– PLANO DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO

 

 

Quais as estratégias de comunicação que serão utilizadas por você na divulgação de seu negócio e/ou produtos/serviços?

Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, internet, carro de som, “rádio poste”, faixas, jornal, telemarketing) que sua empresa irá utilizar, sua frequência e custo.

Descreva quais os canais de distribuição que você pretende utilizar.

A forma com que você vai levar o produto/serviço ao mercado irá influir no alcance do seu cliente potencial, na sua capacidade de atingir novos mercados e no seu dimensionamento.
A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet, etc.

Defina uma marca para sua empresa e/ou produtos/serviços?

Uma marca bem trabalhada pode contribuir de forma efetiva para o sucesso de seu negócio.
Ela está associada a qualidade de seu produto/serviço, a credibilidade da empresa junto aos clientes, enfim, consolida uma imagem no mercado.

Você deve estar atento para sua facilidade de pronúncia e de memorização, para fácil lembrança e associação com o produto/serviço.

Defina uma estratégia de posicionamento/imagem em relação ao mercado.

A ação visa buscar uma afinidade com o seu cliente potencial.
Pretende direcionar todo esforço de marketing no sentido de associar o seu negócio às diversas características que são atribuídas ao mercado.
Exemplo: “empresa tradicional”, “empresa jovem”, “empresa de vanguarda”, etc.

Artigos nesta série:

1 – Plano de negócio: O que é e como elaborar
2 – Plano de negócio: Definindo o negócio
3 – Plano de negócios: Mercado potencial
4 – Plano de negócios: Fornecedores
5 – Plano de negócios: Concorrência
6 – Plano de negócios: Funcionários
7 – Plano de negócios: Produtos e Serviços
8 – Plano de negócios: Marketing e comercialização
9 – Plano de negócios: Investimentos
10 – Plano de negócios: Viabilidade economica