Você pretende dar uma nova cara a um ambiente revestido de azulejos – um banheiro ou cozinha, por exemplo – mas quer evitar o quebra-quebra de uma obra?[clear]
Uma boa notícia: você não precisa comprar novos azulejos e encarar uma reforma dispendiosa. Há tempos é possível cobrir as peças com tintas especiais.
É possível, inclusive, escolher manter os relevos das peças e do rejunte ou transformar a superfície numa parede comum, deixando-a completamente lisa.
Tintas para azulejo são bastante resistentes e não descascam – assim, não apenas colorem o revestimento mas também o protegem.
A seguir damos todas as dicas para uma pintura bem sucedida, chegando ao resultado que você imagina.
[h2 type=”2″ width=””]Tintas Indicadas para Pintar Azulejos[/h2]
Até o início do milênio era muito difícil encontrar tinta especial para cobrir azulejos. A tinta automotiva era utilizada para esse fim.
No entanto a prática de renovar o ambiente através da pintura de azulejos se tornou tão popular por sua simplicidade e economia que hoje o mercado dispõe de uma boa variedade de produtos.
Tratam-se de tintas epóxi que podem ser à base do próprio epóxi (ou seja, diluível com solventes, oferecendo resistência máxima), epóxi à base de água (diluível com água) ou tinta acrílica (também diluível com água).
A tinta epóxi à base de água pode ser monocomponente (que já vem com catalisador para aumentar a aderência do produto ao substrato) ou bicomponente (necessita da adição do catalisador).
O catalisador é importante, pois, dependendo dele, a tinta poderá ou não ser aplicada em azulejos localizados em áreas sujeitas à umidade – o interior de um box, por exemplo.
A tinta Epóxi Catalisável, da Lukscolor, por exemplo, oferece o catalisador tipo amida para áreas secas e o tipo amina para locais úmidos.
Já a Suvinil Epóxi Tinta bicomponente e a Wandepoxy, da Corla Epóxi bicomponente, vendem as duas partes – tinta e catalisador – separadamente.
Tintas bicomponentes requerem uma pausa de 20 minutos depois de preparadas; só então podem ser utilizadas. São muito resistentes, mas podem amarelar quando a cor é clara, além de possuírem cheiro forte.
Além disso, se a bicomponente for a sua opção, considere chamar mão-de-obra especializada para pintar os azulejos: ela é mais difícil de lidar.
Portanto para áreas úmidas as opções são tintas epóxi com base epóxi ou água – mas procure especificações na embalagem. A Suvinil, por exemplo, possui uma tinta esmalte epóxi resistente à água.
As tintas epóxi monocomponentes possuem maior variedade de cores, que ficam estáveis, sem sofrer variações, e odor fraco. Elas ficam restritas a áreas secas, assim como as acrílicas para azulejos.
[h2 type=”2″ width=””]Pintura de Azulejos: Mantendo ou Cobrindo Relevos[/h2]
Muitos azulejos possuem desenhos que quase sempre envolvem relevos.
Na hora de pintá-los você poderá cobrir as cores da estampa e manter os relevos e rejuntes – ou elaborar uma parede completamente lisa, como uma de alvenaria.
O melhor rolo para pintar azulejos é o de lã de carneiro ou uma brocha.[clear]
Evite o amarelo de poliéster: ele não espalha a contento sobre a cerâmica e não cobre os rejuntes.
Para receber a tinta, os azulejos e os rejuntes devem estar bem limpos, sem nenhum traço de sujeira ou gordura.
Possíveis furos devem estar cobertos com massa acrílica.
[h3 type=”2″]Pintura com Relevo Aparente[/h3]
Prepare a tinta para azulejos rigorosamente de acordo com as instruções do fabricante.
Passe a primeira camada como se a superfície fosse lisa, ou seja, direto, incluindo os rejuntes. Não pinte azulejo por azulejo.
Aguarde o tempo de secagem. Em seguida, passe uma lixa fina para deixar a superfície bem lisa e retire o pó com pano seco.
Aplique a segunda demão e, caso o azulejo tenha desenhos de cores fortes, passe ainda uma terceira camada de tinta.
[h3 type=”2″]Pintura para uma Parede Lisa[/h3]
Esta técnica transforma sua superfície de azulejos numa completamente lisa.
Após limpar os azulejos, cubra-os com uma camada de massa acrílica (a corrida não adere à cerâmica). A secagem pode durar de um a dois dias, dependendo do clima.
Os espaços do rejunte podem contrair. Se isso ocorrer, passe nova camada de massa acrílica.
Passe lixa fina, retire o pó com pano seco e aplique a tinta de sua preferência, que não precisa ser especial para azulejos.
A vantagem da massa acrílica é que ela é resistente à água.
[h2 type=”2″ width=””]Manutenção do Azulejo Pintado[/h2]
Tintas para azulejo são resistentes e as superfícies cobertas com elas podem ser limpas com água, sabão neutro e um pano macio.
Desta forma elas não descascam e as cores ficam preservadas.
Nunca utilize produtos abrasivos, escovas grossas ou palhas de aço: isso poderá danificar a pintura.
Se mesmo a opção de pintura ainda for cara para o seu orçamento, procure saber sobre revestimentos de cerâmica ultrafina que podem ser aplicados sobre azulejos.