Bicicleta Elétrica: Como Cuidar

Escrito por

A bicicleta elétrica é uma das melhores saídas para quem precisa se deslocar em áreas urbanas e não quer enfrentar engarrafamentos. Ela permite tanto o uso do pedal quanto do motor elétrico.

Além de não contribuir negativamente para o tráfego, a bike elétrica não emite gases poluentes e dificilmente causa acidentes letais.

Para completar, estacionamento nunca é um problema para a e-bike.

Estrutura da Bicicleta Elétrica

A bike elétrica é quase igual a uma bicicleta comum. No entanto ela possui uma bateria e um motor elétrico ligado a uma das rodas. Essa bateria é recarregável em tomadas.

bicicleta-eletricaÉ possível apenas pedalar, apenas usar o motor ou fazer as duas coisas alternadamente.

O motor pode conter um acelerador ou o chamado PAS (Pedal Assistent System, ou sistema de assistência de pedal). Esse mesmo motor não gera combustão, ignição, sistema de transmissão ou carburação. Não existe troca de óleo.

A bolsa de bateria da bicicleta elétrica é impermeável à chuva; no entanto, o motor, apesar de resistente à água, deve ser preservado sempre que possível.

Ou seja, a primeira regra para a boa manutenção da sua e-bike é sempre estacioná-la num local protegido de intempéries climáticas.

Cuidados com a E-Bike

No começo de sua vida útil, a bicicleta elétrica exige os mesmos cuidados que uma comum: certificar-se de que os pneus são adequados para o seu percurso e mantê-los calibrados, por exemplo.

Para limpá-la, passe um pano úmido no quadro da bicicleta. Em seguida, limpe bem as correntes com uma escova de dentes com querosene. Use a mesma substância num pincel e passe sobre as coroas.

No entanto, evite as catracas. Aqui, o ideal é usar WD40 – assim como para o quadro. Por último, passe vaselina sólida nas correntes.

Use o acelerador sem abusos e o seu motor continuará em forma por muito tempo. Lembre-se de que a bike elétrica não é uma motocicleta, e não foi projetada para atingir altas velocidades – sem contar que isso é perigoso para o e-ciclista.

Também evite dar muitas caronas: o sobrepeso constante exaure o motor e os pneus, além de consumir muito mais bateria. Fique sempre atento ao limite de peso que a sua bike motorizada suporta.

A cada seis meses, procure um ponto com pessoal autorizado e realize uma revisão geral da bicicleta elétrica. Provavelmente a loja onde a comprou oferece esse serviço.

Atenção à Bateria da Bicicleta Elétrica

bicicleta-eletricaNão espere que a bateria descarregue totalmente para recarregá-la, nunca.

Na hora de recarregar, primeiro encaixe o carregador na bateria e só então ligue-o na tomada. Ao término, retire tudo da tomada e apenas então desencaixe da bateria.

Não deixe a bicicleta elétrica carregando por mais de 15 horas. Nunca acelere enquanto sua e-bike estiver carregando.

Se passar longos períodos sem utilizar sua bicicleta elétrica, carregue a bateria uma vez ao mês, no mínimo.

Dicas de Rotina da Bicicleta Elétrica

Não deixe sua bicicleta elétrica carregando em lugares molhados ou sob a chuva. Eventuais choques poderão ocorrer.

Verifique, quinzenalmente, se as rodas e os parafusos estão bem apertados e sempre utilize capacete. Esses são dois itens básicos de segurança estrutural.

De preferência, equipe sua bicicleta elétrica com retrovisores, buzinas, refletores noturnos e outros acessórios de segurança.

Lembre-se: a e-bike é sobre mobilidade urbana. Nada de utilizá-la para praticar esportes ou entrar em competições.