Defina no plano de negócio qual o seu mercado potencial?

Mercado potencial significa identificar seu público principal – para quem você pretende produzir, vender, prestar serviços, etc. (região, sexo, costumes, estilo de vida, renda).

Esta análise pode ser estendida para que tipo de empresa (porte, ramo de atuação, nível de faturamento, comércio, indústria), pode ser atendida pelo produto/serviço.
Deve -se priorizar os mercados identificados.

Dimensione seu mercado principal.

As informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número de clientes/clientes potenciais dentre outras variáveis, podem ser obtidas através da consulta em bancos de dados, de censos econômicos e demográficos, publicações especializadas do setor, associações comerciais e de classes, sindicatos, órgãos do governo federal, estadual e municipal, com os concorrentes ou ainda em pesquisas de mercado junto ao mercado-alvo.

O setor possui sazonalidade no consumo?

A sazonalidade está ligada diretamente a variação da demanda dos produtos/serviços da empresa.
Por exemplo: uma sorveteria tem como pico de vendas no período de verão e uma queda acentuada no consumo desse produto em meses de climas mais frios.

Ao conhecer as oscilações que seus produtos/serviços possam sofrer em determinadas épocas do ano, o empresário deve pensar em alternativas para resolver o problema (Exemplo: inserção de novos produtos, promoção, etc.).


Balanço e qualidade dos serviços oferecidos pelo Procon

Artigos nesta série:

1 – Plano de negócio: O que é e como elaborar
2 – Plano de negócio: Definindo o negócio
3 – Plano de negócios: Mercado potencial
4 – Plano de negócios: Fornecedores
5 – Plano de negócios: Concorrência
6 – Plano de negócios: Funcionários
7 – Plano de negócios: Produtos e Serviços
8 – Plano de negócios: Marketing e comercialização
9 – Plano de negócios: Investimentos
10 – Plano de negócios: Viabilidade economica