Hera (Hedera helix)

Nome Técnico: Hedera helix

Nomes Populares: Hera

Família: Família Araliaceae

Origem: Originária da Europa [clear]

[h2 type=”2″]Descrição: [/h2]


 Hedera helix_hera
Planta trepadeira com raízes aéreas grampiformes, escandescente ou prostrada rasteira, pode atingir até 30,0 metros de comprimento, de caules lenhosos e flexíveis. As folhas são simples, alternas de forma lobulada ou cordiforme, cor verde escura ou variegadas.

Flores amareladas pequenas reunidas em inflorescência tipo umbela, mas sem expressão ornamental.

[h3 type=”2″]Cultivo:[/h3]

As heras são muitos simples de cuidar. As de folhas somente verdes podem ser cultivadas ao sol ou à meia sombra, mas a variegada necessita estar ao sol para ficar bonita.

Preparação do canteiro com composto de folhas e adubo animal juntando areia para tornar mais aerado o solo. Regas regulares mas não abundantes.

Ambiente e uso decorativo:

Hera (Hedera Helix)Desenvolvem-se no chão,servindo de cobertura vegetal em substituição do gramado, subindo em árvores e muros,cobrindo armações pergoladas.

A hera cobre muros e paredes e faz parte das plantas recomendadas para jardins sustentáveis, onde ajuda a diminuir a irradiação da luz direta do sol que propicia as ilhas de calor nas cidades. Também ajuda na retenção da poeira em suspensão, ajudando a purificar o ar.
Está também sendo muito procurada para cobertura vegetal de áreas de maior sombra, como sob árvores e onde não é possível o cultivo de gramados.

[h2 type=”2″]Produção de mudas de Hedera helix[/h2]

Flor de HeraA hera é propagada pelas estacas de ramos. Retira-se um ramo e corta-se em pequenas porções de até 12 cm de comprimento, limpando a extremidade inferor de suas folhas, com cuidado para não danificar as gemas. Deixar de duas a 4 gemas para enraizamento.

Plantio em bandeja para enraizamento com casca de arroz carbonizada, transplantando depois para sacos pequenos, com substrato misto de areia e composto orgânico.

Regar todos os dias por pelo menos 10 dias para que a muda enraíze. Deixar em ambiente protegido com sombra de 50% até a comercialização, que é feita em caixas com 15 mudas.

 

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir ? uma atividade que vai al?m do simples ato de pintar: ? uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, ? uma planta ex?tica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...