Muros de arrimo são ideais para sustentar aterros de elevação de terreno, funcionando como contenção. Conheça os diferentes materiais empregados em sua construção.

Os muros de arrimo podem ser feitos de diversos materiais. Blocos estruturais de concreto ou de cerâmica, pedra ou gabiões de pedra, solo-cimento e pneus são alguns deles

Mas a escolha do material deve ser definida e acompanhada por um engenheiro em todas as fases da construção, do projeto à obra final.

Tipos de Muros de Arrimo

muro de contençao pedra
Muro de arrimo por gravidade – para desnível.

Existem dois tipos de muros de arrimo: por gravidade e por flexão.

O muro de arrimo por gravidade é utilizado em desníveis de pouca altura (entre 1,5 m a 5 m). É formado por pedras que podem ou não ser argamassadas, concreto, gabiões ou pneus usados, de acordo com suas características.

Já o por flexão é o que resiste às forças utilizando o seu peso e o do solo contido para se manter em equilíbrio. São estruturas mais esguias, construídas com concreto armado, podem ter diversas formas.

Padrões de Muros de Arrimo de Alta Resistência

A arquiteta Letícia Pires ilustra alguns padrões de muros de arrimo por flexão:

Muro de Pedra Seca: o tipo mais simples de arrimo. É de fácil construção e de baixo custo.

Muro de concreto ciclópico: recomendáveis para contenção de taludes com altura entre 4 e 5 m. A mão de obra para sua execução exige qualificação devido a utilização de fôrmas.

Muro de solo-pneu: feito de pneus descartados. São obras de fácil construção e de baixo custo, com boa drenabilidade, que utiliza o solo da própria encosta associado a uma estrutura montado com pneus, amarrados uns aos outros, segundo um arranjo estabelecido em função da altura da encosta e das dimensões do muro.

tipos de muro de contençao

Muro de alvenaria de pedra (com rejunte): possuem uma estrutura rígida, com baixa capacidade de deformação, o que exige bom terreno de fundação, drenagem eficiente e prevenção contra tendência ao deslizamento. São estruturas economicamente viáveis para alturas de até 3 m e em situações em que há disponibilidade de pedras e mão-de-obra com mínima qualificação.

Muro de concreto armado: muros de concreto armado podem ser de vários tipos. Têm como principal vantagem diminuir o volume da estrutura de arrimo, embora tenham como fator limitante o seu custo, bem mais elevado que as demais modalidades.

Cuidados na Construção de um Muro de Arrimo



Por se tratar de uma etapa estrutural, a má conclusão de um muro de arrimo pode apresentar riscos. Letícia Pires comenta:

A construção de um muro de arrimo ou muro de contenção deve ser orientado, por um profissional habilitado, que fará o correto dimensionamento, que vai depender de vários fatores, tais como capacidade de suporte do solo de fundação, altura do muro, cargas atuantes, localização, etc. Eles podem ser construídos de vários tipos de materiais.
Larissa Gould é jornalista e atua na área de arquitetura desde 2011. Também trabalha na área cultural e social, além de exercer trabalho voluntário. Mora em São Paulo/SP há quatro anos, mas nasceu no interior do estado. Atualmente escreve para uma revista, de circulação nacional, que engloba arquitetura, construção, interiores e paisagismo, além tocar projetos próprios nos seguimentos citados anteriormente.