Vasos e Jardineiras com Flores para Entradas

Escrito por

A ornamentação de portas, pórticos e entradas de residências, lojas e espaços empresariais é sempre uma oportunidade para o paisagista exercer seus talentos.

Vasos com plantas e flores atraem os olhares e encantam pela criatividade.

As residências muitas vezes têm apenas uma pequena entrada e a área não comporta um vaso grande.

Para contornar este problema podemos usar vasos do tipo cilindro ou estreitos feitos de polietileno que são leves e fáceis de mudar de lugar para a higienização do piso.

Jardineiras são estreitas e encontradas em diversos tamanhos, comportando plantas de ciclo curto que poderão ser trocadas quando murcharem.

Vasos Só de Flores que Dão Destaque

Dentre as tantas flores que podemos encontrar nesta estação de inverno citamos os tagetes (Tagetes patula), petúnias (Petunia hibrida) e alegria-de-jardim (Salvia splendens), que podem ser cultivadas em todo o país.

Nas estações entre primavera e verão, para os que apreciam muitas flores podemos recomendar a aubrietia (Aubrietia híbrida) de lindas flores em rosa, lilás ou vermelhas de profusa floração. Colocar em vaso de tamanho médio redondo ou quadrado.

Quase todo o mundo aprecia margaridas. Entre tantas temos a rainha-margarida (Aster) que apresenta capítulos em diversos tons de rosa e ficam ótimas em jardineiras.

Flores para Acompanhar Palmeirinhas ou Folhagens

amor perfeito

Amor perfeito

Muitas vezes já temos vasos na entrada com palmeirinhas e desejamos um acabamento florido para um ar mais festivo e alegre.

Poderemos escolher as begônias (Begonia semperflorens) com flores brancas, rosa ou vermelhas e folhagem em verde ou vinho, com um efeito surpreendente.

O querido de todos, o amor perfeito (Viola tricolor), é ideal para climas mais frios e está em floração desde abril.
Poderá ser usado em vasos e jardineiras sozinho ou acompanhando plantas mais altas somente verdes, como a palmeira ráfis (Rhapis excelsa).

Cores Vermelhas nas Entradas Trazem Boa Energia

anturio

Antúrio

Recipientes com plantas perenes também são boa opção, recomendamos as azaleias-anãs (Rhododendron indicum) com floração o ano todo e flores em diversos tons, como branca, rosa e vermelha, mas somente para climas amenos a frios.

Usar vasos de tamanho médio a grande, qualquer formato, com acabamento de cascas de pinheiro.

Folhas vermelhas, como a iresine (Iresine herbstii) na porta de entrada relembram os ensinamentos da filosofia do Feng Shui, que recomenda plantas avermelhadas neste local.

Nesta mesma linha, folhagens bonitas com flores vermelhas também são ótima ornamentação, como o antúrio (Anthurium andreianum), que tem excelente visual em vasos largos e grandes, colocando-se muitas mudas para bom preenchimento.

A luminosidade deverá ser estudada, evitando locais com sol à tarde.

Lojas de Rua: Ideias de Plantas em Vasos

Lojas de rua podem usar vasos se não impedirem a circulação de pedestres, recomendamos vasos pesados para evitar quedas ou roubos. Com plantas bonitas, mas de baixo custo pela mesma razão.

As plantas de folhagens coloridas são excelente opção, como uma coleção de crótons (Codieum variegatum), ideais para climas amenos a quentes.

Ficam ótimos em vasos largos de tamanho médio, colocar um grupo de três vasos enfileirados, com a mesma cor de folhagem. Com toda a certeza irão atrair os olhares.

buxus

Buxus

Também recomendamos arbustos como as dracenas (Dracaena spp.), buxo (Buxus sempervirens) ou caliandra (Calliandra spp), estes dois últimos podados para controle de tamanho e forma.

Palmeiras de pequeno porte como a ráfis e a camedórea (Chamadorea elegans) também podem ser usadas, num belo efeito, mas será preciso que o sol no local seja pela manhã para não apresentarem queimadura nas folhas.

O efeito será ótimo se cultivadas em vasos altos nos pórticos de entrada.
O chão do vaso poderá ser coberto com cascas ou pedriscos, mas também poderão receber um cultivo das herbáceas já citadas para preencher espaços entre plantas.

Um efeito também muito bonito será o uso de folhagem decorativa, como as rasteiras do tipo hera (Hedera helix) ou a falsa hortelã (Plectranthus coleoides).
As opções podem ser somente folhagens ou somente flores, bem como a combinação entre elas.

Plantas de estação ou rasteiras de folhagens atrativas podem entrar como acabamento de bordas no vaso. A troca para renovação das mudas irá revitalizar o visual para a próxima estação.