E se você adotasse a alimentação caseira para cães, feita por você mesmo, no lugar da ração industrializada? Sim, é totalmente possível – e, dependendo do tamanho do seu pet, mais econômico e nutritivo. Entenda melhor sobre comida natural para seu cachorro, feita totalmente em casa, e confira quatro boas receitas.
A Natureza Alimentar do Cachorro: Um Carnívoro Domesticado
Os cães são essencialmente carnívoros, mas o longo tempo de evolução desta espécie junto ao homem fez com que se adaptassem à nossa dieta. Assim adquiriram um paladar muito próximo do nosso nos dias atuais.
Dizemos, portanto, que o cão é um carnívoro não estrito. Ou seja, a base da sua dieta ainda são carnes, vísceras, ossos… mas também pode se alimentar de ovos, vegetais, frutas e carboidratos.
O sistema digestivo dos carnívoros é extremamente ácido, sendo capaz de digerir facilmente as proteínas das carnes.
Por outro lado, os cães não mastigam o alimento: apenas rasgam e engolem em pedaços menores. Não possuem enzimas específicas para a digestão do amido, motivo pelo qual dietas com altos níveis de carboidrato ou com muitas fibras vegetais não são bem aproveitadas por esses animais.
Quais São as Necessidades Nutricionais dos Cães
Cachorros são capazes de comer praticamente tudo o que nós lhes oferecemos. Porém, o fato do cão gostar não significa que faça bem a ele!
A base da dieta dos cães deve sercomposta por proteína animal de boa qualidade (carne vermelha, frango ou peixe), gordura, pouco carboidrato e um complemento de verduras e legumes.
Alimentos Proibidos para o seu Cão
Cães e pessoas pertencem a espécies diferentes. Por isso não dê restos de comida “de humanos” para o seu melhor amigo!
Também não tente fazer do seu cachorro um vegetariano ou vegano. Pessoas conseguem se manter saudáveis neste tipo de dieta. Porém, diferentemente de nós, os cães ainda são animais essencialmente carnívoros e a privação de carne é altamente prejudicial para eles.
Aqui vai a lista de alimentos proibidos para o consumo de cachorros:
- Alho e cebola: podem danificar as células vermelhas do animal e levar ao vômito, anemia e fraqueza;
- Abacate: Pode prejudicar o coração do cão, além do bom funcionamento gastrointestinal dele. Espere vômitos e diarreias;
- Chocolate: considerado até mesmo venenoso para o cachorro. Pode elevar a agitação e a temperatura corporal do pet, sede demasiada, convulsões e tremores.
- Macadâmia e nozes: não são bons para o sistema nervoso e muscular dos cães. Causam aumento da temperatura corporal, tremores, letargia, fraqueza e vômitos.
- Massa de pão: provoca envenenamento alcoólico em um cão. Afinal a fermentação acaba ocorrendo no trato digestivo. Atenção a possíveis distensão abdominal, vômitos, letargia, desorientação, falta de coordenação motora, dificuldades respiratórias, convulsões, tremores e até estado de coma;
- Uva e uva passa: são alimentos que afetam negativamente os rins, principalmente pelo fato dos pets não terem a capacidade de digerir tais alimentos. Se ingeridos, é possível notar reações como uma letargia maior do pet, bebendo muito mais água, urinando mais e, por vezes, vomitando.
Dieta Básica para um Cão Saudável
Antes de adotar a alimentação caseira para cães, certifique-se de que ele está saudável. Afinal cães com doenças cardíacas, hepáticas, pancreáticas, renais ou outras doenças crônicas precisam de alimentação específica.
Uma dieta básica para um cão saudável pode ser composta pela combinação dos seguintes itens:
- Carnes: carne de vaca, porco, frango, coelho, carneiro, peixe e até carne de rã ou exóticas;
- Vísceras: coração, fígado, rins, pulmão (bofe), baço;
- Carboidratos: batata- baroa, batata-doce, batata inglesa, inhame, mandioca (aipim), arroz (de preferência integral), macarrão;
- Legumes e verduras: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aspargos, batatas, beterraba, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, espinafre, inhame, jiló, mandioquinha, mandioca, nabo, palmito, pimentões, quiabo, pepino, rabanete, tomate, vagem;
- Sim, frutas! Mas sem sementes e em quantidades pequenas. Caqui, maçã, pera, banana, kiwi, manga, goiaba, morango;
- Casca de ovo: a casca de ovo seca e moída atua como fonte de cálcio.
Proporções Entre os Alimentos na Alimentação Natural para Cães
Um cálculo fácil é dividir a dieta do seu cachorro em três partes iguais, desta forma: carnes, carboidratos e vegetais. Do total, acrescente entre 5% a 10% de vísceras. Por exemplo:
- 300g de carne;
- 300g de carboidrato;
- 300g de vegetais;
- 50 a 90g de vísceras;
- 1 colher de chá de farinha de casca de ovo
Qual a Quantidade Diária de Alimento a Oferecer para o Cachorro?
