser levado a sério.
Visando solucionar este problema, as empresas de artigos esportivos têm fabricado calçados que se adaptam às mais diversas necessidades.
Vale a pena dar uma pesquisada nas lojas físicas e em sites especializados, como este, antes de comprar um novo tênis.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Pisada[/h2]
As características físicas de cada pessoa – como os pés, joelhos e articulações – determinam o tipo de pisada, que foram classificadas em três grupos pelos especialistas. São elas:
[h3 type=”2″]Pisada Pronada[/h3]
Também conhecida como “pisada para dentro”, o tipo é caracterizado pelo toque da parte externa do calcanhar no solo, seguido da rotação excessiva para a parte de dentro.
É importante escolher um tênis que possua um sistema de amortecimento capaz de tornar a pisada mais leve.
Existem diversos modelos que corrigem os três graus de pronação (leve, médio e grave), portanto, um conhecimento minucioso das necessidades do corpo facilita a escolha do calçado.
[h3 type=”2″]Pisada Supinada[/h3]
Assim como a pisada pronada, a supinada também encosta primeiramente o calcanhar no chão, mas a diferença é que ela se mantém assim e há um impulso no dedo mínimo.
Além de um bom amortecedor para absorver os impactos, o tênis deve oferecer estabilidade, já que este tipo de pisada tende a deixar o corpo desequilibrado. A falta de atenção a este detalhe pode ocasionar lesões na coluna e nos ombros.
[h3 type=”2″]Pisada Neutra[/h3]
Considerada ideal, a pisada neutra acontece quando há o toque da parte externa do calcanhar no solo e uma leve rotação do pé para dentro.
Como não há a necessidade de nenhuma correção, a única preocupação é com a dor no solado do pé, mas um amortecimento leve é o que basta para uma atividade física segura.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Pés[/h2]
A ortopedia também classifica os pés de três maneiras. São elas:
- Pé normal: os pés normais são os mais comuns e geralmente apresentam a pisada neutra. Há uma distribuição adequada do peso por todos os pontos;[space]
- Pé cavo: devido ao arco bem acentuado e curvo, o pé cavo pode ser considerado o oposto do plano. A planta do pé mal toca o solo e é mais provável que a pessoa apresente uma pisada supinada;[space]
- Pé plano: popularmente conhecido como “chato”, o pé plano possui o formato reto e toca por inteiro o chão. Apresenta uma maior tendência para a pronação.[space]