Feng Shui e as entradas da residência: quais plantas são mais harmônicas?

Escrito por

A filosofia oriental Feng Shui que já comentamos em outro artigo (Feng Shui do Jardim) tem como base os 5 elementos da natureza:
fogo, água, terra, metal e madeira.
Eles consideram que as forças que determinam o equilíbrio de tudo são: a força do feminino/negativo que é o yin, a força do masculino/ positivo, o yang, e a energia Chi, presente em tudo.
O Feng Shui pode ser aplicado desde o jardim até dentro de casa.

Neste artigo vamos analisar como equilibrar o jardim da entrada da casa, segundo esta filosofia milenar.

Feng Shui e as entradas da residência :  o arranjo das plantas na entrada da casa

A partir do portão da entrada, muitas vezes o mesmo portão de entrada de veículos, podemos planejar o cenário do jardim.

feng shui e clerodendroÁrvores, arbustos, herbáceas, dispor de forma harmoniosa, juntando diferentes texturas e coloração de verdes, colocando no meio algumas folhagens coloridas.

Compor os caminhos, procurando sempre formas curvas, são mais bonitas e consideradas melhor para o fluir de energia.
Manter o jardim limpo, sem plantas fenecidas e sadias.

A disposição do jardim é algo muito pessoal.

O paisagista que irá realizar o projeto deve se informar com o cliente dos desejos dele.

Para quem gosta de jardinagem e projeta seu próprio espaço, ler sobre as plantas e desenhar seu jardim antes da implantação é uma tarefa prazerosa.

Ir atrás das plantas, voltar com os braços repletos de novas amigas para morar no jardim. Plantar.

E apreciar todos os dias a harmonia no agradável ambiente que criou e onde recebe os amigos.

Feng Shui e as entradas da residência : O que é o jardim da frente de uma residência?

feng shui entradaPode ser projetado por paisagistas ou pelo proprietário que aprecia plantas.
É o jardim para ser visto da rua, por quem transita na calçada, para o visitante que adentra pelo portão e pelas pessoas que ali residem.

Como é agradável entrar num jardim bem cuidado, limpo, com plantas bonitas e sadias, podendo apreciar flores e sentir seus aromas delicados!

Cuidar do jardim e mantê-lo saudável e bonito faz parte dos princípios do Feng Shui e também dos mais modernos conceitos de sustentabilidade.

Quem já passou dentro de um viveiro de plantas crescendo sabe bem a enorme quantidade de energia que emitem, é palpável e saímos de lá diferentes de quando ali entramos.
Revitaliza-nos e nos faz bem, numa energia positiva bem conhecida e descrita na filosofia que estamos apresentando.

bougainville-pendente

Num jardim sempre temos grande quantidade de vida: na planta que estica suas folhas para receber o sol, na borboleta que vai de flor em flor buscando alimento, na abelha ativa atrás de néctar, nos pássaros que disputam frutinhos e sementes.
Tratar bem suas plantas, alimentar direito, regar quando necessário manterá as plantas sadias e resistentes.

Cores no jardim da frente segundo o Feng Shui

São várias as correntes de pensamentos conforme a direção do estudo de Feng Shui.

Mas todos são unânimes em dizer que no jardim da entrada devemos usar flores vermelhas, que são consideradas auspiciosas, trazendo boas energias para os moradores.

iresinealegria-de-jardim (Salvia splendens), uma planta de ciclo perene que dá muito pouca manutenção e está sempre florida é uma das sugestões.

Outras plantas também de flores vermelhas e ótimas para a entrada que tenha maior espaço é a justicia-vermelha (Megaskepasma) e a azaléia (Rhododendron simsii).

clerodendroPara quem têm na entrada da porta da frente arcos, balcões e pilares a possibilidade de colocar ali uma trepadeira poderá tornar o efeito paisagístico surpreendente, principalmente se escolher uma de grande porte como a buganvília ou três-marias (Bougainvillea spectabilis), ou o clerodendro (Clerodendon x speciosum) de flores rosa avermelhadas.

Plantas com folhagens coloridas na entrada

Existem folhagens lindas de cor mais avermelhada ou mesmo cor de vinho que são belas e ornamentam, mesmo em época de poucas flores como o outono.
Folhagens om tons alaranjados ou rosados têm vermelhos na composição e podem trazer efeitos interessantes a um jardim somente de verdes.

Por exemplo o hamamélis (Loropetalum) e o iresine (Iresine herbstii).

Também considerem a adição de plantas de cores fortes e contrastantes na mesma folha, que chamamos de variegadas, como o cróton (Codieum) , que ressaltam a entrada da casa, ornamentam e produzem um efeito cênico lindo.

A idéia é causar impacto visual agradável.
Não devemos colocar muitos elementos atrativos para não tornar a cena com excesso de informação, tirando o impacto que uma cor forte e chamativa produz.

Vamos sempre lembrar que as plantas coloridas, floridas ou de folhagem chamativa é ponto focal, as estrelas atrativas, o verde é a “massa” uniforme que é o palco ou cenário.

Plantas com Frutos e plantas de espinhos

Plantas, árvores, arbustos ou herbáceas que produzem frutinhos comestíveis para as aves são um adendo interessante em qualquer jardim moderno de característica sustentável.

Em jardins com orientação da filosofia Feng Shui também, já que em ambos os casos a natureza deve ser beneficiada.

ocna-com-frutosocna (Ochna serrulata) é um arbusto rústico de folhagem fina que propicia alimento para os pássaros além de ornamentar o espaço.

piracanta (Pyracantha) também. Este arbusto tem espinhos.

