Forre Paredes e Móveis com Tecido

Escrito por

A decoração com tecidos é uma ótima alternativa para quem deseja mudar o visual da casa de um jeito simples, sem precisar fazer grandes reformas e gastando pouco.

O principal atrativo dessa “pequena reforma” é a sua versatilidade, que prevê a utilização de tecidos tanto em paredes como em móveis.

Outro fator é a fácil aplicação, que permite gastar pouco sem precisar gastar com mão de obra especializada.

Entretanto, como qualquer material, tecidos tem suas restrições e só podem fazer parte de áreas que não apresentam umidade.

Tipos de Tecidos para Forração de Paredes

amostra tecidosEm primeiro lugar, prefira tecidos encontrados em lojas especializadas em tecido para decoração.

Assim como o papel de parede, o tecido apresenta variedade de cores, modelos e texturas.

Algodão, seda, linho, poliéster, organza, tapeçaria e tramas com elastano são algumas das opções, mas o mais indicado é optar por tecidos que tenham uma porcentagem maior de algodão: 70% é o ideal.

Certifique-se também de que os tecidos são resistentes à luz e ao calor.

Outra dica é procurar por modelos específicos para parede, o que garante um melhor acabamento e maior durabilidade.

Além dos tecidos convencionais, existem os tecidos adesivos, que vem com uma interface de cola na parte de trás, o que facilita a aplicação.

Tecidos para Paredes: Cores e Estampas

sala poltrona paredesNo que se refere às cores e estampas, tudo depende do estilo que servirá de inspiração.

É preciso, em primeiro lugar, definir como será o visual do ambiente por completo – e isso envolve objetos, cores, piso e acabamentos.

Também é fundamental, quando o objeto decorativo é a parede, levar em consideração o tamanho do apartamento para definir a estampa ideal.

Por exemplo, imóveis compactos aparentam ser menores quando decorados com tons escuros; logo evite esse tipo de combinação quando a metragem é reduzida.

Poás e patchworks criam uma atmosfera mais delicada e romântica, sendo também estampas perfeitas para o quarto das crianças. Já o xadrez e listras refletem tradição e sofisticação, ideais para ambientes mais sérios.

Você também pode encontrar uma estampa grande e usá-la para criar um painel na sua parede.

Lisos são mais versáteis, mas precisam fazer parte da palheta de cores dos demais móveis.

Em outras palavras, os tecidos precisam estar sempre em harmonia com o restante da composição do ambiente. Portanto, antes de comprar a peça, peça amostras, leve para casa e veja como ficariam em cada cômodo.

Faça um planejamento para não correr o risco de errar.

Aplicando Tecidos em Paredes

sala paredes tecido papel de paredeAntes de mais nada, certifique-se de que a parede está bem limpa, livre de poeira, mofo e gordura.

Vale a pena lixá-la para remover qualquer tipo de imperfeição ou material que possa atrapalhar a fixação da cola.

Depois é só retirar o pó com um pano umedecido e esperar secar.

O adesivo para aplicar o tecido à parede é feito da seguinte forma: dissolva cola branca, dessas simples que você encontra em casas de artesanato e papelarias, em água. Use a proporção de ⅓ de água para ⅔ de cola.

Com a ajuda de um rolinho, aplique a solução na parede.

Aos poucos, cole o tecido na parede para evitar o surgimento de bolhas. Se isso acontecer, faça um pequeno furo com uma agulha e pressione a bolha junto à superfície.

papel de parede salaPara finalizar, aplique mais uma demão de cola com água. Em seguida, aplique verniz incolor para reforçar o tecido na parede.

Tenha em mente que após a aplicação da cola, é comum que o tecido aparente estar manchado. Isso é normal: assim que a cola secar, o tecido voltará ao normal.

Mas, por via das dúvidas, antes de começar a aplicação, faça o teste: aplique um pouquinho da solução (cola + água) em uma parte do tecido e espere secar.

Você também pode utilizar a chamada cola permanente no lugar na solução ensinada acima.

Ela é encontrada em lojas de artesanato e silk-screen. Prefira a leitosa à marrom. O restante do procedimento é o mesmo – só não será necessária a segunda demão sobre o tecido.

Se o tecido comprado for adesivo, basta aplicar a superfície com cola direto na parede com a ajuda de uma espátula para evitar bolhas.