Elimine o Mau Cheiro dos Tênis

Escrito por

Mau cheiro nos tênis é muito comum. Ainda bem que as soluções são muitas! E você nem precisa sair gastando dinheiro com produtos industrializados: existem várias alternativas caseiras, bem simples, de eliminar o famoso chulé que fica impregnado no seu calçado esportivo. Confira todos os métodos existentes para livrar seus tênis do cheiro desagradável.

Assim você não passa vexame na hora de tirar o tênis dos pés e evita que sapateiras e gavetas se tornem mau cheirosas também.

Essas dicas são especialmente valiosas com a volta às aulas, quando o uso contínuo de tênis é mais frequente.

Mau Cheiro no Tênis: Vinagre e Bicarbonato de Sódio

mau cheiroO vinagre é mesmo um santo remédio para muita coisa – entre elas, tirar os odores do seu par de tênis.

Basta passar, na parte interna do calçado, um pano umedecido com uma solução de 50 ml do produto mais a mesma quantidade de água.

Retire as palmilhas e faça o mesmo. Deixe secar e confira a diferença.

Se você quiser fazer uma limpeza mais extensiva, misture, num balde, duas xícaras de vinagre a oito litros de água e mergulhe seus tênis por uma hora.

É importante que fiquem completamente submersos – portanto coloque algo pesado sobre eles. Depois retire-os e coloque-os para secar.

Outra estrela dos milagres domésticos é o bicarbonato de sódio. Aqui, esfregue um pouco dele dentro dos tênis e deixe arejar ao longo de uma noite.

vinagre na limpeza

Se não tiver bicarbonato em casa, use sal de cozinha e deixe-os arejando por aproximadamente seis horas. Retire o sal e use normalmente.

Esfregue um chumaço de algodão molhado em água sanitária no interior dos tênis.

Não é necessário enxaguar, mas é preciso aguardar dois dias até usá-los novamente.

Freezer, Sabão de Coco, Chá e Frutas

Uma dica curiosa mas eficiente é colocar seu par de tênis dentro de uma sacola plástica, fechá-la com um nó e colocá-la no freezer por uma noite.

Você também pode colocá-los numa sacola de pano, fechá-la bem e colocá-la dentro da máquina de lavar no ciclo normal.

Não use sabão em pó, já que ele pode aumentar o mau cheiro: prefira sabão de coco em raspas ou em pó para roupas delicadas.

Saquinhos de chá também prometem eliminar o mau cheiro dos tênis: basta colocar alguns em seus interiores por uma noite. Os saquinhos tendem a absorver a umidade.

Seguindo essa mesma linha, introduza cascas de laranja ou limão nos tênis: elas sugam os odores. Deixe-as lá também por uma noite.

Não confie no uso isolado de perfumes e óleos essenciais: eles não possuem propriedades desodorantes e vão apenas mascarar o odor.

Prevenindo Maus Odores em Tênis: Use Meias

Os bons resultados alcançados com os métodos ensinados acima se prolongarão se você associar alguns cuidados extras. Nunca use tênis sem meias. Se não gosta do visual das meias aparentes, compre aquelas de cano curto.

mau cheiro tênis

As meias, aliás, devem conter fibras naturais: elas absorvem melhor o suor dos pés, ventilam melhor e não guardam odores depois de lavadas.

Prefira as de algodão no lugar das de náilon ou poliéster.

Mesmo antes de colocar as meias, lave e seque bem seus pés, incluindo entre os dedos.

Faça o mesmo depois da prática de esportes. De preferência use talcos especiais para os pés.

Dicas para Tirar o Chulé – Aquele Mau Cheiro dos Pés

Uma forma de livrar seus pés do chulé é fazer um escalda-pé de vinte minutos em meia xícara de água sanitária misturada a quatro litros de água quente. Faça sempre antes de ir dormir.

Mantenha as unhas bem cortadas, e seus contornos bem limpos.

Talcos ajudam bastante, especialmente os de ação bactericida. Eles absorvem melhor o suor e combatem a proliferação de bactérias e fungos.

Troque regularmente as palmilhas dos tênis. Outra dica é ter dois pares de tênis e alternar o uso entre eles.

Não guarde seu par imediatamente após tirá-los: deixe-o secando ao sol ou arejando próximo a uma janela.

Mau Cheiro: Atenção à Saúde e à Higiene

pésO chulé é um problema com nome científico: chama-se bromidose plantar e é caracterizado pelo suor excessivo nos pés, que dificulta a manutenção da higiene e leva a proliferação de fungos e bactérias.

Homens adultos e de meia-idade estão mais sujeitos ao chulé. Isso acontece por conta da testosterona, que causa mais suor.

A bromidose plantar pode estar relacionada a problemas como obesidade, diabetes ou hipertireoidismo.

Se achar que pode ser o seu caso, apure a hipótese junto a um médico.