Muitas correntes de pensamentos dentro da filosofia dizem que não se usa plantas com espinhos na entrada da casa.
Mas estas plantas desenvolveram estas estruturas para sua proteção e não causam mal nenhum às pessoas que passam por elas.
Já, outros estudiosos de Feng Shui dizem que é preciso plantas com espinhos na entrada, pois poderiam proteger os moradores de maus fluidos.

Em todo o caso, deixamos aqui a sugestão para colocar esta bela planta de flores brancas minúsculas que produzem cachos de frutinhos vermelhos ou alaranjados disputados pela fauna selvagem.
Coloque na cerca de divisa, mantenha controle sobre seu crescimento e divirta-se com a disputa de seus frutinhos pelas aves.

Jardins perfumados com Feng-Shui

O odor de flores ao entardecer é um dos momentos mágicos de um jardim.
Muitas plantas têm esta característica, pois produzem óleos essenciais de grande volatilidade em folhas e flores.

Ao regar o jardim percebemos quando as gotas de água caem sobre elas e nos inundam com seu perfume delicioso.

Um arbusto de alto porte, mas de lento crescimento tem esta maravilhosa propriedade.

jasmim-imperador-floridoDe aparência singela o jasmim-do-imperador (Osmanthus) parece dormitar ao sol da tarde.
Ao chegar próximo da planta sentimos um aroma delicioso de jasmim.

jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides) também tem perfume intenso, mesmo que por pouco tempo de floração.

manjericão (Ocimum basilicum) , nosso velho conhecido de produção de folhas aromáticas para condimento culinário é uma das plantas que recomendo para introduzir em meio às outras plantas.
Sua folhagem de verde claro contrasta com folhagens escuras e suas folhas aromáticas com poder de proteção à saúde e ao bem estar são altamente benéficas.

São plantas maravilhosas para colocar no jardim da frente, mesmo que não tenham flores vermelhas, como já comentamos, a idéia é tornar o jardim harmonioso e agradável.

Feng Shui e as estações do ano

entrada-predioUm dos itens sempre presentes nos jardins orientais ou que seguem a filosofia Feng Shui é a representação das estações do ano.

Para poder introduzir este conceito é preciso, claro, conhecer as plantas e suas épocas de florações.

A planta somente verde que não produz flores chamativas ou que produz apenas cones, como as coníferas, não está sendo então considerada.
Mas flores e frutos, sim.

As estações do ano em todo o Brasil diferem muito.
Temos no Sudeste e Sul uma variedade muito grande de florescimentos ao longo do ano, determinados pelo sol e a temperatura, sempre muito comentados e esperados.

Em regiões mais ao norte as estações passam meio despercebidas, regidas pelo regime pluviométrico, época de seca, época de chuvas.

Em cada região poderemos, no entanto determinar o que usaremos como representante da estação seja qual for o determinante.

Sugestões de plantas na entrada do jardim para o inverno

jasmim-india-close-florNo inverno com a Terra mais longe do sol a luz percorre seu caminho mais inclinada no Sudeste e Sul e as temperaturas mais amenas e até muito frias permitem o cultivo de plantas para lugares frios, muitas exóticas trazidas da Europa e Ásia.

É o caso das azaléias (Rhododendron simsii), do já nomeado hamamélis, dos amores-perfeitos (Viola tricolor) que abrem a estação enchendo o jardim de cor.

Feng Shui e as entradas da residência : Plantas para a primavera

Com o fim do inverno já teremos uma sequência linda de florações, como a dos ipês amarelos (Tabebuia chrysotricha) e rosa (Tabebuia impetiginosa) que marcam a estação mais fria.

A primavera é uma estação de flores.

caliandra-rosa-closeAs plantas com floração na estação começam com a três-marias, marmelinho-de-jardim (Chaenomeles) , agrinalda-de-noiva (Spiraea) , segue com o jasmim-do-cabo e a caliandra (Calliandra brevipes).

Entre as herbáceas as anuais de estação têm cores vibrantes, como o tajetes (Tajetes patula), brancas como a flor-de-mel (Alyssum maritimum) e cores sombrias como a lobélia (Lobelia).

Feng Shui e sugestões de plantas para verão e outono

crista-galoO verão e o outono meio que se confundem, as temperaturas mais quentes e depois mais amenas propiciam um grande número de plantas floridas, como os flamboyants (Delonix regia), a sapucaia (Lecytis pisonis), muitas plantas anuais de canteiros, como a calêndula (Calendula officinalis) e a celosia (Celosia argentea).

Já no final do verão a explosão em tons violetas das tibuchinas (Tibouchina spp.) caracterizam o final do calor e a mudança gradual para a estação de dormência de muitas plantas e o adormecimento das plantas no jardim.

A representação das estações no jardim irá variar conforme a região onde se reside.

Uso das Herbáceas no Feng-Shui

As herbáceas para o jardim têm recomendação especial na filosofia Feng Shui.
São consideradas plantas interessantes do ponto de vista de boas energias, que propiciam mais saúde, riqueza e vida longa.

Sabemos que a maioria das plantas herbáceas tem maior crescimento vegetativo, produzindo rapidamente grande massa vegetal, considerada como boa energia.
Tantos as de maior porte como as rasteiras.
Do ponto de vista ambiental, massa verde viva é excelente, pela captura de carbono, mais oxigênio, ambiência e proteção de cobertura do solo e preservação da camada superficial por impedir a excessiva percolação laminar que enche os bueiros em chuvas fortes.

amarilis-floresUma das plantas consideradas ‘auspiciosas’ e que traz boas energias é o bambu (Bambu gracilis) , muito usado em jardins de influência oriental.

Também as plantas de bulbo são apreciadas, consideradas como “tesouros enterrados” devido ao bulbo com todo o potencial germinativo e de emissão de folhas e flores.

Dentre tantas, podemos citar o hipeastro (Hyppeastrum) .

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: themonnie