Como Vedar Portas e Janelas

Escrito por

Vedar portas e janelas é uma prática bem comum na maioria dos apartamentos modernos. Veja a seguir alguns acessórios para vedação. Ao vedar as aberturas do lar, impede-se a entrada de poeira, insetos e de ar frio – o que evita os famosos “batuques” de portas e janelas, que tremem com a pressão do vento.

Durante o inverno, a vedação retém o calor de lareiras e aquecedores dentro do ambiente; no verão, não deixa o ar frio gerado pelo ar condicionado escapar. Isso acarreta em economia de energia elétrica.

Quer saber como vedar janelas e portas? Abaixo você confere alguns dos mais práticos e fáceis jeitos de fazer isso.

Veda-Portas Automático

veda porta automáticoEsse é um dos mais modernos e eficientes métodos de vedação de frestas.

Com um funcionamento bem simples, o sistema protege a entrada do apartamento contra poeira, insetos, fumaça, chuva, maresia e ainda fornece isolamento acústico.

A instalação é feita na parte inferior da porta e o sistema de vedação só é acionado com seu fechamento.

Com isso, ao fechar a porta, o perfil vedante desce até a soleira, fornecendo mais proteção ao seu lar.

Veda-Portas em Escova ou Espátula

vedação porta espátulaO veda portas em escova ou espátula é bem semelhante ao método anterior, porém, sem ser automático.

Sua instalação também é feita entre a parte inferior da porta e a soleira, a única diferença é que sua proteção vedante não retrai quando a porta é aberta.

Já a diferença entre os modelos escova ou espátula se dá pelo tipo de proteção: o primeiro protege apenas contra a poeira e a luz; já o segundo é indicado para proteção contra água, vento, insetos etc.

Como Vedar com Rolinho de Porta (ou Vedação com Rolo Duplo)

vedação porta roloO chamado rolinho de porta é um dos métodos mais práticos que existem no mercado.

Bastante econômico e facilmente encontrado, esse sistema de vedação nem precisa de uma instalação propriamente dita: basta encaixar o produto embaixo da porta e pronto.

Geralmente fabricado em materiais impermeáveis, o rolinho fornece proteção contra tudo, desde poeira e vento, até insetos e água.

Veda Portas Artesanal

vedação porta artesanalSeguindo o modelo do rolinho de porta, é possível criar ou adquirir em lojas de decoração o veda portas artesanais.

Com revestimento em tecido e preenchidos de areia, esses modelos podem ser encontrados em diversos estilos e cores.

Por serem semelhantes ao item anterior, também fornecem uma ampla gama de proteção contra vento, poeira e insetos.

Porém, por ser feito de tecido, não deve ser molhado.

Como Vedar com Fita de Vedação

vedação janela porta fitaA fita de vedação (vedação autoadesiva) é um dos métodos mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado.

De simples aplicação e baixo custo, o produto vem em rolos de até 10m e pode ser aplicado tanto no batente de portas quanto em janelas.

Fabricadas em borracha ou espuma, as fitas são capazes de proteger o ambiente do vento, poeira, insetos, água e até mesmo da troca de temperatura entre o espaço interno e externo.

Também são encontradas em diversas cores.

Autoria: Texto elaborado por Paloma Kussler, da equipe da Tibério Construtora.