O Pneu Ideal para sua Bicicleta

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A bicicleta ideal para o seu estilo de vida deve ter os pneus corretos – senão, não vai dar conta do recado! Apenas assim você vai aproveitar completamente o potencial da sua bike, tanto em termos de performance quanto de segurança. Veja a seguir quais os tipos de pneus ideais a sua.

O principal fator para levar em conta é o terreno que a bicicleta deverá enfrentar.

Você pretende circular pela cidade ou no campo? Terreno liso ou acidentado? Será para passeio ou para praticar esportes? Você pretende viajar a bordo da sua bicicleta?

Siga este guia e confira nossas recomendações.

Pneus Slick e Semi-Slick

Pneus slick são os mais lisos de todos. São os mais indicados para transitar dentro da cidade, sobre ruas e ciclovias de asfalto.

bike-slickPor isso, não precisam dispor de relevos muito marcados (cravos) para maior aderência ao terreno: apenas alguns sulcos são suficientes para que a água de uma possível chuva escorra por eles.

Por serem lisos, são capazes de proporcionar maior velocidade

Já os pneus do tipo semi-slick são mais versáteis: foram projetados para ir do asfalto à terra batida ou areia. Te levam da cidade às regiões rurais e de praia sem problemas.

O semi-slick possui cravos baixos e é mais grosso e mais largo, permitindo aderência segura para solo liso a um moderadamente acidentado, e em caso de chuva.

Essa estabilidade extra também ajuda a prevenir possíveis estragos na câmara do pneu e nos aros da bicicleta.

Para asfalto e superfícies de terra, a largura de um pneu slick ou semi-slick deve ser de 1,5. Para a praia, o ideal é que seja um pouco acima de 1,5 de largura.

Lembre-se que a largura é um fator importante. Quanto mais largo, mais esforço de pedalada ele exigirá. Portanto não invista em larguras maiores sem necessidade real.

Pneus Cross Country e Mud

Os pneus cross country são perfeitos para percursos longos, com trilhas com obstáculos, como acontece com caminhos rochosos, montanhas e trilhas.

Aqui, os cravos são mais elevados e próximos uns dos outros.

Já o chamado pneu mud está adaptado para trilhas com presença de solo molhado – o de barro, por exemplo. Seus cravos são altos e espaçados.

Essa distância entre os cravos se adapta bem à lama, não a acumulando no pneu.

Pneus Downhill

pneu-bike-cravosDentre todos os pneus de bicicletas, o downhill é o mais resistente.

Sua rigidez e medidas são as maiores: seu aro é 26 e seu diâmetro interno mede 66 centímetros. Em termos de largura, ela pode variar entre 2.1 e 2.7 polegadas.

Portanto é importante estar atento: alguns pneus downhill podem acabar raspando no quadro da bicicleta. É importante conhecer as medidas compatíveis com a sua.

Atenção também ao garfo de suspensão. Ele deve ser bem forte.

Construção dos Pneus de Bike

A roda da bicicleta é composta por uma câmara de ar, que é revestida pelo pneu.

Os pneus tipo clincher, os mais encontrados, são montados diretamente nos aros e abraçam a câmara no meio. A borda interna é preenchida com uma trama de kevlar, permitindo até mesmo que o pneu dobre.

Pneus tubulares são bem semelhantes aos clincher. No entanto, são costurados às câmaras de ar, e então colados ao aro – aqui, feitos de carbono.

São pneus mais caros, mas mais difíceis de furar. Quando isso ocorre, ele ainda fica aderido ao aro, prevenindo acidentes em alta velocidade.

Por fim, os pneus tubeless não possuem câmara de ar; por isso, exigem aros adaptados ou especiais. Sua grande vantagem é que não só são mais difíceis de furar como também demoram muito mais para esvaziar se isso ocorrer.

Para aumentar a resistência a furos, podem receber uma camada de líquido selante. O único porém é que os tubeless tendem a ser mais pesados.

Invista num Pneu de Qualidade para sua Bicicleta

bikeDe nada adianta saber qual o pneu ideal para a sua bicicleta se você não prestar atenção à qualidade dele.

Pneus baratos podem furar ou mesmo rasgar com facilidade. Esvaziam em pouco tempo, podem deformar e podem acabar danificando outras partes da sua bike.

Outro problema de pneus de menor qualidade é o arrasto, que “prendem” a bicicleta ao chão quando o objetivo é acelerar. O arrasto é especialmente frustrante em pneus com cravos.

Por fim, fique sempre atento à calibragem do pneu da sua bicicleta!