Sonho de muitas pessoas que moram em casas e possuem espaço sobrando no terreno, a construção da sauna à vapor possui particularidades. Conheça-as e tire o seu projeto do papel.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Inclinação do Teto da Sauna à Vapor[/h2]
O teto da sauna a vapor deve ter uma inclinação igual a 10% do prolongamento. Por exemplo: se o prolongamento é de 2 metros, a inclinação deve ser igual a 20cm.
Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas d’água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não sobre a cabeça das pessoas, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.
[h2 type=”2″ width=””]Isolamento Térmico[/h2]
Na sauna à vapor é importante que se faça um isolamento térmico com vermiculita. Esse material é um mineral com propriedades térmicas e acústicas.
Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa do cimento e vermiculita. A proporção é de 5 latas de vermiculita para cada lata de cimento.
Adicione água até dar liga e faça um reboco com 2,5cm a 3cm de espessura. Deixe secar por completo (2 a 3 dias) e só depois dê o acabamento escolhido.
Assim a temperatura permanecerá conforme o programado.
[h2 type=”2″ width=””]Revestimentos para sua Sauna à Vapor[/h2]
As paredes da sauna à vapor podem ser revestidas com epóxi, azulejos, mármore ou até mesmo tinta látex. No entanto o teto deve ser sempre liso, sem rejuntes de azulejos, para que não ocorra a presença de indesejáveis gotículas d’água.
Já para o piso utilize materiais anti-derrapantes: borracha, ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.
[h2 type=”2″ width=””]Pontos de Água e Escoamento[/h2]
Não esqueça de prever um ralo no interior do ambiente e outro próximo ao aparelho, caso este esteja instalado fora do recinto.
É importante deixar dois pontos de água. Um para alimentar o equipamento e outro livre dentro do recinto.
Só assim você poderá, sem sair para fora da sauna, encher um balde com água e derramar sobre sua cabeça. Ou ligar possíveis chuveiros internos para uma ducha.
[h2 type=”2″ width=””]Entrada e Circulação de Vapor na Sauna[/h2]
A entrada de vapor da sauna deve ser um canto neutro, próxima à parede frontal aos bancos. Sua altura pode variar entre 20cm e 30cm.
Para obter a movimentação do vapor, faça um orifício de ¾” (para saunas residenciais), próximo ao teto, na parede que estiver atrás dos bancos ou na lateral próxima.
O orifício deve ser feito em sentido diagonal em relação à entrada de vapor. Assim ele se movimentará uniformemente ao longo da bancada.
[h2 type=”2″ width=””]Iluminação e Porta da Sauna à Vapor[/h2]
Para a iluminação do recinto utilize luminárias blindadas e instale o interruptor fora o ambiente.
A porta deve ser impermeável, térmica e possuir visor transparente. Deve sempre abrir para fora do ambiente.