Glossário de Termos Técnicos

” N / O / P “

 A   –   B / C   –   D / E   –   F / G   –   H / I / J   –   L / M   –   R / S   –   T / U / V / X / Z

Não-biodegradável – Substância que não se degrada por processos naturais, permanecendo em sua forma original por muito tempo; alguns plásticos e alguns tipos de pesticidas estão nesta categoria.

NPK – Abraviatura de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, os três principais nutrientes usados nos fertilizantes.

Nutrientes
(1) Qualquer substância do meio ambiente utilizada pelos seres vivos, seja macro ou micronutriente, por exemplo, nitrato e fosfato do solo. Os plânctons (fitoplâncton ou geoplâncton) incluem-se entre os nutrientes.

(2) Elementos ou compostos essenciais como matéria-prima para o crescimento e desenvolvimento de organismos, como, por exemplo, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio e o fósforo .

(3) São os compostos de NH3 e PO4 indispensáveis para o desenvolvimento de microorganismos, como algas e sistema secundário de tratamento e suas descargas nos rios e lagos .

(4) Que fornece nutrição; elementos minerais ou compostos orgânicos requeridos para as funções vitais de animais e vegetais.

Nicho ecológico – espaço ocupado por um organismo no ecossistema, incluindo também o seu papel na comunidade e a sua posição em gradientes ambientais de temperatura, umidade, pH, solo e outras condições de existência.

Nó – Parte engrossada do caule, sobre o qual se inserem as folhas.

Glossário de Termos Técnicos –  O

Ombrófila – Espécie vegetal cujo desenvolvimento depende de regime de águas pluviais abundantes e constantes.

Oxigenio – Gás incolor, inodoro e insípido.
O oxigênio é o segundo componente mais abundante do ar seco, contribuindo com 20,946% de seu total.

Glossário de Termos Técnicos –  P 

Partenocarpia – Formação de fruto sem que ocorra a polinização/fecundação; as sementes não se desenvolvem ou são abortadas.
Fenômeno que acontece naturalmente e em algumas culturas como bananas e abacaxis.

Peninérvea – Folha que tem a distribuição das nervuras lembrando a organização das barbas de uma pena.

Planta Perene – Planta cujo ciclo de vida dura mais de dois anos.

pH.
(1) Em química, a medida quantitativa da acidez ou basicidade (alcalinidade) de uma solução líquida.
A medida da acidez ou alcalinidade de um material líquido ou sólido.
É representado em uma escala de zero a 14 com o valor 7 representando o estado neutro, o valor zero o mais ácido e o valor 14 o mais alcalino (The Work Bank, 1978).

(2) É o logaritmo do inverso da concentração hidrogênica e por este motivo o índice de ácido-alcalinidade da água ou de outro líquido, ou até mesmo dos solos.
As águas chamadas duras têm pH alto (maior que 7) e as brandas, baixa (menor que 7) (CARVALHO, 1981).

(3) Medida da acidez ou alcalinidade de um material líquido ou sólido; importante parâmetro para avaliação de águas naturais ou servidas, pois a existência de grande parte da vida biológica só é possível dentro de estreitos limites dessa variação.
Numa escala de 0 a 14, o valor 7 representa o estado neutro; o valor 0, o mais ácido e o valor 14, o mais alcalino; uma substância com pH alto á alcalina e com pH baixo é ácida; a água servida com pH alterado deve ser corrigida antes de ser lançada em águas naturais; grafia correta: p minúsculo e H maiúsculo.

Parasita – Vegetal que se alimenta de outro.

Pecíolo. – Haste que sustenta uma flor ou um fruto

Perene – Vegetal que vive mais de dois anos, geralmente florescendo todos os anos.

Pétala – Cada uma das partes que compõem uma corola. PH do solo – Índice que traduz o teor de acidez ou alcalinidade do solo.

Pistilo – Órgão sexual feminino da flor.

Plantas invasoras – Plantas com capacidade de colonizar espontaneamente novos ambientes através de seus mecanismos de regeneração natural.

Plântula – Planta jovem ou recém germinada

Poda – Técnica de jardinagem e agricultura que consiste em eliminar as gemas apicais dos ramos, quebrando a inibição que elas exercem sobre as gemas laterais, o resultado é a ramificação da planta.

Poliembrionia – Ocorrência de vários embriões na mesma semente.
A emergência de duas ou mais plântulas de uma semente é um forte indicador da existência de apomixia, mas não se constitui evidência definitiva, pois há poliembrionia zigótica (sexuada).
A poliembrionia, portanto, pode ser de origem assexuada (embrionia adventícia) ou sexuada (apomixia gametofítica) ou uma combinação de ambas.
A poliembrionia é bastante comum em fruteiras temperadas e tropicais, citando-se, como exemplo, os citros em geral, a manga, o mangostão e mirtáceas, como a pitanga.

Polinização – Ato de transportar o pólen de uma antera (parte em que ele é produzido) até o estigma.
Há dois tipos básicos de polinização: a autopolinização e a polinização cruzada.
Os agentes naturais (vetores) da polinização são tanto elementos abióticos (ex.: vento e água) quanto agentes bióticos (ex.: insetos, pássaros e morcegos).
Em angiospermas, o pólen é geralmente transportado por insetos, aves ou morcegos, enquanto em gimnospermas o vento encarrega-se desta missão.

Polinização cruzada – Transporte do grão de pólen de um indivíduo ao estigma da flor de outro indivíduo.

Poluição do solo – Contaminação do solo por qualquer um dos inúmeros poluentes derivados da agricultura, da mineração, das atividades urbanas e industriais, dos dejetos animais, do uso de herbicidas ou dos processos de erosão.

Praga – Patógeno estritamente associado ao grupo de insetos e ácaros fitófagos; peste.

Pragas e doenças – Organismos vivos (em geral, insetos, fungos, bactérias e vírus) que, ao utilizarem as plantas como fonte de alimento ou como hospedeiras, alteram o seu ritmo normal de crescimento e desenvolvimento em grau suficiente, causando danos econômicos às plantações florestais.

Princípio ativo (de agrotóxicos) – Substância, o produto ou o agente resultante de processos de natureza química, física ou biológica, empregados para conferir eficácia aos agrotóxicos e afins

Protandria – Maturação das anteras antes do pistilo em uma planta.

Protogenia – Maturação do pistilo antes das anteras da flor de uma planta.

Pteridófita.
(1) Plantas sem flores que se reproduzem por esporos.
Ex.: samambaias, xaxins e avencas
.
(2) Espécie vegetal que forma esporângios, nas folhas ou em folhas modificadas, procedentes dos esporos formados pela planta mãe.

Pivotante – raiz “única” encontrada em árvores como o pinheiro.

Porta-enxerto – Ramo ou tronco que recebe o enxerto. O mesmo que “cavalo”.