Os pergolados são estruturas com vigas espaçadas, muito utilizados em áreas externas e que ajudam a levar sombras aos espaços. Veja a seguir modelos, materiais e ideias originais para projetar o seu.[clear]
Pergolados podem ser montados em jardins, corredores de entrada do terreno, varandas, terraços, estacionamentos e próximos à churrasqueira ou piscina. Eles criam uma espécie de área de transição entre ambientes cobertos e abertos.
Embora a madeira seja muito utilizada, pergolados também podem ser feitos de concreto, ferro, aço e outros. Além disso, podem apresentar diferentes tipos de cobertura – ou nenhuma.
Conheça alguns modelos muito charmosos e inspire-se!
[h2 type=”2″ width=””]Pergolados: Material da Estrutura[/h2]
A madeira ainda é o material mais comum entre os pergolados – e o mais fácil na hora de construir. É possível utilizar troncos brutos, em estado natural, ou peças cortadas e polidas.
É possível pintar a madeira ou deixá-la em estado natural; no entanto, é fundamental fazer um tratamento contra cupins, fungos e impermeabilizá-la, de modo que resista às intempéries.
O eucalipto e o bambu estão entre as espécies de árvores mais populares na hora de montar um pergolado.
Já os materiais metálicos dão um ar mais sofisticado. O ferro, se retorcido ou trabalhado de formas mais sinuosas, fica mais romântico. É perfeito para jardins floridos, por exemplo.
Já o concreto, mais trabalhoso, é contemporâneo e clean. E é sempre interessante combinar dois diferentes materiais, como ferro nas pilastras e madeira nas vigas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Coberturas para Pérgolas[/h2]
O vidro é um dos materiais mais procurados quando a ideia é aproveitar ao máximo a claridade natural sem deixar que uma eventual chuva atrapalhe o uso do espaço. Seu efeito totalmente translúcido permite total contemplação do céu.
O policabornato é menos transparente, mas também é uma opção para quem quer aproveitar a luz natural e proteger o ambiente da chuva. Ele, contudo, pode ser um pouco barulhento com o impacto das gotas, pois amplifica seus ruídos.
Coberturas de palha ou de bambu fino ficam ótimas, se o desejo é apenas proporcionar uma sombra consistente. As vigas de madeira também podem ser modeladas em formatos arrojados, com belo efeito.[space][clear]
Também é possível confeccionar uma cobertura no estilo cortina, a partir de tecidos impermeáveis. Outra ideia é utilizar chapas de metal com design vazado.
No entanto, nenhuma dessas últimas opções protege totalmente contra a chuva. Se este for o desejo, cogite instalar um vidro por cima delas.[space][clear]
Uma saída versátil é a cobertura retrátil, que pode ser recolhida quando quiser aproveitar totalmente a luminosidade.
Por fim, existem as belíssimas coberturas vivas, simplesmente formadas por espécies de trepadeiras que sobem pelas pilastras e se espalham pelas vigas.
Parreiras, bouganvilles e tumbérgias ficam especialmente encantadoras quando florescem.
É importante lembrar que as estruturas verticais devem sempre serem capazes de suportar o peso da cobertura desejada.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Utilidades para a Pérgola[/h2]
Além de gerar sombra e sinalizar um ambiente intermediário entre o interior e o exterior da casa, a pérgola pode servir como sustentáculo para itens da maior utilidade.
Um chuveiro largo pode ficar preso a uma de suas pilastras, virado para o lado de fora. Bancos suspensos ou balanços para crianças também podem ficar pendurados, criando alternativas divertidas para se sentar e descansar.[space][clear]
Se você tiver a intenção de utilizar o pergolado também durante a noite, pendure nele luminárias especiais para a área externa. Verifique, no entanto, se haverá a necessidade de providenciar uma cobertura para proteger a parte elétrica da chuva.