Frequentemente pessoas que tossem muito durante um longo período de tempo pensam erroneamente que se trata simplesmente de um resfriado que não passa.
Mas pode muito bem ser asma, e esta pode estar se agravando.[clear]
A única maneira de se certificar de que a asma é a causa desses sintomas é obter o diagnóstico apropriado de um médico.
Esse diagnóstico provavelmente envolverá um exame físico e testes respiratórios.
[h2 type=”2″ width=””]Exames para Diagnosticar a Asma[/h2]
Uma vez que o seu médico descartou outras causas de obstrução das vias aéreas e chiado, tais como fibrose cística, tumores brônquicos, bronquite viral aguda, doença pulmonar obstrutiva e insuficiência cardíaca congestiva, ele irá tentar determinar a causa e a gravidade dos seus problemas respiratórios.
Dependendo de sua condição, seu médico pode recomendar certos exames a fim de determinar o diagnóstico de asma e/ ou o grau de obstrução das vias aéreas
[h3 type=”2″]Exames de Função Pulmonar[/h3]
Esses exames são usados para revelar os sinais ou o grau de obstrução das vias aéreas; medir a resposta das vias aéreas a alérgenos inalados e substâncias químicas; e avaliar a resposta do paciente à medicação.
Os testes de função pulmonar devem ser realizados antes e após o uso de um broncodilatador inalatório para determinar o grau de obstrução reversível das vias aéreas.
Medir a função pulmonar em crianças pode ser difícil – essa avaliação deve ser realizada em laboratório ou clínica pediátrica especializada. Isso pode resultar em melhores valores da função pulmonar e em dados mais consistentes.
Testes pulmonares revelam o grau de redução do fluxo de ar ao avaliar o volume expiratório forçado em um segundo (VEF1) e o pico de fluxo expiratório (PFE).
[h3 type=”2″]Raio-X do Tórax[/h3]
Um raio-X do tórax é usado para demonstrar qualquer evidência de expansão excessiva do pulmão ou hiperinsuflação.
Um raio-X do tórax também pode ser usado para determinar a presença de tumores, infecções ou outros diagnósticos.
[h3 type=”2″]Testes Cutâneos[/h3]
Devido à forte ligação entre alergia e asma, pessoas com suspeita de asma devem ser estimuladas a realizar um exame com alérgenos.
Uma avaliação da alergia pode incluir exames cutâneos para detectar reações alérgicas à substâncias comumente associadas com asma, tais como pólen, fungos, pêlos de animais e ácaros de pó doméstico, etc.
[h2 type=”2″ width=””]O Clima Ideal para o Asmático[/h2]
Visto que existem diferentes fatores desencadeantes dos sintomas da asma e que diferem de pessoa a pessoa, não há como indicar um clima específico ideal para aqueles que sofrem de asma.
No entanto a quantidade de alguns tipos de substâncias alérgicas como o pólen ou os ácaros são menores em altitudes mais elevadas como as regiões de montanha, o que pode vir a ser uma opção para aqueles que são alérgicos a esse tipo de substância.
Consultar um médico é a melhor maneira de se obter a recomendação adequada.
[h2 type=”2″ width=””]Técnicas de Respiração para Crises de Asma[/h2]
Existem algumas técnicas de respiração que podem ser úteis.
Sentar-se em uma cadeira e suspender os braços para a parte de trás do assento, por exemplo, pode ser de grande ajuda.
Ou ficar em pé inclinando os braços sobre a mesa e respirar lentamente com os lábios levemente cerrados.