Relacione os produtos/serviços que serão oferecidos pela empresa e suas características.

Ao descrever o seu produto ou serviço no plano de negócio, deverá deixar bem claro suas vantagens e benefícios.
Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado.

Deve-se aqui, estabelecer áreas de diferenciação.

Listar as vantagens de seu produto em relação aos concorrentes, tais como patente, registro de marca, exclusividade, etc.
Se no final, chegar à conclusão que a vantagem está do outro lado, registre modificações que serão feitas para reverter este quadro. Lembre-se: o seu produto/serviço deve ser melhor do que os dos outros.

Estime a capacidade instalada para o primeiro ano de atividade.

Para evitar ociosidade ou até mesmo desperdício de recursos, é importante que a empresa faça um dimensionamento de suas instalações, volume de atendimento, número de funcionários, dentre outras variáveis que poderão fazer parte desta análise.

– Estratégia competitiva

Defina uma estratégia competitiva com base nas variáveis: liderança no custo e diferenciação.

Definir uma estratégia é fundamental para traçar um direcionamento do seu negócio.

Essa estratégia pode ser alcançada através de um controle efetivo dos custos ou até mesmo buscar um diferencial no que se refere a qualidade dos produtos/serviços, atendimento, tecnologia, marketing, etc.

havaianas

Artigos nesta série:

1 – Plano de negócio: O que é e como elaborar
2 – Plano de negócio: Definindo o negócio
3 – Plano de negócios: Mercado potencial
4 – Plano de negócios: Fornecedores
5 – Plano de negócios: Concorrência
6 – Plano de negócios: Funcionários
7 – Plano de negócios: Produtos e Serviços
8 – Plano de negócios: Marketing e comercialização
9 – Plano de negócios: Investimentos
10 – Plano de negócios: Viabilidade economica