Toda piscina deve dispor de equipamentos para manutenção adequada da água e de sua própria estrutura. Conheça-os.[clear]
A casa de máquinas guarda os aparelhos que devem ser instalados ou guardados próxima a piscina.
Obrigatoriamente, a piscina precisa de um filtro de água e de uma motobomba. No entanto, outros equipamentos opcionais podem fazer parte desse conjunto.
Saiba quais são eles e como funcionam.
[h2 type=”2″ width=””]Processos do Filtro e Motobombas da Piscina[/h2]
Motobombas puxam a água da piscina, levando-a para dentro dos filtros e, posteriormente, devolvida limpa.
Filtros contém, em seu interior, um elemento filtrante – normalmente a areia – e válvulas seletoras. Essas válvulas comandam as operações do filtro, e variam de acordo com o modelo do equipamento.
As dimensões da bomba e do filtro têm relação direta com o volume de água da piscina. Numa loja de equipamentos é possível calcular qual equipamento é o ideal.
Vale lembrar que é possível utilizar filtros com maior e menor potências. Isso fará com que a água seja filtrada em menor ou maior tempo.
Portanto, na hora na compra, não pense somente no preço: analise o custo-beneficio.
Afinal, você pode filtrar toda a água de sua piscina em quatro ou em 12 horas. Também na hora da aspiração o sistema poderá ter maior ou menor potência.
[h2 type=”2″ width=””]Tratamento Químico da Piscina[/h2]
Além da filtragem, quando a água da piscina passa pela areia e retém as partículas de sujeira, ela também necessita periodicamente de tratamento químico.
Os cuidados químicos incluem algicida (que combate a formação de algas, incluindo espécies nocivas, preservando a cor da piscina) e cloro, que elimina bactérias e outras impurezas.
O equipamento ozonizador da água também fica instalado na casa de máquinas, entre o filtro e o retorno. O ozônio é uma das formas mais indicadas para quem deseja reduzir a quantidade de cloro das águas.
Ele evita irritações dos olhos, nariz e garganta enquanto elimina bactérias, algas, fungos e vírus.
O ozônio também melhora a claridade da água, não resseca a pele e os cabelos e não provoca problemas de corrosão das ferragens e instalações, diminuindo a manutenção nos equipamentos, válvulas e tubulações.
A medição frequente do pH da água é uma forma de saber se o tratamento químico está em dia.
Ao planejar sua piscina, tenha em mente o sistema construtivo, os revestimentos e a área do entorno, como o solário, o paisagismo, o apoio.
Não pense apenas em uma piscina colocada no centro do terreno, mas, sim, como ela se relaciona com o jardim, área da churrasqueira e, especialmente, com o sol, de forma que fique sempre bastante ensolarada.
Tudo isso influencia na saúde das águas.
[h2 type=”2″ width=””]Skimmer para Piscinas[/h2]
O skimmer é uma caixinha de captação instalado na borda da piscina. Ele serve para aspirar sujeiras que flutuam na água (pó, folhas, insetos, fios de cabelos, fluidos corporais, gordura da pele, etc).
Este acessório é ligado na bomba com cano de 1.1/2”.
O skimmer atua na superfície da piscina, justamente na camada onde há menor concentração de cloro – logo, aonde há maior presença de microrganismos.
O funcionamento é simples: a água da piscina entra no skimmer carregando os detritos junto com ela.
A rede de piscina – clássico acessório de cabo longo para catar folhas da superfície – é menos eficiente, pois só colhe corpos maiores.
[h2 type=”2″ width=””]Equipamentos Aquecedores de Piscinas[/h2]
Piscinas podem ser aquecidas com equipamentos elétricos, a gás ou solar.
No caso do elétrico, o equipamento trocador de calor fica em ambiente externo e com incidência de sol. Porém, na casa de máquinas fica instalada uma motobomba para o seu funcionamento.
No caso de aquecimento à gás, os equipamentos costumam ficar instalados na casa de máquinas. Já no solar, as placas ficam em ambiente externo e exposta a incidência solar.
[h2 type=”2″ width=””]Cascatas e Bicos de Hidromassagem[/h2]
A cascata fica instalada dentro da piscina mas a motobomba que a fará funcionar fica instalada na casa de máquinas. É possível utilizar a mesma motobomba da piscina; porém, obriga ao uso simultâneo, independente da necessidade ou não.
Assim como no caso da cascata, os bicos de hidromassagem são instalados na piscina. No entanto, a motobomba que fará o funcionamento é instalado na casa de máquinas.