Além das propriedades terapêuticas, o chá conquista por todo o ritual que envolve – e a possibilidade de experimentar novas combinações. Conheça algumas a seguir.[clear]
Até hoje nos deliciamos com chás – seja para nos refrescar no verão, para nos aquecer nos dias frios, para melhorar nosso humor, para receber amigos…
Há chás para todos os gostos e males. Chá para dormir, chá para acordar. Alguns são perfumados outros medicinais feitos da planta seca. E aí nossa imaginação fica dando voltas.
Além dos chás importados e os nacionais de boa qualidade, temos também os caseiros, como o do cidrão (Lippia triphylla), a hortelã (Mentha) e a melissa ou erva-cidreira (Melissa officinalis), que até crianças pequenas podem tomar.
Conheça a seguir ótimas sugestões para aproveitar algumas plantas e fazer chá das formas mais criativas.
[h2 type=”2″ width=””]Combinando Ervas: Hortelã, Melissa e o Hibisco-de-Chá[/h2]
Para iniciantes, sugerimos um vaso de tamanho médio, preparar o substrato para cultivar e plantar ali hortelã e melissa. Qual hortelã?
Há muitas, todas ótimas. Você acha em floriculturas e até em supermercados.
Sua consorciação com melissa acentua o sabor das duas porque aumenta o teor de óleo essencial das suas folhas.
Num outro vaso maior e de barro (mais pesado), preparar as sementes e colocar a rosele, o famoso hibisco-de-chá (Hibiscus sabdariffa), vendido comercialmente sozinho ou misturado com chá preto.
Se não quiser plantar em vaso, poderá colocar no chão, num canteiro, é muito ornamental e poderá ficar inclusive no jardim. Atinge boa altura, por isto a recomendação do vaso pesado.
O sabor do chá de seus frutos é intenso, bastante ácido e a cor, então é vermelho-púrpura, fica linda numa jarra com gelo ou xícara.
Para quem achar demasiadamente ácido, fazer diluído ou misturado a chá-de-mate ou mesmo chá-preto.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Sementes de Cardamomo e Flor de Jasmim Acompanham Cafezinho ou Chá[/h2]
O café de todos os dias pode ficar diferente. Temos duas sugestões: sementes de cardamomo (Elletaria cardamomo) ou flores de jasminzinho (Jasminum sambac).
Fazer o café ao seu gosto, tradicional ou instantâneo. Usar uma semente de cardamomo esmagada no fundo da xícara. Seu café nunca será o mesmo depois!
O cardamomo é vendido em lojas especializadas em condimentos, seu valor não é muito acessível, mas para um café sofisticado será perfeito e valerá o investimento.
Já este jasminzinho, entre tantos jasmins que existem e que não são para ser usados em chás, é um que poderá cultivar no seu jardim.
É um arbusto meio trepadeira, de regiões amenas a quentes e produz flores pequenas, brancas e perfumadas. Usa-se apenas a flor.
Após colocar o café na xícara, dê uma volta no jardim, colha uma flor (e lave-a, claro) colocando dentro da xícara. O odor imediatamente se desprende, pois o óleo essencial contido nas pétalas tem notas voláteis. Também, seu café nunca mais será o mesmo!
Se não aprecia café, sem problemas: as flores de jasmim e as sementes de cardamomo podem acompanhar seus chás. São versáteis e deliciosos.
Só para complementar, o cardamomo pode perfumar aquele leite gelado antes de dormir. Pode comer a semente também, o sabor é muito bom.