O projeto para a construção de muros de arrimo deve levar em conta a carga causada pela chuva. Algumas situações devem ser prevenidas, pois a carga da terra a ser sustentada aumenta consideravelmente. Por isso, alguns cuidados são necessários. Conheça-os a seguir.

Em todos os casos, o cálculo estrutural deve sempre contemplar a carga adicional proporcionado pela água.

Aliviando o Peso da Água dos Muros de Arrimo

Muros de arrimo drenagem no muro
Drenagem no muro de arrimo

Deve-se tirar o máximo de água da parte de trás dos muros para aliviar o peso.

Para isso os muros de arrimo devem ter um sistema de drenagem. Que normalmente é feito com drenos que levam a água para suas laterais.

Esses drenos podem, também, atravessar o muro. Neste caso, veremos os drenos na parte frontal do muro.

A escolha da melhor solução deve vir do arquiteto e do engenheiro.

É importante haver uma camada de brita entre a terra e os drenos, para evitar que a água transporte pequenas partículas de terra para os drenos. O que, com o tempo, fará com que eles fiquem entupidos e percam a sua função, fazendo com que a tração sobre o muro aumente.

Além da drenagem, é importante impermeabilizar atrás dos muros, principalmente se a frente ficar dentro de casa.
Essa impermeabilização fará com que a água só atravesse o muro pelos drenos, mantendo o outro lado seco.

Dicas para a Construção dos Muros

Para supervisionar a obra e conseguir identificar, por exemplo, problemas durante a construção dos muros:

• Nas construções com base em pedras empilhadas sem argamassa o muro não deve exceder a 1,5 m de altura;

• Nos padrões de pedras assentadas com argamassa, ou ainda de concreto ciclópico, deve-se lançar mão de drenos para não sobrecarregar a estrutura;

• No caso de muros com gabiões, é interessante construir a estrutura um pouco inclinada para dentro do maciço, para que, com a acomodação do solo, não haja deslocamentos e o muro pareça estar caindo;

Muros de arrimo feito com pneus
Use pneus de tamanho iguais para o muro de contenção

• O solo usado nos sacos de solo-cimento deve ser peneirado. O saco preenchido com a mistura de cimento-solo na proporção 1:10 em até 2/3 do seu tamanho;

• O muro de pneus deve ser feito amarrando os pneus com cordas de polipropileno de 6 mm ou arame de gabião. Outros materiais podem não resistir.
A dica é ter pneus que tenham altura e diâmetro semelhantes.

Acompanhamento Profissional no Planejamento do Muro de Arrimo

Mas no caso de desconfiar de algum problema, tanto na construção, quanto após ela em sua manutenção deve-se consultar um arquiteto ou engenheiro com urgência.

Constando o problema durante a construção, é necessário tomar providencias imediatas. Contrate profissionais para o cálculo e a execução do muro que melhor se adapte.

É importante frisar que a necessidade de muro de arrimo já é observada pelo profissional capacitado, desde a primeira observação do terreno. E que é necessário tomar todas as providencias para a prevenção de acidentes.

Sua construção é importante para evitar deslizamentos de terra e problemas com propriedades vizinha.

É necessário que esta intervenção seja orientada antes do inicio de demolições, cortes de terreno ou construções que seja necessário aterro.

Função Estética dos Muros de Arrimo


Muros de arrimo com vegetação
Mas, mais que função de proteção e estrutural, os muros podem ser esteticamente agradáveis.

O revestimento com materiais como plantas ornamentais ou painéis de revestimento são algumas alternativas.

No caso, de muros de concreto, pode-se fazê-los inclinados, em patamares. E, ainda, transformá-lo em um jardim vertical, criando um belo elemento arquitetônico e solucionando as diferenças de nível do terreno com elegância.

Larissa Gould é jornalista e atua na área de arquitetura desde 2011. Também trabalha na área cultural e social, além de exercer trabalho voluntário. Mora em São Paulo/SP há quatro anos, mas nasceu no interior do estado. Atualmente escreve para uma revista, de circulação nacional, que engloba arquitetura, construção, interiores e paisagismo, além tocar projetos próprios nos seguimentos citados anteriormente.