A horta hidropônica consiste no cultivo de vegetais apenas com a imersão de suas raízes em água rica em nutrientes, dispensando completamente a terra. Veja a seguir como ela funciona.[clear]
A hidroponia não é uma prática moderna: é conhecida desde o tempo do Egito Antigo, da China e dos astecas.
Por volta de 1935 um pesquisador norte-americano estudou a nutrição de plantas e em seu laboratório iniciou as pesquisas da hidroponia que atualmente se usa para cultivo comercial.
Atualmente a técnica é utilizada no mundo inteiro para a produção de plantas com fins alimentícios e ornamentais.
Hortaliças como alfaces, rúculas, tomates, moranguinhos até flores como orquídeas e rosas de corte. Para cada um dos tipos de plantas existem técnicas desenvolvidas para produção.
[h2 type=”2″ width=””]Nutrição da Hortaliça no Cultivo Tradicional[/h2]
No cultivo de modo convencional, a planta é colocada no solo ou em substrato próprio para seu cultivo. As raízes das plantas conseguem captar os nutrientes dissolvidos na solução do solo, quando disponíveis para a planta.
O veículo é a água.
Os microorganismos presentes no solo já fizeram o seu papel, decompondo os elementos complexos orgânicos no sistema de compostagem e reduzindo a elementos químicos compostos e simples de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e outros.
Então, se nesta solução faltar algum nutriente, se não for adicionado, não haverá possibilidade de ser absorvido e utilizado pela planta.
Haverá carência e consequentemente o vegetal não terá seu desenvolvimento pleno. As folhas apresentarão evidências de deficiência e haverá comprometimento da produção.
[h2 type=”2″ width=””]Horta Hidropônica: Nutrição da Hortaliça[/h2]
No cultivo hidropônico, estudos químicos realizados têm listados os elementos químicos necessários para a produção daquela determinada hortaliça (ou ornamental), então não há carência.
Se houver excesso de salinidade, detectada por análise da água disponível no meio de cultura, esta solução é imediatamente trocada por água limpa e novas dosagens, minimizando o problema.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Hidroponia no Quintal ou Varanda[/h2]
Em quintais ou terraços também é possível cultivar hortaliças em mesas ou bancadas de cultivo, instalando os canos de PVC com leve inclinação e colocar em local bem iluminado, de preferência pelo sol da manhã, já que o sol da tarde é muito quente e pode literalmente cozinhar as raízes dentro dos canos
O manejo da horta hidropônica deve ser feito todos os dias, verificando o desenvolvimento das mudas e a sanidade. Mãos limpas para cuidar das plantas é um fator necessário.
Folhas que caíram, plantas fenecidas ou com aparência de doentes deverão ser retiradas imediatamente do meio de cultura, evitando a transmissão de patógenos para as outras mudas.
Quando as plantas completam o seu ciclo, como pimentões, pimentas e tomates, retira-se a muda, lava-se o substrato inerte com bastante água e recomeça-se tudo novamente.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Cuidados com Horta Hidropônica ao Ar Livre[/h2]
[box type=”mais” align=”right”] [h3 type=”2″]Artigos desta Série[/h3]
- Horta Hidropônica: Como Funciona
- Cultivo Hidropônico: Tipos de Cultivo
- Hidroponia: Vantagens e Desvantagens
- Horta Doméstica Hidropônica: Como Fazer
- Diferentes Sistemas para o Cultivo Hidropônico
- Hidroponia ou Cultivo em Solo? Qual Escolher
[/box] A cultura feita ao ar livre no quintal estará sujeita às intempéries. Evitar excessiva exposição ao sol para hortaliças. O vento é também um problema, assim como o frio no inverno.
Muitos optam por colocar um ripado com tela tipo sombrite a 60% de sombreamento, diminuindo assim o impacto das gotas de chuvas na cultura.
Alfaces, por exemplo, são hortaliças frágeis que a chuva pode colar na terra, prejudicando a qualidade das folhas.
Para cultivar tomates e pimentões (Capsicum annuum) não se esquecer de tutores, que ajudam a resistência a ventos e podem permitir um cultivo mais limpo.