Existem variados modelos de telhado. Escolher um não é uma tarefa fácil. A escolha da estrutura vai depender fundamentalmente de três quesitos: gosto, necessidade e investimento. Identificando qual as suas especificidades nesses pontos, você pode escolher com mais segurança. Confira. 

As cores claras tem sido uma tendência no mercado de telhas. Principalmente em regiões quentes, pois elas refletem mais e absorvem menos calor.

O isolante térmico também tem sido muito utilizado. Além de impedir a entrada de grande quantidade de calor ou frio, também funciona como um impermeabilizante em dias chuvosos.

Mostramos agora alguns dos principais modelos de telhado que podem ser usados na parte externa da sua casa. Isso pode ajudar na sua escolha!

Telhas de Vidro

telhado vidroOs telhados de vidro não têm custo baixo – por isso exigem uma disponibilidade média de investimento.

Por outro lado, são esteticamente belíssimos e deixam entrar muita luminosidade no ambiente. Dão um efeito incrível.

Se você mora em uma região muito quente, pode ser que ajude a aquecer a parte interna da casa: por conta disso tenha uma segunda cobertura para esses tipos de telhado.

Ainda assim, há vidros especiais, coloridos ou temperados para evitar a absorção de calor (refletidos) e também a entrada de raios UVA e UVB.

Este tipo de telhado de vidro é um dos mais sustentáveis do mercado, por ser 100% reciclável.

Além disso, a manutenção é bem simples, normalmente consistindo apenas numa limpeza da área, para manter a luminosidade sempre bonita.

Telhados de Cerâmica

Os telhados de cerâmica são mais comuns do que os telhados de vidro: são mais tradicionais e se mantêm como os mais vendidos. Esse tipo de telhado diminui a incidência de raios solares e proporciona um conforto térmico no interior da casa.

Os preços são acessíveis e há tipos de telhas à venda em modelos variados. Combinam com diversos gostos, dos tradicionais aos modernos.

Este tipo de telha apresenta uma alta durabilidade, pois é muito resistente às intempéries da natureza, como chuva, sol, vendavais e passagem do tempo.

Também necessita de muito pouca manutenção, sendo necessário apenas uma revisão anual no caso de não aparecer nenhum problema, e por isso é também bastante econômico.

Cobertura Metálica para Ambientes Externos

zetaflexTambém conhecida como Zetaflex, é um telhado tipo persiana, que pode ser controlado eletronicamente ou mesmo manualmente.

A partir de trilhos, sua movimentação é silenciosa e precisa.

Se quer cobrir a sua área externa com a possibilidade de também usá-la descoberta em dias de sol, este é o seu telhado ideal: ele é perfeito para áreas como quintais e sacadas.

O preço do material é mais alto que o da cerâmica, mas telhados persianas são modernos e não enferrujam.

Requer uma manutenção periódica, principalmente nas rolagens, para garantir a longevidade.

Toldos

Feito em lona, este tipo de cobertura é prático e de muito baixo custo. Em caso de instalações temporárias, toldos são o telhado ideal, já que são muito fáceis de instalar e também de remover.

Um ponto negativo dos toldos é que causam um sensação térmica muito alta, pois retêm o calor no ambiente.

A manutenção é simples e deve ser sistemática: sempre que apresentar sujeira deve ser limpo com um pano com água e sabão. Os rolamentos também devem ser periodicamente lubrificados, principalmente em períodos de muitas chuvas.

Telhas de Polímero Plástico

telhadoSão telhas sintéticas que podem assumir diversas aparências, dependendo do molde usado na sua produção.

Em outras palavras, telhas de polímero plástico se adequam esteticamente a preferências variadas. São produzidas através da moldagem de polímetros plásticos com alta tecnologia.

São telhas de alta duração e muito baixa manutenção, consistindo em revisões e limpeza. Os principais modelos são os que se assemelham à ardósia e à madeira.

O custo deste tipo de telha é médio e podem inclusive ser encontrada feita em materiais recicláveis: o meio ambiente agradece!