Foi-se o tempo em que a decoração com papel de parede se restringia à sala e aos quartos. Avanços tecnológicos originaram materiais que podem cobrir, também, banheiros, cozinhas e até áreas externas.[clear]
Isto significa que, quando se fala em papel de parede, o céu é o limite. As opções são inúmeras, e servem simplesmente para toda a casa.
Em meio a tantas variantes, é muito importante conhecer um pouco mais sobre esse revestimento e seu potencial decorativo.
Este artigo vai te ajudar a escolher o papel de parede perfeito e renovar os diferentes ambientes da sua casa.
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens Estéticas do Papel de Parede[/h2]
Papéis de parede possuem um enorme poder de transformar completamente um ambiente.
Ele serve como um poderoso pano de fundo para o restante dos elementos do cômodo.
Mais do que qualquer outro artifício, ao forrar as paredes, ele é capaz de criar ilusões de ótica, tais como de dar a impressão de mais amplitude, pé direito mais alto que o real ou de um lugar mais ou menos iluminado.
Assim, o papel de parede contribui enormemente para aumentar sensações de acolhimento e aconchego, ou ao contrário, de frescor e dinamismo.
Seus materiais, padronagens e texturas são eloquentes, praticamente definindo o estilo de decoração: do clássico ao contemporâneo.
Outro grande trunfo dos papéis de parede são suas propriedades térmicas e acústicas: eles tem o poder de manter a temperatura interna e servir como barreira para alguns ruídos externos.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Papel de Parede[/h2]
Papéis de parede variam não apenas em cores e estampas mas também em materiais – sendo que alguns deles foram especialmente desenvolvidos para uso em cômodos sujeitos à umidade e sujeira, como banheiros e cozinhas.
Eles podem ser:
- Tradicionais: o papel de parede tradicional é o básico; logo, feito de celulose, sendo mesmo um papel. Mesmo assim, pode ser limpo com um pano levemente úmido. Indicado para ambientes que jamais sofrerão com umidade.
- Vinílicos: esses papéis de parede são feitos em PVC, resistindo em lugares muito iluminados ou úmidos, como banheiros, áreas de serviço e externas. É muito durável, resistente e fácil e lavar.
- TNT: como a denominação diz, o TNT imita tecidos, apesar de, a rigor, não ser um. Deve ser limpo com detergente.
Em geral a instalação do papel de parede é simples, sem liberar resíduos ou odores fortes. Quando não é autocolante, pode ser colocado com cola específica.
Além das diferenças no material, o papel de parede tem diferentes modelos de aplicação: enquanto alguns devem ser aplicados com cola, outros são autocolantes (já vêm com adesivo).
[h2 type=”2″ width=””]Decorando Cada Ambiente com Papel de Parede[/h2]
Por conta dos novos materiais disponíveis em papéis de parede, praticamente toda a casa pode ser decorada com ele.
[h3 type=”2″]Sala[/h3]
A forma mais moderna de decorar a sua sala com papel de parede é escolher apenas uma parede para aplicá-lo – principalmente se a estampa for maior ou as cores forem mais vibrantes.
Você deverá escolhê-lo levando em conta a paleta de cores já presentes nos móveis (sofás, poltronas), cortinas, almofadas, tapetes e objetos.
Se a sua decoração é mais clássica, poderá usar um tom neutro em todas as paredes.
A sala é o ambiente aonde vale qualquer um dos três tipos de papel de parede: o tradicional e o TNT ou, ainda, o vinílico, caso tenha crianças ou animais de estimação.
[h3 type=”2″]Quarto[/h3]
Todas as dicas mencionadas para a sala se aplicam aos quartos – com algumas particularidades.
A principal delas tem a ver com as cores fortes e quentes, como o vermelho e o laranja, que podem ser estimulantes demais para um ambiente de repouso.
Para o quarto das crianças e bebês, opte pelo vinílico, que é mais simples de lavar.
[h3 type=”2″]Cozinha[/h3]
Quando o ambiente é a cozinha, o melhor a fazer é escolher uma ou, no máximo, duas paredes para revestir com papel de parede.
Evite as que estão juntas ao fogão: não só o calor constante poderá danificar o papel como também sujá-lo muito mais com respingos e gordura.
Escolha áreas próximas à bancada e armários.
Papel de parede em celulose ou TNT, nem pensar: a verdadeira opção deve ser o vinílico.
[h3 type=”2″]Banheiro e Lavabo[/h3]
Mais uma vez o papel de parede vinílico entra em cena: deve ser a única opção para banheiros e lavabos – afinal, são locais sujeitos à ação da água e do vapor de chuveiros.
Aqui a escolha da estampa e das cores do papel de parede é ainda mais crítica: como banheiros e lavabos não possuem muitos itens de decoração, o foco de destaque acaba sendo mesmo a parede.[clear]
[h3 type=”2″]Outros Ambientes[/h3]
Na verdade, o papel de parede não se limita aos cômodos formais da casa: ele pode ser aplicado em halls de entrada, corredores e outros cantinhos que poderiam passar em branco, como paredes de escadarias, por exemplo.
Além disso, mesmo locais abertos como terraços e varandas podem se beneficiar da aplicação da versão vinílica.