Morcegos são comuns em áreas urbanas muito florestadas e em regiões rurais como um todo. Embora sejam fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas o contato próximo com eles é perigoso, pois podem transmitir doenças sérias para humanos e animais domésticos. Saiba como evitar a presença deles a seguir.
Mitos Sobre Morcegos
- Morcegos não são cegos. Algumas espécies se orientam melhor pelos ruídos que eles próprios produzem na hora de voar. Outras inclusive tem ótima visão;
- Morcegos não fazem ninhos nos cabelos das pessoas. Eles buscam lugares escuros, como tocas e cavernas, e empoleiram-se. Se penduram pelos pés.
- Morcegos não atacam as pessoas. Eles são animais pequenos e tímidos que podem ficar desorientados em locais onde as pessoas estão reunidas. Lembre-se: somos muito grandes para um morcego e eles tem medo de nós;
- Nem todos os morcegos tem raiva. Como qualquer outro mamífero, os morcegos podem contrair raiva eventualmente. Na verdade a presença de vírus nas populações de morcegos tem uma taxa muito pequena. A melhor prevenção contra a raiva é não tocar em animais selvagens, doentes ou machucados: eles provavelmente vão morder para se autodefender.
Um morcego caído no chão, assim como qualquer outro animal silvestre prostrado, é sinal de que deve estar doente.
Evitar sem Prejudicar
Os morcegos são espécies e protegidas por lei no Brasil. Sua captura, perseguição ou destruição é proibida. Seu controle só deve ser feito por pessoal treinado e quando realmente necessário.
É importante lembrar que esses animais se alimentam de insetos e a destruição deles ou sua remoção aumentará a quantidade de moscas, mosquitos e baratas – trazendo mais ratos para perto da casa.
Tenha limites. Importunando os morcegos você impedirá sua reprodução.
Dicas Estruturais para Evitar Morcegos
Repelir os morcegos não é método fácil, portanto você deve evitar a sua entrada em casa. Veja como:
- O método mais eficiente para evitar a permanência dos morcegos no telhado é a vedação dos acessos, preferencialmente utilizando tela de arame;
- Não se esqueça de verificar telhas soltas ou quebradas;
- O uso da passarinheira no beiral do telhado impede a entrada de morcegos, assim como de pássaros ou grandes insetos;
- O uso simultâneo de várias telhas cristal é uma precaução a mais, uma vez que os morcegos fogem da luz solar;
- Sempre vale a pena telar as janelas com redes de proteção, inclusive as basculantes.
Por Que Apareceu um Morcego na Minha Casa?
Os morcegos que às vezes aparecem em nossas casas são quase sempre filhotes perdidos. Ou, acidentalmente, adultos que entraram voando por uma janela ou porta aberta.
Muitas vezes estão somente à procura de comida em seu habitat natural. Não estão atrás de humanos!
Eles acidentalmente entram na casa porque foram atraídos por frutas expostas ou bebidas açucaradas. Também porque você mora perto do refúgio dele, ou quando ele se perde, para buscar um refúgio temporário pois se perdeu.
Dicas para Não Atrair Morcegos
Nem sempre o morcego é observado pelos moradores. No entanto as marcas e fezes deixadas pelo animal facilmente o identifica.
Para evitar este problema a solução mais simples é o armazenamento de frutas e legumes dentro da geladeira Isto evita que o morcego os localizem pelo odor.
O Que Fazer Quando o Morcego Entra em Casa?
- O primeiro passo é ficar calmo. Se o morcego estiver voando ele deve estar procurando uma saída para escapar.
- Acenda algumas luzes pela casa, de modo que você possa ver o morcego facilmente. E ele também poder enxergar (nenhum morcego é cego);
- Feche as portas que dão para outros cômodos, abra as portas e janelas do cômodo onde o morcego está;
- Se possível, acenda uma luz fora para que o morcego possa ver facilmente a saída. O morcego tem uma excelente capacidade de se localizar através do som (como se usasse um radar), porém ele também está assustado por estar em uma casa humana. É muito provável que o morcego saia voando pela porta ou janela em poucos minutos.
- Evite provocá-lo. Não tentar capturá-lo. Se possível, isole o local onde o morcego se instalou.
- Afaste pessoas e animais do ambiente. Se o morcego não tocou em ninguém, não há motivo de preocupação acerca de transmissão de doenças ou vírus.
Deve-se evitar sempre o contato direto com qualquer tipo de morcego, vivo ou morto. E não se deve pegar um morcego sem usar luvas grossas apropriadas.
