Inovação: Churrasqueiras High Tech

Escrito por

 

As chamadas churrasqueiras high tech (ou hi tech) são uma versão mais moderna e sofisticada das churrasqueiras tradicionais.

As churrasqueiras tradicionais são totalmente construídas com tijolos aparentes; já as do tipo high tech tem somente a base (que é até onde vai o carvão) em tijolinhos à vista.

O restante é feito com produtos mais modernos que deixam a churrasqueira mais clean: elas recebem coifas e tubulações em inox, chapa pintada ou coifa embutida em dry wall.

Elas também recebem, nas laterias, vidros temperados e resistentes a altas temperaturas, e normalmente utilizam acessórios mais modernos e bonitos, como o grill com grelhas elevatórias.

Características da Churrasqueira High Tech

churrasqueira high tech

Churrasqueira high tech Bella Telha – projeto da arquiteta Ângela Tasca

As bases das churrasqueiras high tech podem ficar com os tradicionais tijolinhos à vista ou, se preferir, caiados.

Podem, ainda, ser rebocados e serem pintados ou receber pastilhas de vidro, madeira, granito, mármore, canjiquinha, ladrilho hidráulico ou qualquer outro revestimento de parede ou piso.

Além disso, a churrasqueira high tech é composta por:

  • Base, que é onde fica a caixa de carvão (a qual, além do tijolinho a vista; podem ser em material pré- fabricado ou em caixas de embutir);
  • Vidros nas laterais (temperados);
  • Grill: aqui normalmente são utilizados acessórios mais sofisticados, com grelhas argentina e parilla elevatória. O material em inox é mais encorpado, mas nada impede de utilizar os grills convencionais que são empregados nas churrasqueiras tradicionais;
  • Coifa e tubulações, que podem ser em vários formatos: tradicionais (3 aguas), quadradas, retangulares ou embutidas. Em geral são feitas em inox ou chapa com diferentes espessuras e qualidade de produtos, sendo que os mais comercializados são em inox (430 brilhante ou escovado e 304 escovado, que é um inox melhor pois possui menos partículas de ferro e tem uma vida útil maior), chapa com pintura eletrostática, pintura simples, entre outros.

O modelo de churrasqueira não interfere no tipo de carne a ser assada; no entanto, a qualidade da churrasqueira sempre vai interferir na qualidade do churrasco, já que uma churrasqueira bem dimensionada resulta em carnes mais saborosas e suculentas.

Vantagens da Churrasqueira High Tech

Churrasqueira high tech com coifa quadrada - projeto de Rosana Pintor

Churrasqueira high tech com coifa quadrada da Bella Telha – projeto da arquiteta Rosana Pintor

As churrasqueiras high tech foram criadas para dar mais leveza, design, sofisticação e beleza às varandas gourmet e áreas de lazer, que antes não eram tão valorizadas.

Foram desenvolvidas, ainda, para resolver problemas de falta de espaço, pois possuem medidas mais flexíveis e adequadas ao ambiente que se destina.

Além disso, churrasqueiras high tech projetadas com a mesma medida de uma tradicional possuem uma área útil maior, já que ganham o espaço de duas paredes laterais – uma de cada lado, o que corresponde a 20 cm.

Essa medida é bastante expressiva.

Churrasqueiras High Tech: Ambientes Possíveis

São vários os locais aonde uma churrasqueira high tech pode ser instalada: varandas de apartamentos, áreas comuns de prédios e, cada vez mais, em residências: as pessoas buscam, cada vez mais, trazer o lazer para dentro da segurança e aconchego do lar.

Ela responde ao desejo de oferecer, num ambiente mais acolhedor e bonito, a diversão típica de um churrasco tradicional entre familiares e amigos, transformando o local da churrasqueira em um espaço gourmet como extensão do resto da casa.

Como Escolher o Fornecedor da Churrasqueira Hi Tech

churrasqueira high tech

Churrasqueira high tech da Bella Telha – projeto da arquiteta Satie Suguino

Na hora de comprar, é fundamental estar atento à autenticidade dos materiais que compõem a churrasqueira high tech.

A variação de preços entre um fornecedor e outro tem relação direta com a qualidade e modelo das partes da churrasqueira: o tipo de base, de grill e o tipo de material utilizado na coifa e tubulações, conforme já citado.

Outro fator fundamental é a qualidade de acabamentos e de mão de obra de instalação.

É muito importante considerar que a churrasqueira high tech é mais sofisticada.

Por isso é muito importante procurar sempre lojas especializadas em churrasqueiras para se obter o melhor resultado pelo melhor preço. Uma boa loja oferece várias opções, facilitando a adequação ao orçamento destinado ao produto.

Vale notar que, em relação ao preço das churrasqueiras tradicionais, os modelos high tech custam em média 50% a mais; porém, tudo depende da qualidade das peças utilizadas.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Bella Telha: (11) 4555-5444.
Imagem de destaque: churrasqueira high tech Bella Telha, projeto da arquiteta Gisele Pacheco.