Não basta ter as medidas certinhas do seu espaço e do móvel que você adorou. Antes de comprá-lo, é muito importante levar em conta o espaço de circulação que ele exige, e consiste nas medidas mínimas ao redor do móvel, portas e corredores, permitindo a livre passagem das pessoas.

Um ambiente que não respeita as áreas mínimas de circulação não só aparenta ser “sufocante” e “esconde” a beleza dos móveis como acaba provocando esbarrões e possíveis tombos – não só dos moradores e visitantes quanto também dos objetos.

Conheça a seguir as medidas mínimas e as melhores dicas para garantir um espaço de circulação suficiente para a sua casa.

Espaços de Circulação na Sala de Jantar

sala de jantarUm dos ambientes aonde a circulação faz mais diferença é na sala de jantar.

Afinal, é preciso haver um espaço mínimo entre mesa e parede para que as pessoas consigam passar, puxar as cadeiras e se sentar.

Esse espaço mínimo deve ser de 90cm.

Se a mesa de jantar fica perto de outro móvel – um armário, um aparador ou um sofá, por exemplo – o intervalo entre eles precisará ficar em torno de 1m 25cm.

E as próprias cadeiras ao redor da mesa de jantar devem respeitar espaços mínimos de circulação: elas devem estar afastadas cerca de 50cm umas das outras.

Assim, uma mesa de jantar de quatro lugares, quadrada ou redonda, deve ter um metro; uma de seis lugares retangular deve medir no mínimo 1m 60cm x 90cm; e uma retangular de oito lugares precisa ter, no mínimo, 2m x 90cm.

Mesas redondas de seis lugares devem ter a partir de 1m 20cm de diâmetro e as de oito lugares, 1m 60cm.

Todas essas medidas aumentam 20 cm por cadeira caso estas possuam braços.

Fique atento, ainda, à altura relativa entre mesa de jantar e cadeiras: o espaço padrão é que o assento das cadeiras fiquem a 43 cm do chão e o tampo da mesa a 75 cm. O ideal é escolher mesas e cadeiras e experimentá-las juntas antes de comprar.

Salas de Estar e TV: Medidas de Circulação

sala de estarSalas de estar e de TV são essencialmente espaços de acomodação de pessoas – portanto pedem o respeito a algumas medidas mínimas de circulação.

Entre sofás, poltronas e mesinhas laterais, o aconselhado é 40 cm de espaço; entre esses e a parede, 10 cm são suficientes para acomodar cortinas sem embolá-las.

O ideal é que exista de 65 cm a 70 cm entre a mesa de centro e os móveis – sofás, poltronas, racks, etc.

Se essas medidas não puderem ser respeitadas, considere retirar algum móvel menos importante. O essencial é favorecer o fluxo.

Uma ótima solução para equacionar um espaço pequeno e a necessidade de lugares para sentar é adotar peças como pufes e banquinhos, que podem ser facilmente deslocados para abrir passagem.

Nas salas de TV, a distância entre o aparelho e o sofá pode ser medido pelo número de polegadas da tela vezes 2,5 e então vezes 3,5 (polegadas x 2,5 x 3,5).

Por exemplo: se a sua televisão é de 50 polegadas, ela deverá ficar a 4m 37cm dos espectadores sentados.

Outro fator é a altura da tela: o recomendável é que fique a 1m 20cm do chão.

Se o rack tiver gavetas, adicione mais 30 cm na distância entre sofá e tevê.

Espaços de Circulação na Cozinha

cozinhaO projeto perfeito prevê um metro de largura na cozinha, sem obstáculos.

A ideia é mais que assegurar a mobilidade de pelo menos duas pessoas, o que é muito frequente na hora de preparo de alimentos e de servir as refeições: é evitar esbarrões e possíveis acidentes com panelas quentes.

Ou seja, a segurança está em questão.

Para entrar na cozinha ou ter acesso à área de serviço, as portas de correr podem ser muito válidas, já que este ambiente concentra armários, geladeiras, freezers e microondas que apresentam portas – logo, exigem mais espaço livre.

Aliás, fogão e geladeira devem ficar cerca de 10 cm afastados da parede e de possíveis móveis laterais, pois precisam de espaço para dissipar, respectivamente, o calor do forno e o do motor.

Vale a pena calcular 65 cm adicionais na área de circulação da cozinha para a abertura do forno. É espaço suficiente para abri-lo e agachar.

Medidas de Circulação nos Quartos

cama abajur quartoCamas devem preservar o espaço mínimo de 60 cm entre elas e possíveis paredes.

Criados-mudos devem respeita a distância mínima de 8 cm da cama, de modo que os lençóis e travesseiros não caia sobre eles.

Guarda-roupas devem contar com 60 cm de área livre diante deles, sendo que 45 cm dela servirá para permitir a abertura das portas e 40 cm para puxar gavetas.

Portas de correr podem ser a saída para o caso de você não poder contar com essas medidas.

Banheiros e Espaço de Circulação

O box precisa ter, no mínimo, 90 cm de largura – menos que isso não permite a liberdade necessária para se movimentar durante o banho.

Já a distância mínima do vaso sanitário à parede oposta é de 60 cm e ter 30 cm de distância de outros elementos, tais como bidê, pia ou chuveiro.

Diante da pia a área livre deve ter a partir de 80 cm.

Tabela de Medidas de Circulação para Móveis

Móveis/ Itens Distância Mínima
Mesa de Centro 65cm a 70cm ao redor
Entre Sofá e Mesa Lateral 40 cm
Entre Sofá e Parede 10cm
Entre Sofá e Rack TV Polegadas x 2,5 x 3,5
Entre Sofá e Rack TV com Gavetas Adicionar 30cm à área
TV Ficar a 40cm do chão
Entre Mesa de Jantar e Parede 90cm
Entre Mesa de Jantar e Móveis 1m 25cm
Entre Cadeiras da Mesa de Jantar 50cm
Entre Chão e Assento da Cadeira 43cm
Entre Chão e Tampo da Mesa de Jantar 75cm
Largura da Cozinha 1 metro
Entre Fogão ou Geladeira e Parede 10cm
Entre Chão e Tampo da Mesa de Jantar 75cm
Forno 65cm para abertura
Entre Cama e Paredes 60cm para cada lado
Entre Cama e Criado-Mudo 8cm
Guarda-Roupa 60cm de área livre diante dele (45cm de abertura de portas, 40cm para puxar gavetas)
Box/ Chuveiro 90cm de área livre
Entre Vaso Sanitário e Parede Oposta 60cm
Entre Vaso Sanitário e Outros 30cm
Pia 80cm de área livre diante dela