Dependendo da estação do ano ou região surge o temido mofo no armário de roupas. Isso acontece por causa da umidade que se acumula nas partes não ventiladas da casa, como o guarda-roupas. Mas fique tranquilo: há truques caseiros simples e muito eficientes para combater esse mal. Confira a seguir.
[h2 type=”2″ width=””]Como Combater o Mofo no Armário de Roupas[/h2]
Giz e cânfora contra o mofo no closet
- As roupas guardadas durante as estações frias podem acumular umidade. Coloque paus de giz nos cantos do armário ou gaveta, pois o giz absorve a umidade. Você pode também pendura-los.
- Para que as suas bijuterias não escureçam (ou oxidem) coloque um pedaço de giz dentro da caixinha porta-jóias onde elas são guardadas.
- Bolas de cânfora também evitam umidade nos armários e gavetas.
Cal virgem no seu guarda-roupas
- Você também pode colocar um pouco de cal virgem em um vidro que tenha uma boa base e colocar numa região segura do armário, para evitar acidentes.
- Destampe o pote ou cubra a boca com um pano amarrado, dentro do armário ou no closet, perto das roupas.
- A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocá-la a cada dois ou três meses.
[h2 type=”2″ width=””]Sílica em Gel e Cloreto de Cálcio Contra Mofo em Closets e Guarda-Roupas[/h2]
Utilizados para reter e retirar a umidade de ambientes fechados, a sílica gel e o cloreto de cálcio evitam mofo e fungos que favorecem o aparecimento de traças, mau cheiro e danos em documentos que necessitam de uma vida útil maior.
A sílica gel vem em sachê, e uma de suas vantagens é ser reutilizável quando submetida ao forno entre 100º C e 200º C por aproximadamente 30 minutos.
Quando perder a sua cor (no caso da sílica colorida) significa que ela necessita ser aquecida para recuperar seu poder de absorção de umidade.
Cloreto de cálcio absorve a umidade
Já o cloreto de cálcio deve ser colocado num pote e acomodado no local que necessita de combate contra o mofo. É importante cuidar para que o pote não vire, pois haverá formação de água dentro da embalagem.
Aliás, é da mesma forma que funcionam os produtos desumidificadores e antimofo para armários vendidos nos mercados. Eles puxam a umidade para seu interior – e por isso devem ser trocados periodicamente.
Sílica e cloreto de cálcio podem ser utilizados em empresas (arquivo morto, sala de arquivos em geral e equipamentos eletrônicos) ou em casa (em armários, guarda-roupas, calçados, caixas com documentos, etc).
Produtos à base de sal higroscópico absorvem a umidade do ar com containers para acumular a água.
Outras Dicas para Acabar com o Mofo no Armário
Para eliminar o cheiro do mofo, pendure uma meia fina velha com serragem de cedro, que você pode encontrar em bazares e marcenarias. Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.
Climatizadores também podem ser uma boa saída.
[h2 type=”2″ width=””]Evitando Traças em Armários e Closets[/h2]
- Pelo menos duas vezes por ano esvazie o maleiro e o guarda-roupa.
- Limpe as paredes laterais e as portas internas com um pano úmido.
- Deixe o móvel vazio e aberto por algumas horas, abra as janelas do cômodo.
- Certifique-se de que o interior está bem seco e recoloque a roupa no lugar.
- Retire todas as roupas do armário e deixe-as arejando num lugar bastante ventilado por algumas horas.
- Peças de lã, linho e seda necessitam ser lavadas com certa frequência.
- Depois guarde as roupas pouco usadas em sacos plásticos bem vedados.
- Para quem não gosta do odor desagradável da naftalina, pode optar por colocar nos armários folhas de louro. Elas devem ser trocadas a cada 30 dias).
- Coloque também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão.
- Mantenha as roupas limpas, secas e bem arejadas. Coloque-as ao sol regularmente.
- Se necessário, coloque nos armários sachês de tecido de algodão recheados com raspas de cedro e lavanda seca. Ou então partes iguais de menta e alecrim.