As churrasqueiras à carvão ainda são as prediletas de quem gosta de assar ou grelhar carnes na brasa com todo o ritual próprio do churrasco.[clear]
Atualmente encontra-se uma variedade de modelos tanto para churrasqueiras tradicionais como as high tech.
Selecionamos alguns projetos para você se inspirar. Confira.
[h2 type=”2″ width=””]Modelos de Churrasqueira Tradicional[/h2]
Churrasqueiras tradicionais são inteiramente construídas com tijolo, que pode ser aparente ou receber reboco e, então, um revestimento – ou pintura, pedras, madeira, e assim por diante.
Elas podem ficar com a chaminé tradicional formato coifa porem em tijolo ou ser construída no formato caixa.
À direita temos um exemplo de churrasqueira sem nenhum acabamento complementar: foi construída em tijolo refratário na cor palha mesclada.[space][space][clear]
Aqui temos uma churrasqueira também de tijolo, mas em formato caixa. Foi rebocada e pintada.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Modelos de Churrasqueiras High Tech (ou Moderna, ou com Coifa)[/h2]
Churrasqueiras high tech – também conhecidas como churrasqueiras modernas ou com coifa – são muito utilizadas em apartamentos e casas com espaço para churrasco em estilo mais clean.
É a preferida dos arquitetos e designers, já que deixam o ambiente mais sofisticado e otimiza espaços sem deixar de atender aos apelos dos churrasqueiros que preferem o tradicional churrasco à carvão.
Este tipo de churrasqueira possui diferentes modelos para as partes que a compõem:
[h3 type=”2″]Base da Churrasqueira[/h3]
A base mais utilizada para a churrasqueira high tech é a construída em tijolo aparente, que pode ser caiado ou rebocado e receber pintura ou revestimentos.
Esta opção é a mais utilizada, já que permite que a base seja construída no tamanho que o cliente necessita ou deseja.
Outra opção é a base pré-moldada; no entanto ela possui poucas opções de tamanho, sendo a maior em torno de 84 cm de largura.
Quando optar por este modelo é importante tomar cuidado com a qualidade do fabricante: embora todas as peças pareçam iguais, existe grande diferença na qualidade dos insumos utilizados na fabricação.
A terceira opção é a base de embutir, que são caixas refratárias com revestimento térmico.
São caixas prontas que necessitam de mão de obra especializada para a fixação na parede. Elas esquentam e necessitam de ventilação.
Também é importante observar a qualidade, embora os modelos sejam similares.
Acima temos uma churrasqueira high tech com base em tijolo revestida em granito. Coifa em inox em modelo retangular, vidro na lateral e grill elevação com manivela.[clear]