Caso seja necessário, solicite a assistência do Centro de Controle de Zoonoses ou outro órgão equivalente na sua região.
O Que Fazer Quando For Preciso Expulsar Morcegos de Casa?
Se você encontrou morcegos morando no forro, em fendas de paredes ou outros locais de sua casa é importante desalojá-los. Para isso existem, sim, procedimentos amigáveis e criteriosos para expulsá-los e fazer que não voltem mais:
- O primeiro passo é identificar o local por onde os morcegos entram e saem;
- A melhor hora para procurar os morcegos é ao pôr do sol, quando eles saem do seu descanso diurno;
- Uma vez localizado o ponto de passagem dos morcegos, coloque tela ou rede plástica sobre a abertura;
- Vede todos os lados da tela, exceto a parte de baixo, de tal forma que os morcegos possam sair mas não entrar de volta;
- Deixe a tela com essa abertura pelo menos por uma semana, até que todos os morcegos tenham ido embora;
- O último passo é fechar a abertura, para que os morcegos não passem mais por ela.
Antes de iniciar esse procedimento de expulsão, é importante ter certeza de que não existem filhotes dentro. Por não saberem ainda voar, os filhotes ficarão aprisionados e morrerão de fome. O que vai causar um sério problema de mau cheiro, além da crueldade envolvida.
Caso você tenha dúvidas de como proceder, peça a orientação a um especialista ou de um órgão oficial em sua região. Eles poderão informá-lo sobre a época de procriação dos morcegos e o período mais seguro para evitar a possibilidade de existência de filhotes.
Moradias Urbanas Mais Comuns dos Morcegos
Os abrigos mais utilizados pelos morcegos insetívoros são as edificações. A falta de conservação, falhas na construção e até detalhes arquitetônicos, criados para embelezamento, acabam constituindo verdadeiras “cavernas artificiais” para alojá-los.
Repelindo Morcegos em Áreas Urbanas
Para evitar que sua casa seja empregada pelos morcegos como refúgio verifique seu telhado com freqüência, fixando telhas soltas e vedando com tela de nylon as aberturas existentes. Uma solução que resolve em vários dos casos é o uso de telhas transparentes em parte do telhado.
Por vezes detectamos o uso de parte da residência para isso, evidenciado pelo acúmulo de fezes, restos de fruto ou sementes. Os morcegos evitam lugares iluminados ou com ruídos.
Na grande maioria dos casos, podemos evitá-los mantendo a luz acessa ou ligando um rádio por alguns dias consecutivos.
Os morcegos apresentam estritamente atividade noturna, geralmente iniciando seus vôos durante o crepúsculo. Necessitam, durante o dia, de repousar em locais calmos.
Vários locais de residências humanas podem ser utilizados para tal fim, além das árvores do quintal. Em locais próximos a estes refúgios podem ser observadas entradas eventuais de morcegos.
Para evitar esse inconveniente pode-se impedir a entrada com telas de nylon ou redes.
Macete para Remoção de Morcegos do Quintal
Caso seja necessária a remoção dos morcegos refugiados, método pouco oneroso é utilizar-se bandeirolas de plástico amarradas a pequeno intervalo em cordel cercando todo refúgio.
Na grande maioria das vezes os morcegos mudam-se devido à dificuldade de deslocar-se entre as bandeirolas.
Se o Morcego Cair no Chão…
Jamais toque um morcego com as mãos. Ele poderá mordê-lo, independente do tamanho que apresentar.
Apague as luzes do lugar onde o morcego entrou, abra todas as janelas ou portas para facilitar sua fuga. Lembre-se que o animal está tão surpreso você.
Se o morcego não sair coloque um pote plástico sobre este e coloque um papelão devagar entre o balde e o chão para depois virar lentamente o pote. Lacre com fita adesiva e envie-o para o zoo.
Conheça Alguns Repelentes para Morcegos
E sim, o mercado já oferece produtos repelentes para morcegos. O mais eficiente deles é o repelente eletrônico por ultrassom.
Ele emite um ruído não detectável pelo ouvido humano, mas que perturbam os morcegos. Além de afastar os bichinhos, eles não saem prejudicados. Um final feliz para todos.
Também existem produtos em formatos granulado e spray para espalhar por locais onde não deseja a presença não apenas desses mamíferos voadores como também de pombos e ratos.
Há fitas adesivas cuja cola incomoda os bichinhos. Alguns vem até mesmo com aplicador. São como band-aids ou chicletes.
Nenhum desses métodos causa mal aos animais envolvidos.