Como Decorar a Casa com Tapetes

Escrito por

 

Tapetes são excelentes acessórios de decoração: além de isolar o frio dos pés e tornar o ambiente mais silencioso, acolhedor e esconder imperfeições do piso, eles tem o poder de “levantar” o visual, tornando-o mais sofisticado.

Entretanto, diante da variedade disponível no mercado, escolher o melhor tipo e modelo para a sua casa pode ser trabalhoso.

A ideia fundamental é que o tapete dialogue com o resto da decoração que você tem: nem sempre o mais belo vai funcionar idealmente no seu espaço.

A seguir damos dicas de como optar pelo melhor para os diferentes cômodos.

Decoração com Tapetes: Formatos e Tamanhos

Os tapetes mais facilmente encontrados e usados são os de formato retangular.

Eles são perfeitos para salas de estar, de jantar, corredores (modelo tipo passadeiras) e quartos (tapetes para o espaço de circulação e passadeiras para as laterais da cama).

tapete sofaNos casos das salas de estar e de TV, você não precisa que ele cubra a área exata de circulação: o tapete pode ser um pouco maior, terminando cerca de 20 cm embaixo do sofá ou dos móveis.

Você também pode usar um tapete médio e colocar sob a mesa de centro – desde que ele seja maior do que a medida da mesma.

Em corredores, prefira passadeiras que fiquem 20 cm distante das paredes, de modo que seja possível ver o piso em todos os lados.

Modelos retangulares também funcionam bem para delimitar visualmente diferentes ambientes de um mesmo cômodo – diferenciar a sala de estar da sala de jantar, por exemplo.

Tapetes redondos combinam melhor com decorações mais descontraídas, informais e irreverentes. São ótimos para quartos infantis.

Além disso, vão bem em residências menores.

Cores e Estampas de Tapetes

tapete estampaÉ importante que as cores do tapete estejam dentro da mesma palheta de cores da sua decoração – ou seja, que pertençam à mesma família de tons.

Na dúvida, escolha os de cores neutras, como beges, marrons ou acizentados.

Essa dica se torna fundamental se você possui móveis de cores mais vibrantes.

Quando dois tapetes são usados no mesmo cômodo – no caso já citado de delimitar salas de jantar e estar, por exemplo – é importante que as cores e padronagens estejam em acordo.

Uma saída é escolher um estampado e outro liso, mas na mesma cartela de tons.

Se a sua decoração é mais tradicional, opte por padronagens clássicas; se é mais rústica, tapetes de sisal ou artesanais são perfeitos; se é mais moderna, você pode ousar com estampas gráficas e modernas.

Se você se apaixonou por determinada estampa e está reformando o ambiente, pode criar uma decoração a partir do tapete.

E se o tapete que você ama não combina com uma decoração já pronta, a dica de ouro é combiná-lo com as almofadas: basta providenciar almofadas com estampas, cores ou tons semelhantes ao tapete. O importante é haver diálogo entre os dois.

Texturas do Tapete na Decoração

salaTapetes de cerdas mais curtas são mais indicados para a decoração da sala e para passadeiras do corredor, aonde acontece maior circulação.

Deixe os mais fofinhos para os quartos e para a sala de TV.

Escolha modelos mais práticos para a sala de jantar e cozinha, pois são mais fáceis de limpar.

Nada de tramas complexas ou fios longos, que guardam mais sujeira e atrapalham na hora de arrastar as cadeiras ao sentar à mesa.

A mesma recomendação se aplica à casas com animais de estimação.

Atenção à saúde dos moradores: prefira tapetes antialérgicos se houver alguém com problemas respiratórios.

Se você tem crianças, evite texturas ásperas.