Yoga: Qual Linha Escolher?

Escrito por

 

A palavra yoga deriva da raiz yuj – do sânscrito, significa atar, reunir, ligar, e também pode significar união ou comunhão.

É um sistema filosófico-prático, onde o praticante busca encontrar o equilíbrio e o domínio de si mesmo através de exercícios específicos.

Na yoga é possível que muitos tomem um determinado caminho como meio para a auto realização e outros, por seu lado, tomem outro caminho, mas eu afirmo que não há absolutamente nenhuma diferença entre suas diversas práticas.

– B.K.S.Iyengar

Benefícios da Yoga

Para o controle do corpo são praticadas posturas chamadas de ásanas, exercícios para o controle respiratório chamado de pranayamas e ainda relaxamentos chamados de yoga nidra, além da prática meditativa.

Yoga – qual linha escolher - beneficiosOs benefícios comprovados incluem melhor desenvolvimento da consciência corporal, melhoras na respiração e resistência e o fortalecimento do corpo e maior resistência mental.

Alguns estudos apontam também para o fato de que praticantes com estados depressivos e crises de ansiedade apresentam uma grande melhora após algum tempo da prática do yoga.

Além disso, a prática regular equilibra os chakras, cuja palavra do sânscrito significa roda, centro.

Os chakras são responsáveis pela nosso equilíbrio físico e emocional e responsáveis também por receber e transportar a nossa energia vital (prana).

Linhas mais Conhecidas de Yoga

Hatha-Yoga: Ha =Sol / Tha = Lua
Prática que trabalha o equilíbrio entre a mente e o espírito através do corpo. Muitas ramificações e escolas surgiram através do hatha-yoga.

Asthanga-Yoga: Astha=Oito / Anga= Partes ou membros
Chamada de yoga de oito passos, esta prática é mais vigorosa e com séries fixas, aprendidas progressivamente pelo praticante.

Iyengar-Yoga: Recebeu o nome do próprio criador B.K.S.Iyengar, aonde nas suas práticas há utilização de acessórios como blocos e elásticos para auxílio da postura sendo assim uma yoga mais detalhista.

Power-Yoga: Como o próprio nome diz uma escola que traz movimentos mais forte exigindo uma maior força e condicionamento do praticante.

Yoga Integral: Seu criador Sri Aurobindo reformula o yoga de acordo com as necessidades do homem moderno.

Há muitas outras escolas ou, melhor dizendo, muitas formas de praticar, como mantra-yoga, swastia-yoga, bakti-yoga, kundalini-yoga e outras mais.

Vamos Praticar Yoga?

O que é mais importante é você viver, praticar e experimentar os benefícios desta prática tão milenar que vem beneficiando milhares de pessoas em volta do mundo.

A prática do yoga proporciona o conhecimento de si e a união do ser com o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Através de sua prática diária os praticantes se sentem conectados com essa energia do universo, equilibrando toda sua vida – tanto física, mental e espiritual, beneficiando não só a si próprio mas também as pessoas ao seu redor.

Yoga – qual linha escolher - praticaDevolve ao ser humano esta conexão com o Alto fazendo com que o dia a dia seja mais do que um simples ato de sobrevivência, mas sim uma nova forma de viver a cada momento com plenitude,amor e equilíbrio.

NAMASTÊ – “O Deus que vive em mim saúda o Deus que habita em você”

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: RelaxingMusic, Daniela Vladimirova, "PictureYouth"