Com a proximidade do final do ano uma grande parcela de jovens sofre o estresse que acompanha os vestibulares. Mas será que uma alimentação saudável ajuda o vestibulando a manter a calma na hora de marcar o X que mudará a sua vida para sempre? Um alto nível de adrenalina constante é um dos inimigos da época de vestibular. Nesse período manter uma alimentação equilibrada pode se revelar uma grande aliada no dia das provas.[clear]
Os estudos mostram que o estresse é a maior causa da depressão do mundo moderno. Na verdade, o estresse é uma resposta momentânea do organismo a um estímulo, que se dá através da liberação de hormônios que excitam o cérebro.
Isso desperta os instintos básicos de luta ou fuga frente a ameaça ou medo.
[h2 type=”2″ width=””]Vestibulandos: Apostem nos Peixes[/h2]
Sempre que possível dê preferência a alimentos orgânicos (hortifrutigranjeiros e produtos de origem animal). Eles estarão livres dos agrotóxicos que causam tanta alergia e intoxicação.
Prefira peixes de águas profundas, como salmão e linguado. Esses peixes tem uma grande quantidade de ômega 3, que combatem as inflamações (EPA). Também são ricos em DHA, que diminui a depressão, dando tranqüilidade.
Em geral a carne dos peixes contém zinco e selênio. Estes são apenas dois dos minerais presentes nas carnes dos peixes e que estimulam a atividade cerebral, impedindo as ondas de cansaço no final do dia.
O leite realmente tem um efeito relaxante sobre toda a musculatura do corpo porque contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.
[h2 type=”2″ width=””]Frutas, Legumes e Verduras: Aliados de Quem Estuda Muito[/h2]
Não deixe as fibras de lado. Elas são excelentes para o funcionamento do intestino, nosso segundo cérebro, pois eles é que levam informações para o cérebro.
Consuma alimentos com baixo teor glicêmico, como lentilha ou grão de bico. Isso previne o excesso de insulina, que pode causar mal estar geral.
Brócolis, aveia e espinafre, contem altas doses de triptofano, ajudam a manter o bom humor. Espinafre e folhas verdes escuras, ricas em potássio, magnésio, fosfato e vitaminas A e C e do complexo B, também contêm ácido fólico.
Ajudam a equilibrar o sistema nervoso e evitam depressão.
A banana madura é rica em vitamina B6. Ela ajuda a dar energia, o que é muito recomendado para quem pratica atividade física. Além disso, os carboidratos da fruta estimulam a produção de serotonina, que dá ao corpo a sensação de bem estar.
Laranja e maracujá previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contém vitamina C, que atuam nas defesas do organismo.
Para aproveitar melhor tudo que essas frutas podem oferecer, coma a laranja com o bagaço (melhora o funcionamento dos intestinos) e o maracujá com as sementes.
Aproveite os talos e o coração da alface. É nessa região que se concentram altas doses de lactucina, substancia que age como calmante e diminui a irritação causada pelo stress e o período menstrual.
Acerola e goiaba fornecem vitamina C, que age como um ótimo relaxante muscular combatendo o cansaço. Castanha do Pará e avelã contêm poderoso antioxidantes como selênio, que ajuda a reduzir o stress.
Não abra mão das frutas vermelhas, cerejas, ameixa, mirtilo, framboesa. Faça vitaminas com elas, que são ótimas fontes de anti-radicais livres.
No dia do vestibular leve água, barra de granola ou chocolate amargo, caso fique muito nervoso.
[h2 type=”2″ width=””]Alimentos a Evitar[/h2]
Fast-food e todo tipo de alimento processado, doces com açúcares brancos e hortaliças enlatadas, devido ao grande teor de sódio. Álcool e cafeína em excesso devem ser evitados, pois podem atrapalhar o muito importante descanso entre estudos.