A quantidade de alimento que um cão deve ingerir por dia varia de acordo com sua idade, tamanho e nível de atividade física. Em média podemos calcular:
- Cães muito pequenos (ex: pinscher, chihuahua): 10% do seu peso. Ou seja, um cão com 1kg comerá 100g de alimento por dia.[space]
- Cães pequenos e médios (ex: poodle, maltês, cocker spaniel): 6% do seu peso. Ou seja, um cão com 10 kg comerá 600g de alimento por dia.[space]
- Cães grandes ou muito grandes (ex: pastor alemão, boxer, rottweiller): 4% do seu peso. Ou seja, um cão com 40kg comerá 1,6 kg de alimento por dia.[space]
Importante: Estas quantidades são diárias! Portanto devem ser divididas em pelo menos duas ou três porções em um dia. Assim, um rottweiller de 40kg comerá duas porções de 800g a cada 24 horas.
Dicas para Preparar a Alimentação Caseira para Cães
- Os alimentos caseiros para cães devem ser cozidos em água. E sem temperos;
- Os carboidratos e vegetais devem ser sempre bem cozidos, pois os cães não conseguem digerir estes alimentos crus. Quanto mais cozido, mais fácil será digerido e melhor aproveitado pelo cão;
- As carnes e vísceras não devem ser muito cozidas – de preferência deixe-as mal passadas. O sistema digestivo carnívoro do cão as utiliza melhor assim;
- Quando servir, o ideal é misturar todos os alimentos. Afinal muitas vezes o cão irá escolher comer apenas as carnes. Adicione uma pitada de sal;
- O alimento preparado pode ser separado em pequenas porções e mantido no congelador. Assim podemos cozinhar uma quantidade maior de alimento por vez e poupamos tempo no dia-a-dia.
Outros Alimentos que Podem ser Incluídos na Alimentação Natural Canina
- Ovos: o ovo é um alimento rico em vitaminas e minerais e sua proteína é extremamente digerível – um ótimo alimento para fazer parte da dieta do seu cão. O ovo pode ser dado uma a duas vezes por semana, substituindo 50g de carne por um ovo;
- Azeite ou óleo de côco: um fio de óleo vegetal é benéfico para a saúde do cão, principalmente para a pele e pelagem;
- Iogurte: os cães adoram e o iogurte atua como probiótico natural. Evite os iogurtes com aromas e açúcar;
- Frutas: podem ser dadas ao cão e são saudáveis, porém o excesso pode fornecer muito açúcar. Mesmo as frutas cítricas não costumam fazer mal aos cães, pois o pH do seu estômago é super ácido.
4 Receitas de Alimentação Caseira para Cães
Receita de Alimentação Natural para o Cão Adulto Saudável
Ingredientes:
• 100 gramas de carne moída;
• 50 gramas de bife de fígado;
• 100 gramas de abóbora cabotiá.
Modo de Fazer:
Asse o bife de fígado a 200 graus por 10 minutoa – e sem tempero. Prepare a carne moída, também sem nenhum tempero, com a própria água liberada por ela.
Cozinhe a abóbora sem a casca. Depois misture todos os ingredientes em um liquidificador até atingir uma textura pastosa.
Receita para Filhotes que Acabaram de Desmamar
Ingredientes:
• 200 gramas de carne para guisar;
• 2 cenouras;
• 3 tomates;
• Azeite extra virgem.
Modo de Fazer:
Corte em cubinhos os tomates e as cenouras. Misture-os em uma panela e os refogue. Adicione a carne em cubos maiores e cozinhe.
Receita de Alimentação Caseira para Cães Debilitados
Ingredientes:
• 100 gramas de coração de boi;
• 100 gramas de fígado de boi;
• 100 gramas de músculo de boi;
• 1 inhame;
• 1/2 beterraba.
Modo de Fazer:
Cozinhe todos os ingredientes. Em seguida bata tudo no liquidificador ou em um processador até atingir uma consistência pastosa de purê.
Misture a receita à ração do seu cachorro.
Receita de Alimentação Caseira para Cães Idosos
Ingredientes:
• 50 gramas de mandioquinha;
• 50 gramas de batata-doce;
• 50 gramas de chuchu;
• 50 gramas de cenoura.
Modo de Fazer:
Cozinhe os legumes, separe a água do cozimento e bata-os no liquidificador. Adicione aos poucos a água onde os legumes foram cozidos. Quando atingir o ponto papinha estará pronto.
Importante: este guia é um guia básico para cães saudáveis, para uma dieta específica para a idade e condição física do seu cão, consulte um veterinário nutricionista. Cães com doenças crônicas não devem mudar a alimentação sem o acompanhamento de um médico veterinário. Faça exames de saúde no seu cão regularmente.