Se a umidade relativa de um ambiente estiver alta, próxima de 100%, existe o risco de formação de bolor e propagação de certas bactérias. Isto acontece quando os cômodos são mal ventilados: a umidade produzida nos banhos, na cozinha, pelas plantas e pelas próprias pessoas não é eliminada. O desumidificador controla a umidade ambiental, evitando esses problemas. Aprenda a escolher o seu.[clear]
Desumidificadores conservam quadros, roupas, documentos, aparelhos de som e fotográficos, instrumentos de precisão, móveis, e uma infinidade de objetos, os protegem contra a umidade causadora de mofo.
O resultado final é o do bem estar e conforto de usufruir de um ambiente equilibrado, livre das características indesejáveis já citadas.
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens do Uso do Desumidificador[/h2]
Estes aparelhos têm a capacidade de controlar a umidade em um ambiente fechado para porcentagens consideradas saudáveis – entre 40% e 60%. Isso ocorre por meio de um processo de condensação por resfriamento.
Fungos e bactérias proliferam mais intensamente quando a UR (Umidade Relativa) ultrapassa 65%.
Praticamente dois terços dos fenômenos alérgicos do homem (asma, rinite e algumas manifestações cutâneas de hipersensibilidade) são decorrentes da presença não só de micro ácaros ambientais como também de seus restos corpóreo.
E ainda mais dos dejetos por eles deixados no ambiente onde o homem habita ou trabalha.
A solução é desumidificar os ambientes.
[h2 type=”2″ width=””]Tabela de Danos Causados Pelo Excesso de Umidade[/h2]
[h2 type=”2″ width=””]Entenda como funciona o Desumidificador[/h2]
Umidade relativa é a quantidade de água existente no ar em relação à quantidade que ele é capaz de reter.
O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d’água em quantidade variável de acordo com a temperatura. O vapor d’água entra em contato com a superfície fria de uma serpentina no interior do desumidificador.
Um ventilador conduz o ar úmido através desta superfície fria, transformando o vapor em gotas de água. Elas são recolhidas e levadas a um recipiente instalado em sua parte traseira.
O desumidificador pode ser programado para operar de três formas: contínuo, seco e extra-seco. A diferença destes ciclos está na umidade relativa desejada para o ambiente.
Na forma seco a umidade ficará entre 50% a 60%. No extra-seco, em aproximadamente 50%. Já no modo contínuo, quando se deseja desumidificação máxima.
O ciclo se reinicia sempre que esta umidade se altera, visto que o desumidificador é equipado com um umidostato que, conforme a programação, liga e desliga automaticamente.
[h2 type=”2″ width=””]Características Básicas de um bom Desumidificador[/h2]
Os desumidificadores devem desligar automaticamente quando o reservatório está cheio de água. Possuir uma luz indicando tal fato.
Também precisam ter umidostato automático, que mantém a umidade no nível desejado.
Procure por um aparelho com motor silencioso. Além disso devem ser de fácil limpeza e apresentar conexão com tubo de drenagem, rodas e carcaça resistente à ferrugem.
Antes de comprar seu desumidificador verifique se a potência do aparelho é capaz de cobrir o tamanho do ambiente aonde você deseja usá-lo.
Alguns desumidificadores são apresentados por capacidade em m3 (metros cúbicos).
Para saber a equivalencia em metros cúbicos do ambiente onde pretende usar, é só multiplicar a altura x largura x comprimento do local.
Alguns sites de fabricantes oferecem uma tabela para auxiliar o cliente.
Os aparelhos se diferenciam também conforme sua quantidade de ciclos de ar por hora. Quanto maior a quantidade destes ciclos de ar, maior é a capacidade de desumidificação.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas de Utilização dos Desumidificadores[/h2]
Deixar a unidade desumidificadora longe da parede, pelo menos 20 cm. Evite deixá-lo num canto da sala ou ao lado de um móvel grande. Feche portas e janelas da área a ser desumidificada.
Nos primeiros dias de operação, deixe o umidistato em “extra seco” para retirar a umidade contida nos móveis e paredes. Depois, ajuste às suas necessidades pessoais.
Desligue da tomada antes de esvaziar o recipiente de água. Assim, você evita choques.
Os desumidificadores operam mais eficientemente a temperaturas em torno de 21°C. Abaixo de 18°C pode haver a formação de gelo. Se acontecer, desligue o aparelho e aguarde o degelo.
À medida em que a água condensa, a temperatura do ar aumenta nas imediações do aparelho. Isto mostra que ele está funcionando (o mesmo ar quente, se torna mais seco).
Sempre manter o equipamento afastado aproximadamente 30 cm de qualquer obstáculo que dificulte a circulação de ar através do desumidificador.