Para obter o máximo de rendimento do seu microondas deixe sempre a saída de ar desobstruída. Isto impedirá o super aquecimento dos componentes do microondas.

Para reduzir o risco de faíscamento dentro da cavidade do forno remova os prendedores de arame dos sacos plásticos próprios para cozimento de alimentos, antes de coloca-los no forno.

Para saber se um recipiente é seguro para ser usado em microondas, encha um copo de vidro com capacidade de duas xícaras com uma xícara de água e coloque-o no forno próximo ao recipiente a ser testado.
Aqueça por um minuto em potência alta.
Se a água estiver quente e o recipiente frio, ele pode ser usado no microondas.
Se a água estiver fria e o recipiente quente, não o utilize.

Pode ocorrer condensação de vapor no interior do microondas, o que é absolutamente normal. Isto ocorre porque os alimentos em geral possuem grande quantidade de água que durante o cozimento evapora e fica contida na cavidade do forno.
Pode ocorrer também condensação de água na porta do microondas.

Procure evitar que a cavidade do forno fique muito suja.
Para isto cubra os alimentos sempre que possível, especialmente bacon, carne e aves que respingam muita gordura e molhos, principalmente os de tomate. Para cobrir use as tampas dos utensílios, pratos invertidos, papel toalha, papel manteiga, tampas plásticas próprias para microondas e também saquinhos especiais para assar próprios para microondas.

Quando cozinhar alimentos que gerem um aquecimento muito grande utilize um recipiente refratário sobre o prato giratório do microondas.
O alimento muito aquecido direto no prato giratório pode ocasionar a quebra do mesmo.

Quando for fazer pipoca utilize apenas embalagens próprias para o forno microondas e prepare apenas um pacote de cada vez.

Quanto menor a quantidade de alimento, menor será o tempo de cozimento.

Recipientes de plástico só podem ser utilizados se especialmente recomendados para microondas.

Retire das embalagens os lacres de metal e os cobertos de plástico ou de papel.

Ruídos ou estalos são perfeitamente normais quando se trabalha no microondas fora da potência alta (100%).
Esse clic acontece quando está havendo uma mudança da intensidade de aquecimento.

Se o forno estiver com falhas na pintura interna, jamais retoque com tintas de uso geral pois estas são tóxicas e nocivas.
Procure a assistência técnica e só utilize tinta correta.

Segundo comprovação da Organização Mundial de Saúde, os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Os fornos de microondas são perfeitamente seguros e construídos para uso doméstico.

Todo alimento que contenha uma película ou membrana deve ser furado para que o vapor possa sair e o alimento não sofra uma explosão dentro do microondas. Isto é válido para frutas e legumes inteiros com casca, gemas e claras de ovos, salsichas e linguiças.

Transfira alguns pratos prontos congelados do freezer para a geladeira 8 horas antes de aquecê-los.
Por exemplo, uma lasanha deve descongelar gradativamente para evitar a formação excessiva de líquido, caso seja tirada do freezer e levada imediatamente para o forno microondas.

Use papel manteiga quando for recomendado que se cubra o alimento.

Use sempre luvas térmicas para retirar recipientes do forno ou ao manuseá-los.

Utensílios e recipientes usados em microondas devem deixar as microondas agirem sobre o alimento, sem absorvê-las.
O tamanho, o formato e o material dos utensílios são fatores muito importantes para um bom cozimento.

Utilize apenas recipientes próprios para microondas, dê preferência aos utensílios de forma redonda ou oval, largos e rasos, pois os alimentos cozidos em recipientes quadrados ou retangulares podem ressecar nos cantos.