Cabeceira de Camas: Ideias Originais

Escrito por

Sua cama não tem cabeceira? Não tem problema: mostramos alguns modelos que você mesmo pode fazer com muito charme e criatividade! Acompanhe a seguir.

No Brasil, o mercado de camas tradicionais tem recuado; no entanto, ao contrário dessa tendência negativa, o de camas box só faz crescer.

Embora algumas pessoas se sintam satisfeitas com a ausência de estruturas de encosto da cama box, a maior parte ainda busca uma alternativa para a ausência de cabeceira. Por sorte, a lista de saídas lindas e originais é grande!

A única coisa que você vai precisar fazer é aproximar a largura da sua cama junto a uma parede.

Conheça algumas ideias e escolha a que mais combina com a decoração do seu quarto.

Cabeceira de Cama: Use sua Própria Parede

cabeceira pintadaA maneira mais simples de criar uma cabeceira para sua cama é utilizando a própria parede ao qual ela encosta.

Isso pode ser feito por meio da pintura de uma forma especial, cuja largura acompanhe a da cama. Considere empregar uma cor que faça parte da mesma paleta da sua colcha, edredom ou almofadas.

Outra ideia é escolher adesivos de parede que combinem com o tema do quarto. Distribua-os pela área do que seria uma cabeceira tradicional.

Você também pode criar essa cabeceira com papel de parede, tecidos colados ou mesmo uma tinta magnética. Neste caso, é só esperar secar e prender fotografias e imagens que você gostaria que velassem o seu sono.

Itens de Construção e Decoração como Cabeceiras de Cama

cabeceira biomboSe você é mais arrojado, existem ideias muito ousadas para inovar completamente na cabeceira da cama. O uso de móveis, objetos e acessórios de decoração e construção da casa entram aqui.

Um exemplo é prender na cabeceira duas portas antigas com bonitas maçanetas. Uma proposta nessa mesma linha é colocar um biombo bem charmoso no lugar.

Você já pensou em mudar as almofadas da sua cama de lugar? Ao invés de ficar em cima dela, elas podem ficar alinhadas na parede da cabeceira. Futons também ficam ótimos ali.

cabeceira cortinasOutra sugestão é pendurar uma cortina e fazer dela sua cabeceira. Se quiser fazer uma graça extra, pendure um quadro com uma paisagem bonita atrás dela: ele simulará uma janela verdadeira.

Pisos, acredite, podem dar ótimas cabeceiras de cama. Ao invés de instalar tábuas de madeira ou decks no chão, você poderá colocá-las no espaço da cabeceira. Para dar um efeito mais irreverente, cada tira pode terminar num comprimento diferente.

Se você costuma ler antes de dormir, uma alternativa funcional e encantadora é pendurar fios com luzinhas. Além das de Natal, atualmente existem com lâmpadas redondas e até mesmo de LED.

Cabeceiras com Outros Objetos

cabeceira galho floresTudo o que pode ser pendurado na parede potencialmente se torna uma boa cabeceira de cama: quadros, espelhos, nichos com livros, panos bonitos… mas alguns objetos são mais surpreendentes.

Se você pratica esportes, pense se existe a possibilidade de trazer algum de seus itens para a sua cabeceira. Fãs de futebol podem instalar uma trave na largura da sua cama e completá-la com uma rede de gol.

Quem gosta de canoagem pode comprar um conjunto de remos e alinhá-los na parede junto à cama. Raquetes de tênis, cestas de basquete – até mesmo o tampo de uma mesa de pingue-pongue pode ficar incrível.

Você ama ou trabalha com moda e possui peças de roupas dignas de vitrine? Instale um varal ou corda na parede da cabeceira e pendure-as com pregadores.

Se o seu ambiente é mais rústico, uma sugestão muito original e charmosa é prender um galho um metro e meio acima da cama e pendurar fios com flores secas nele, formando uma cortina primaveril.