Como Combinar Estampas na Decoração

Escrito por

Cores e estampas sempre serão da maior importância na hora de decorar um ambiente. Confira dicas de combinação de padrões e paletas de cores para escolher cortinas, colchas, tapetes, almofadas, forrar móveis, poltronas e outros itens.

É impossível evitar a sensação de maravilhamento ao entrar numa loja de itens para a casa ou de tecidos para decoração. A variedade de cores, estampas e texturas é assombrosa! E dá vontade de levar tudo.

Mas ao menos que você tenha várias mansões, terá que fazer escolhas. E é aí que as dúvidas começam: afinal, o que levar? E o que você pretende comprar combina entre si? A almofada de estampa zigue-zague fica bem com o tecido floral destinado ao sofá?

Os três aspectos básicos para observar na hora de escolher estampas que serão conjugadas são o tamanho da estampa (proporção), cores que elas tem em comum e o aspecto visual.

Acompanhe nossas dicas e domine o assunto.

Combinando Estampas: Composés e Coordenadas

cama

Colcha xadrez, almofadas em corrente e ilustrações e detalhes cinzas lisos: um bom exemplo de composé

As chamadas combinações composés incluem uma estampa principal e outras que não seguem o mesmo padrão que a primeira, mas se harmonizam muito bem com ela.

O composé também inclui a combinação de uma estampa com um tecido liso – uma opção bastante segura para quem quer ousar mas não pretende arriscar muito.

Já as estampas coordenadas são todas criadas pelo mesmo fabricante com a finalidade de serem combinadas entre si, ou seja, para uso conjunto.

Toda vez que estampas são combinadas, seja em composé ou coordenadas, forma-se o chamado mix de estampas ou de texturas, sendo estampas desenhos livres (florais, arabescos, ilustrações) e texturas formas geométricas (bolas, listrados, zigue-zague, xadrezes).

Algumas combinações clássicas incluem listras com liso, de preferência tendo o liso na cor de maior destaque das listras. Para parecer mais jovial, faça o contrário: o liso deverá ter a cor menos dominante da listra.

Listras também se combinam maravilhosamente com florais, sobretudo os grandes.

Zigue-zagues, também conhecidos como chevron, permitem misturas mais soltas entre si, como diferentes tamanhos, traços e cores.

pratos

Louças, tapetes, quadros e papel de parede devem ser levados em conta na hora de escolher estampas

O chevron também vai bem com estampas ditas mais femininas, como bandanas, arabescos e florais. Aqui, é preciso que as cores pertençam à mesma paleta.

Uma textura que funciona muito bem entre si são os xadrezes grande junto com os pequenos.

Poás costumam passar uma mensagem mais infantil ou retrô. Para quebrar um pouco essas características, combine-os com texturas geométricas retas, como listras ou xadrezes.

Vale sempre lembrar que itens como louças, quadros, papel de parede e tapetes devem ser levados em conta na hora de escolher outros itens de decoração. É sempre interessante que eles, também, se harmonizem com o resto.

Tecidos com Estampas em Tamanhos Diferentes

toalha de mesaUm truque para aumentar as chances de sucesso de um mix é escolher estampas com tamanhos notavelmente diferentes entre si.

Em peças grandes, como cortinas inteiras, sofás ou colchas, prefira estampas ou texturas menores com fundo de cor neutra e clara.

Os detalhes podem ficar por conta de estampas maiores.

Em peças pequenas, como por exemplo almofadas, faça o contrário: use estampas ou texturas grandes em cores mais chamativas com detalhes em padrões pequenos.

Combinação de Cores Entre Diferentes Estampas

Use a mesma paleta de cores para coordenar estampas diferentes

Use a mesma paleta de cores para coordenar estampas diferentes

Tanto no composé quanto na estampa coordenada, o segredo é encontrar algum elemento de harmonia entre eles. Isso em geral acontece por meio da combinação de cores.

Pelo menos uma cor deve ser repetida em todas as estampas e texturas. Outro artifício e que sejam complementares ou pertencerem à mesma paleta, como a pastel, por exemplo.

Uma flor azul turquesa de um tecido e bolas também turquesas de outro, por exemplo. Atenção: as cores presentes nas diferentes estampas precisam ser do mesmo tom.

Se a paleta entre os tecidos que você quer combinar não é a mesma, verifique se existe um tom neutro comum a todas, como branco, preto ou cinza.

Uma mesma estampa em cores diferentes, como uma sendo o negativo da outra, acaba criando uma combinação que funciona. Um mesmo desenho aparece em branco com um fundo azul e também em azul com fundo branco.