As Vantagens da Piscina Ozonizada

Escrito por

Piscinas: como passar o verão sem uma? A menos que você more perto da praia, um mergulhinho numa linda piscina azul está nos planos do brasileiro na época mais quente do ano. Para ela estar sempre pronta para ser aproveitada, saiba mais sobre as vantagens da piscina ozonizada.

Problemas Causados pelo Cloro

Piscinas refrescam, permitem a prática de esportes, divertem as crianças… mas podem causar alergias, principalmente entre os pequenos, que são sempre mais suscetíveis.

menininha piscinaIsso acontece porque, quando o cloro entra em contato com as impurezas da água, os gases cloraminas são liberados e podem causar irritações nas vias aéreas. O cloro também irrita as mucosas oculares, a pele e pode causar rinite alérgica.

Coceiras e erupções cutâneas, assim como a própria asma para a qual a natação é tão indicada, podem ocorrer – assim como o ressecamento e esverdeamento dos cabelos e o desgaste das fibras das roupas de banho.

Se a piscina contiver cloro em demasia, esses problemas tendem a se agravar.

Piscinas: Ozônio como Alternativa ao Cloro

Diante dessa questão muitos clubes, hotéis, spas e condomínios estão cada vez mais adotando a técnica de ozonização (ou “ozônio ativo”) de piscinas como alternativa ao cloro tradicional.

Nos Estados Unidos, cerca de 65% das piscinas são tratadas dessa forma.

Além de não provocar as irritações e alergias próprias das águas cloradas, o ozônio consegue destruir mais tipos de microorganismos (como a Giárdia e o Cryptosporidium, que o cloro não consegue), e cerca de 3 mil vezes mais rapidamente que o cloro.

Inclusive, uma das substâncias que o ozônio elimina são as cloramidas – justamente as que causam o mal-estar das piscinas cloradas.

O ozônio é considerado um oxidante de impurezas forte. Cerca de 100 vezes mais que o cloro, que é considerado fraco pelos especialistas. E como é mais eficiente, os casos de otite também caem muito.

Como o Ozônio Purifica a Piscina

Ao contrário do cloro, que é uma substância química, o ozônio é um processo natural, formado a partir do oxigênio presente no ar.

O processo de ozonização da água consiste em transformar adicionar mais uma molécula ao oxigênio (O2), transformando-o em O3. Em seguida o ozônio é misturado na água, desinfeccionando-a. Feito isso, ele volta de O3 para O2, sem deixar resíduos na água.

A piscina tratada com ozônio ainda precisa de uma dose de cloro (o “cloro residual”). Esta é, inclusive, uma determinação prevista por lei. No entanto a dose do cloro é muito menor, e não provoca os malefícios habituais à saúde.

Como Montar uma Piscina Ozonizada

piscinaVocê pode transformar a piscina tradicional de cloro em uma ozonizada. Para isso deverá instalar, na tubulação de retorno de água da piscina, o sistema de tratamento de ozônio, normalmente na forma de um gerador de ozônio.

Esse sistema fica antes do filtro convencional e da bomba.

No entanto, em primeiro lugar, deverá entrar em contato com um fabricante para definir qual o modelo do gerador de ozônio, de acordo com a quantidade de litros da piscina.

O equipamento deverá ser capaz de gerar ozônio suficiente para purificar toda a água satisfatoriamente.

Vantagens da Ozonização de Piscinas

  • Eliminação de gastos com produtos químicos
  • Eliminação da necessidade de testar e corrigir o PH da água
  • Águas tratadas a partir do método de ozonização não provocam a corrosão dos equipamentos da piscina
  • É ecologicamente correto, já que o consumo de energia é muito pequeno e não envolve química