microwave

Verifique que o seu microondas esteja em local fora do alcance dos raios solares ou fontes de irradiação de calor (fogão, estufa, etc.) e de umidade. Em local adequado a durabilidade do seu microondas será muito maior.

Vidro, louça e cerâmica refratários são excelentes para cozinhar no microondas.

Você pode desodorizar o forno de microondas utilizando um copo de água com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
Aqueça por 2 minutos na potência alta. Espere esfriar e retire.

A correta utilização do forno de microondas consiste na combinação de tempo e potência de cozimento, o que é equivalente à chama baixa, média e alta do forno convencional.

A média de consumo de energia dos fornos microondas é de 1.400 watts por hora (1.4kw/h)

Alimentos porosos, como maçã ou carne moída, levam menos tempo para cozinhar do que os alimentos densos, como batata ou carne em pedaço.

Ao limpar a cavidade do seu forno microondas com pano ou esponja macia umedecidos e com sabão neutro ou detergente normal de cozinha, evite a entrada de espuma nas aberturas de circulação.
Remova completamente qualquer resíduo de sabão ou detergente e seque completamente a cavidade.

Ao limpar as superfícies da porta e do forno use apenas sabão ou detergentes neutros, não abrasivos, diluídos em água.
Devem ser aplicados com esponja ou um pano macio, apenas umedecidos.

Ao limpar o seu forno retire os acessórios da cavidade (prato giratório, anel do prato, grelha, e outros) e lave-os normalmente com esponja e detergente de cozinha. Caso o prato giratório apresentar resíduos mais difíceis de limpar use uma esponja abrasiva com saponáceo líquido com detergente e esfregue o local até que a sujeira seja totalmente removida.
Enxágue muito bem todas as peças e seque-as antes de recolocá-las no forno.

Após preparar um alimento que respingou muita gordura procure não utilizar os modos Crisp ou Dourar sem uma prévia limpeza.
Como nestes modos de cozimento o forno se aquece, em geral ocorre queima da gordura nas paredes internas do forno, o que dificulta muito a limpeza posterior.

As embalagens originais de leite não são adequadas para ir ao microondas.
Os saquinhos plásticos derretem com o calor e as caixinhas podem pegar fogo.
Use sempre recipientes refratários para o aquecimento do leite.

As gorduras derivadas dos alimentos provocam lentamente o desgaste da tinta dentro do forno de microondas, o que trás problemas posteriores. Isto pode ser evitado com a limpeza periódica do microondas.

As tampas e o filme plástico retém o calor que pode deixar encharcados alimentos como pães e bolos.
Cubra esse tipo de alimento com papel manteiga (ou papel toalha), que conservam o calor sem reter a umidade.

Com o forno de microondas é possível descongelar muito rapidamente os alimentos, mantendo intactos seus nutrientes.
O tempo de descongelamento depende da qualidade e do peso do alimento.

Como o forno de microondas não produz calor, não o emite para o ambiente externo, portanto não aquece a cozinha (o que é muito desagradável, principalmente no verão).

Cozinhar em microondas apresenta vantagens dietéticas que devem ser levadas em conta especialmente por quem tem problemas de saúde ou para manter a linha. Alimentos que normalmente são fritos podem passar a ser cozidos no forno de microondas, com ótimos resultados, sem usar gordura, o que permite uma considerável redução de calorias.

É uma ocorrência normal aquecimento da parte externa do forno (principalmente a parte de cima), durante e após o uso da função Grill (dourar).