Asma: Diagnóstico e Aconselhamento

Escrito por

Frequentemente pessoas que tossem muito durante um longo período de tempo pensam erroneamente que se trata simplesmente de um resfriado que não passa.

Mas pode muito bem ser asma, e esta pode estar se agravando.

A única maneira de se certificar de que a asma é a causa desses sintomas é obter o diagnóstico apropriado de um médico.

Esse diagnóstico provavelmente envolverá um exame físico e testes respiratórios.

Exames para Diagnosticar a Asma

Uma vez que o seu médico descartou outras causas de obstrução das vias aéreas e chiado, tais como fibrose cística, tumores brônquicos, bronquite viral aguda, doença pulmonar obstrutiva e insuficiência cardíaca congestiva, ele irá tentar determinar a causa e a gravidade dos seus problemas respiratórios.

Dependendo de sua condição, seu médico pode recomendar certos exames a fim de determinar o diagnóstico de asma e/ ou o grau de obstrução das vias aéreas

Exames de Função Pulmonar

asma pulmõesEsses exames são usados para revelar os sinais ou o grau de obstrução das vias aéreas; medir a resposta das vias aéreas a alérgenos inalados e substâncias químicas; e avaliar a resposta do paciente à medicação.

Os testes de função pulmonar devem ser realizados antes e após o uso de um broncodilatador inalatório para determinar o grau de obstrução reversível das vias aéreas.

Medir a função pulmonar em crianças pode ser difícil – essa avaliação deve ser realizada em laboratório ou clínica pediátrica especializada. Isso pode resultar em melhores valores da função pulmonar e em dados mais consistentes.

Testes pulmonares revelam o grau de redução do fluxo de ar ao avaliar o volume expiratório forçado em um segundo (VEF1) e o pico de fluxo expiratório (PFE).

Raio-X do Tórax

Um raio-X do tórax é usado para demonstrar qualquer evidência de expansão excessiva do pulmão ou hiperinsuflação.

Um raio-X do tórax também pode ser usado para determinar a presença de tumores, infecções ou outros diagnósticos.

Testes Cutâneos

teste cutaneoDevido à forte ligação entre alergia e asma, pessoas com suspeita de asma devem ser estimuladas a realizar um exame com alérgenos.

Uma avaliação da alergia pode incluir exames cutâneos para detectar reações alérgicas à substâncias comumente associadas com asma, tais como pólen, fungos, pêlos de animais e ácaros de pó doméstico, etc.

O Clima Ideal para o Asmático

Visto que existem diferentes fatores desencadeantes dos sintomas da asma e que diferem de pessoa a pessoa, não há como indicar um clima específico ideal para aqueles que sofrem de asma.

No entanto a quantidade de alguns tipos de substâncias alérgicas como o pólen ou os ácaros são menores em altitudes mais elevadas como as regiões de montanha, o que pode vir a ser uma opção para aqueles que são alérgicos a esse tipo de substância.

Consultar um médico é a melhor maneira de se obter a recomendação adequada.

Técnicas de Respiração para Crises de Asma

Existem algumas técnicas de respiração que podem ser úteis.

Sentar-se em uma cadeira e suspender os braços para a parte de trás do assento, por exemplo, pode ser de grande ajuda.

Ou ficar em pé inclinando os braços sobre a mesa e respirar lentamente com os lábios levemente cerrados.