Isolamento Acústico Econômico para Apartamentos

Escrito por

Reclamações de vizinhos sobre algum barulho vindo do seu apartamento – ou a sua própria noite arruinada pelos ruídos vindos de fora – podem ser solucionados com isolamento acústico. E se você acha que contar com um bom isolamento é muito difícil ou caro, a boa notícia é que é possível fazê-lo de forma muito prática e simples. Confira nossas dicas.

Vedar Portas e Janelas Ajudam no Isolamento Acústico

portas vidro antirruídoUma das formais mais simples e baratas para melhorar a entrada de ruídos indesejados é promover a vedação de portas e janelas.

Eles são os principais locais por onde os sons vazam. Afinal, onde há a passagem de ar, também existe a passagem de som.

Ainda assim, é possível que o próprio vidro não seja suficiente para barrar os barulhos externos. Por isso, muitas pessoas investem em janelas antirruídos.

Isolamento Acústico em Pisos e Paredes

Mas se mesmo assim você continuar enfrentando problemas com barulhos oriundos do mesmo prédio, isso significa que os sons estão vindo pelas lajes (do piso, do teto e/ou das paredes).

Nesse caso, não tem jeito: você terá que reforçar o isolamento acústico do seu apartamento.

Dicas de Isolamento Acústico para Parede

Geralmente os apartamentos já são construídos com algum material que fornece isolamento acústico aos ambientes, mas nem sempre estes são suficientes para evitar que os sons da rua ou mesmo as conversas dos vizinhos ao lado “invadam” o seu lar.

No entanto, trocar o revestimento acústico de uma parede é uma solução muito cara e que requer uma reforma bastante trabalhosa, o que faz com que seja, muitas vezes, inviável.

A parte boa é que existem algumas opções de baixo custo que, apesar de não solucionarem integralmente o problema, você pode utilizar para minimizar o vazamento de sons, como o spray de textura acústica, que é aplicado diretamente nas paredes e ajuda a suavizar os ruídos.

Pendurar quadros e tapeçarias grossas nas paredes também evita que os sons saiam ou entrem no seu apartamento – além de incrementar a sua decoração.

Dicas de Isolamento Acústico para Piso

carpete sofá salaNão tem nada mais desagradável do que ouvir cada passo do seu vizinho ou aquele barulho irritante de móveis sendo arrastados. Então, para evitar ouvir (ou causar) isso, invista em um bom isolamento acústico também no seu piso.

Materiais como o piso vinílico e o emborrachado são ótimos na absorção de impactos e ruídos, além de possuírem alta durabilidade. Em alguns casos, um contrapiso de lã de rocha ou de vidro também pode ser necessário.

Mas se você busca uma forma prática e barata de evitar que os sons do seu apartamento incomodem o seu vizinho de baixo, uma dica que quase nunca falha é utilizar tapetes e carpetes.

Além de serem ótimos aliados da decoração e protegerem o piso, eles também atuam como abafadores de ruídos de passos, por exemplo.

Viu só como é prático realizar um bom isolamento acústico no seu apartamento? Escolha a opção que melhor cabe no seu bolso e nunca mais sofra com ruídos externos.

Autoria: Texto elaborado por Mel Quincozes, da equipe da Tibério Construtora.