Entre em Forma para o Verão com Alimentos da Primavera

Escrito por

É muito mais difícil – e pouco saudável – fazer dietas rigorosas de última hora para estar em forma no verão. A maneira mais inteligente de emagrecer para a estação das praias e férias é começar na primavera.

A ideia é aproveitar os alimentos dessa estação para fazer uma feira mais econômica, saudável e eficiente para atingir sua meta de peso para o verão.

Todos os alimentos listados abaixo estão mais saborosos – e baratos – durante a primavera. Aproveite-os e inclua no seu cardápio diário.

Alimentos Típicos da Primavera

A primavera é mais do que a estação das flores: ela também é o melhor momento para uma série de frutas, verduras e vegetais. Repare só como a feira de repente oferece mais variedade desses alimentos.

A berinjela, por exemplo, é excelente fonte de vitamina B5, que metaboliza gorduras, açúcares e proteínas, além de cálcio, ferro e fósforo. A coagulação sanguínea, a massa óssea e a contração muscular são beneficiados.

aboboraUma receita ótima é cortar fatias finas de berinjela e montar uma pizza sobre ela, com queijo, tomatinhos e orégano.

A abóbora possui baixas calorias e é rica em vitaminas do complexo B, além do cálcio e do fósforo. Com ela você faz sopas para a noite, que na primavera ainda está fresquinha.

Abóboras japonesas podem ser cortadas em pedaços com casca e cozinhadas em água quente para consumo imediato.

Você pode dar mais sabor ao arroz adicionando brócolis, ótima fonte de ácido fólico. Se quiser cortar mais calorias, coloque mais brócolis do que arroz na mistura.

Chuchu, espinafre, escarola, endívia, agrião, acelga, pepino e abobrinha italiana possuem baixíssimas calorias e estão em seu melhor momento nessa fase do ano. Use e abuse das saladas com esses vegetais.

Afinal, na primavera também há dias de calor, perfeitos para as saladas.

Para café da manhã, sobremesa e lanches, lance mão do morango, riquíssimo em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e potássio.

frutas

Abacaxi, ótimo para regular o apetite, é obrigatório em qualquer dieta, e mamão, normalizador intestinal, também estão em alta nessa época.

A melancia, o maracujá, a banana nanica e prata, a jabuticaba, o caju, o melão e a laranja pera voltam à fartura. Aproveite-os ao máximo, de preferência em estado cru.
Cascas, talos e sementes devem ser consumidos sempre que possível.

Adquira Novos Hábitos na Primavera

correndo na praiaA primavera é uma meia-estação. Isso significa que tudo está mais equilibrado: as temperaturas não são extremas e a luz do dia se equilibra com a escuridão da noite.

Isso se traduz em mais chances de boas noites de sono e ótimas condições para praticar esportes ao ar livre.

Também fica mais fácil consumir mais líquidos: a sede volta a se manifestar com mais força do que no inverno. Aproveite para criar sucos com os alimentos típicos da nova estação.

Se você pretende eliminar uma quantidade maior de peso, o ideal é procurar acompanhamento médico especializado. Se ainda não pratica exercícios, busque orientação para começar.

Dessa forma, tanto a perda de peso quanto o rendimento do exercício serão mais seguros e com evolução estável.