Forno à Lenha Caipira: Como Construir um Bom Forno

Escrito por

Tudo fica mais saboroso quando cozinhado num forno à lenha. Também conhecido como forno caipira ou forno iglu, ele pode ser pré moldado em peças refratárias ou construído do zero. Entenda a seguir como fazer o seu.

Em geral os fornos à lenha pré-moldados tem três tamanhos mais conhecidos: 0.80m, 0.90m e 1.00m de medidas internas. As externas são,respectivamente, 0.92m, 1.02m e 1.12m.

A base do forno menor deverá ter 1.20m x 1.20m de medida externa para colocar o forno de 0.80m.

Dicas para a Boa Construção do Forno à Lenha

forno caipiraEssas partes tem que ser rejuntadas com argamassa refratária e isoladas com lã de rocha e concreto isolante para que não tenha fuga de temperatura.

Mas certamente haverão trincas no forno, por se tratar de um equipamento que precisa chegar a uma temperatura de 400 graus para fazer uma pizza em 2 minutos.

É preciso ficar atento a que estas trincas não virem rachaduras. Um sinal disto é a saída de fumaça pelas trincas.

Isto precisa ser reparado pois por elas passarão temperatura junto com a fumaça e compromete a produtividade do forno.

Depois de aplicar o isolamento térmico é hora do acabamento que geralmente é feito com tijolos aparente.

Mas pode ser também rebocado ou qualquer outro tipo de acabamento, sempre usando argamassa AC3 que serve para temperaturas altas.

A chaminé do forno pode ser no centro ou na frente. Deve ser de 14cm de diâmetro e usar um “dumper” (uma pazinha de chapa colocada na chaminé) para regular a fumaça e temperatura que sai do forno.

Em cima da chaminé usa-se um chapéu chinês ou simplesmente uma pedra para não deixar a água penetrar em dia de chuva. Também serve para fazer o vácuo da fumaça, não esqueça de deixar os 4 cantos abertos para sair a fumaça.
Depois é só lixar e resinar o forno, não use verniz, pois irá descascar com a temperatura.

Desenho Técnico do Forno Caipira Pré-Moldado

Pequeno: 0,85 m
Médio: 1,00 m
Altura interna: 38 cm
Altura externa: 44 cm
Diâmetro interno: 85 cm
Diâmetro externo: 1 m
Altura da Boca: 26 cm
Peso: 200 kg
Tubulação: 5″

Monte sobre uma base de concreto. Inicie a montagem pelas partes que formam a boca. Não chumbar as partes que formam o Kit. Rejuntar com argamassa refratária. Fazer pré aquecimento após a secagem.

Caracteristicas do Forno Caipira

Feito em concreto refratário, sua base é revestida em plaquetas refratárias. Faça um contra piso de 6cm para suportar o peso.

Possui formato de abóboda e uma coifa em sua parte frontal. Mede entre 0,85 e 1,500 cm em sua parte interna. Pode ser revestida com tijolos ou massa. Aconselha-se o uso de massa refratária para união das peças. Deve ser instalado em ambientes interno ou cobertos.

FORNOS Altura Int. Altura Ext Diametro Int. Diametro Ext Largura Boca Altura Boca Peso
Pequeno (85cm) 40 cm 46cm 85cm 1m 40cm 28cm 200kg
Médio (1m) 40cm 47cm 1m 1.25m 40cm 28cm 300kg
Grande (1.5m) 55cm 64cm 1.5m 1.7m 50cm 33cm 450kg

Obs. Medidas aproximadas, pois existem variações de acordo com cada fabricante.

Acessórios para o forno

Para uma melhor utilização do forno a lenha caipira, acessórios específicos devem estar disponíveis.

  • O rodo para espalhar a brasa
  • A pá para colocar e retirar a pizza do forno
  • Pratos para pizza
  • Luvas térmicas
  • Termômetro para verificação da temperatura no interior do forno.

Outros Fornos à Lenha

forno à lenhaExistem também os fornos à lenha construídos. Esses podem ser feito no tamanho que quiser, desde um pequeno até um bem grande para pizzaria.

Por ser mais complexo é aconselhável contratar uma empresa especializada que lhe dê garantias em contrato que a fumaça não retornará para o seu ambiente. Seu forno vai alcançar a temperatura de 400 graus e não poderá rachar.

Rachaduras são diferentes de tricas. Todos os fornos irão trincar; já rachaduras são maiores e por elas passam fumaça e temperatura e isso indica que o forno rachou por dentro precisando urgentemente de reparos.

Esses fornos de pizzaria devem ser construídos com tijolos e concretos refratários. Fornos pré moldados ou modulados não servem para essa finalidade. Também deverá ter isolamento térmico em três camadas e mais alguns cuidados.

Nunca coloque o forno de frente para o vento para não voltar fumaça. Nunca jogue água para apagar o fogo, pois causará tricas no forno.

Depois do forno pronto espere cinco dias para começar o período de queima, que terá mais cinco dias. Comece com 1 kg de carvão até 5 kg no último dia.