A grande maioria das produções é feitas em cultivo protegido dentro de estufas. Isto permite grande controle sobre insetos e outras pragas, pois as estufas são também feitas de modo a permitir a entrada do ar, mas não de insetos voadores.[clear]
As plantas cultivadas na hidroponia não têm contato com a terra e, portanto aqueles agentes patogênicos que podem causar doenças em humanos não estão presentes.
O uso de venenos e agrotóxicos no sistema hidropônico não está, no entanto, descartado, mas a possibilidade de controle é maior num meio fechado.
Também no cultivo hidropônico é possível a utilização de “venenos verdes”, à base de óleo de neem e os já comentados chás de plantas repelentes, pulverizados sobre a cultura.
No entanto, quando ocorre a contaminação das plantas por agentes patogênicos, como fungos e bactérias, a perda de enorme quantidade de plantas é o grande problema, pois as doenças se propagam rapidamente, contaminando a produção.
O fornecimento de nutrientes é controlado e próprio para cada cultura em produção.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]A Tecnologia do Cultivo em Hidroponia está bem Avançada[/h2]
No cultivo sem solo mineral, há diversas técnicas utilizadas.
Algumas usam apenas água com soluções nutritivas outras usam com substratos inertes que servem de ancoragem para a planta.
Pesquisas desenvolveram técnicas que têm sido aperfeiçoadas e existem diversas empresas que fornecem desde materiais de cultivo, partículas especiais para meio hidropônico, nutrientes, estufas para cultivo protegido a equipamentos como calhas para a produção, bombas e mangueiras.
A tecnologia é bastante avançada neste setor.
As plantas recebem o que necessitam para crescer, florescer, frutificar, como no caso dos tomates e para a produção de folhas perfeitas, sem danos na sua estrutura e forma, como nas folhosas como as alfaces.
A higienização dos produtos hidropônicos é mais fácil, eles já vêm limpos de terra e de outras impurezas.
Mas não aconselho a que sejam consumidos sem a devida passagem pela água limpa para utilização culinária.[clear]
[h2 type=”2″ width=””] Desvantagens do Cultivo em Solo[/h2]
Já em regiões agrestes, de climas ásperos pode representar grande prejuízo na área comercial, com a perda de colheitas por granizo ou seca, como para produção de melancia, melão, abóboras, milho e batatinhas.
A contaminação do solo com excesso de fertilizantes ou por venenos para combate a pragas de lavoura é uma realidade e grandes monoculturas têm grandes problemas com isto.
A contaminação destes elementos em lençóis freáticos (água subterrânea), riachos e córregos junto a lavouras tem sido a grande preocupação de ambientalistas que se dedicam a estudar o meio ambiente e as causas da degradação de solos e águas.
Também neste solo estão presentes organismos patogênicos que causam doenças nas plantas e até em animais e seres humanos.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens do Cultivo em Solo ou Substrato[/h2]
[box type=”mais” align=”right”] [h3 type=”2″]Artigos desta Série[/h3]
- Horta Hidropônica: Como Funciona
- Cultivo Hidropônico: Tipos de Cultivo
- Hidroponia: Vantagens e Desvantagens
- Horta Doméstica Hidropônica: Como Fazer
- Diferentes Sistemas para o Cultivo Hidropônico
- Hidroponia ou Cultivo em Solo? Qual Escolher
[/box]
Como vantagem há a facilidade de utilização de máquinas e implementos agrícolas para grandes e extensas lavouras, grandes produções de soja, trigo, oleaginosas e indústria açucareira para produção de açúcar ou bicombustível.
Também na fruticultura o emprego de solo mineral é uma prática utilizada com sucesso.
Seu emprego em hortaliças, dependendo do clima é uma prática comum. É como podemos realizar nossas hortas domésticas, por exemplo.