Sala de Jantar em Espaços Pequenos

Escrito por

Os apartamentos sofreram uma redução de 28% em seus tamanhos médios nos últimos dez anos – e, com isso, um dos cômodos que mais se desfavorece é a sala de jantar. Mas fique tranquilo: com as nossas dicas, é possível montar a sua nas menores áreas.

Toda casa precisa oferecer um espaço para que as refeições sejam feitas. Salas de jantar não apenas devem ser lugares confortáveis para comer com calma como também para acolher a sociabilização que sempre acontece ao redor da mesa.

Mesmo casas e apartamentos mais apertados podem contar com uma sala de jantar. Confira os truques a seguir.

Meça o Espaço Disponível para a Sala de Jantar

sala de jantarNão adianta sair comprando os móveis da sala de jantar sem antes medir a área disponível para eles – incluindo aí os espaços de circulação. Você deverá anotar tudo num bloco – de preferência com um desenho da planta baixa do lugar.
Só então você poderá ir às compras.

Então, o ideal é levar uma trena para medir mesas, cadeiras, bancos e tapetes que vir na loja. Eles deverão possuir proporções compatíveis com as suas anotações.

Se você não possui espaço algum disponível, deverá considerar uma cozinha americana, onde será possível realizar as refeições na bancada que dá para a sala, como num bar. Bastará comprar bancos altos.

Delimite a Área da sua Sala de Jantar

Por menor que seja o espaço destinado à sala de jantar, delimite-o. Isso cria uma sensação de organização do espaço, permitindo até mesmo que espaços muito próximos possuam decorações distintas.
Uma forma de fazer isso é colocando um tapete sob a mesa de jantar. Lembre-se: ele também deverá estar sob as cadeiras mesmo quando elas estiverem afastadas da mesa.

Outra forma é pintando as paredes que correspondem ao espaço das refeições. Você também pode optar por instalar papel de parede ou espelhos.

Por fim, você pode ser ainda mais direto e separar o espaço da sala de jantar com painéis, cobogós ou biombos. Fica estilosíssimo e é bem eficiente.

Disposição dos Móveis numa Sala de Jantar Pequena

sala de jantarOs formatos de mesa que melhor aproveitam um espaço reduzido são o quadrado e o retangular.

O quadrado é ideal para o caso de você morar sozinho ou com no máximo mais uma pessoa. Uma mesa quadrada pequena comportará dois lugares – e por isso poderá ficar encostada numa parede.
Numa um pouco maior, mas ainda não tão grande, caberá quatro indivíduos. Dá para chamar um casal para jantar, por exemplo.

A mesa retangular permite, de saída, que quatro pessoas se sentem: se o espaço de circulação for reduzido, duas de cada lado.

Uma forma de economizar na metragem de circulação de um dos lados é colocar um sofá a partir da parede ou de um banco que tenha o mesmo comprimento que a mesa.
Assim, as pessoas se sentarão encaixando-se no espaço entre a mesa e o sofá, sem necessidade de se afastar para sair, como é o caso das cadeiras.

Se a área permitir, encoste a parte mais estreita da mesa de jantar na parede e aproveite o lado oposto com uma cadeira e as laterais com quantas couberem.

Embora a princípio menos eficientes, mesas redondas poderão se sair bem se posicionadas num canto de encontro de duas paredes, cada uma com um sofá ou banco embutido. A outra metade da mesa pode ser aproveitada com cadeiras.

Caso a simples colocação de uma mesa e cadeiras atrapalhe muito a circulação para o restante da casa, adquira versões dobráveis, que fiquem graciosamente encostadas no canto aonde poderão ser utilizadas apenas na hora das refeições.

Dicas para Fazer a Sala de Jantar Parecer Maior

sala de jantar

O espelho “duplica” a sua sala de jantar

Você já equacionou a questão da área reduzida: agora é possível comer confortavelmente sem atrapalhar o espaço de circulação. Mas ainda é importante ter cuidado para que ele não pareça sufocante demais. Ninguém quer almoçar ou jantar num lugar claustrofóbico.

Uma dica é que a mesa fique perto de uma janela que traga luminosidade para dentro do ambiente. Se isso não for possível, instale uma luminária ampla, pendente a partir do teto, sobre a mesa. A claridade tende a “ampliar” os lugares.
A lâmpada de luz amarela é a ideal para realizar refeições.

Se você quiser dar a sensação de que a área é o dobro do que realmente é, coloque um espelho grande na parede mais próxima à mesa. Ele pode ocupar a superfície inteira ou a maior parte dela a partir da altura das pessoas sentadas.
A boa notícia é que o espelho também duplica a claridade gerada pela janela ou pela luminária.

Substitua o aparador por um carrinho de serviço com rodinhas. Muitos são dobráveis e podem ficar embaixo da mesa quando não estiverem sendo usados.

Opte sempre por cores claras ou neutras. Você sempre pode dar um toque alegre com um ou outro objeto de cores vibrantes.

Lembre-se: transparência ajuda a deixar o lugar mais leve e amplo. Considere um tampo de vidro para a mesa e cadeiras de acrílico.