Dicas para Escolher o Aquecedor Portátil

Escrito por

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, começa também a procura por formas de fugir do frio sem precisar usar várias peças de roupa a mais.

Seja para casa ou para o trabalho, o uso do aquecedor portátil pode ser de grande ajuda para manter o ambiente sempre quentinho e aconchegante.

Na dúvida de como escolher o melhor aquecedor portátil? Separamos algumas dicas para te ajudar!

Aquecedor Portátil: Avalie sua Necessidade

Um cuidado muito importante na hora de escolher o seu aquecedor portátil é avaliar qual é o modelo mais adequado para as suas necessidades.

Para aproveitar todo o potencial do seu aparelho, é importante levar em consideração o tamanho e as características do ambiente em que ele será disposto.

Existem aquecedores com diversas opções de funcionamento, mas os mais populares são os que usam resistência, óleo, cerâmica e gás.

Aquecedor Halógeno (Irradiador)

aquecedor irradiador halogenicoOs halógenos são os modelos mais comuns.

Seu sistema funciona por meio de resistências incandescentes que ficam vermelhas conforme esquentam, sendo protegidas, geralmente, por uma grade de metal.

A vantagem desse modelo é que ele aquece muito rápido, sendo mais indicado para ambientes pequenos ou médios, como banheiros e quartos, por exemplo.

No entanto, o modelo irradiador reduz bastante a umidade do ar, o que pode causar alergias e ressecamento de pele.

Aquecedor Termoventilador

aquecedor termoventiladorOs termoventiladores são modelos pequenos e muito práticos de aquecedores que utilizam hélices (ventiladores) para renovar o ar ao redor do aparelho.

Além de evitar problemas como superaquecimento, as hélices ajudam ainda a espalhar o calor de forma uniforme e direcionada, o que permite um aquecimento focado em quem está no ambiente.

Estes aparelhos não produzem muitos ruídos – pode-se comparar ao barulho produzido por um ventilador -, e seu uso é indicado, principalmente, para aquecer ambientes de pequeno a médio porte.

Aquecedor à Óleo

aquecedor a óleoNesse modelo, o aquecimento acontece da seguinte forma: uma resistência é utilizada para aquecer o óleo que irá circular por uma serpentina, irradiando calor pelo ambiente.

Apesar de demorar mais tempo para produzir calor, esse aparelho tem como vantagem o silêncio e o fato de não interferir na umidade do ar.

Indicado para ambientes pequenos a médios, o aquecedor à óleo ainda manterá o local quentinho por mais tempo.

Aquecedor Cerâmico

aquecedor portatil ceramicoCom um funcionamento parecido ao do ar-condicionado, a cerâmica presente nesse aparelho absorve o calor ao invés de dissipá-lo diretamente pelo ar.

Isso proporciona um aquecimento mais rápido e uniforme.

Fáceis de transportar, esses equipamentos podem também ser fixados nas paredes ou no teto, sendo assim bastante indicados para banheiros e cozinhas.

Aquecedor à Gás

aquecedor portatil a gás

 

Se você precisa aquecer um ambiente de médio a grande porte, como salas e espaços abertos, o aquecedor à gás é o mais indicado, pois é possível regular e manter a temperatura com a ajuda de um termostato.

Porém, os modelos portáteis são mais limitados e difíceis de encontrar.